O Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (CriaLab|UEG), está com inscrições abertas, até o dia 3 de setembro, para o Processo Seletivo Simplificado para bolsistas nos projetos de pesquisa e extensão que serão desenvolvidos a partir do convênio celebrado entre a UEG e a Secretaria de Estado da Educação de Goiás e do Programa do Ensino Médio Mediado por Tecnologia da Seduc, o Goiás TEC.
O PSS prevê a seleção de estudantes, pesquisadores e profissionais para ocupar vagas como bolsistas para o desenvolvimento do projeto de pesquisa "Centro de Mídias de Goiás: a construção de metodologias possíveis para o uso do audiovisual em teleaulas para o Ensino Médio" e o projeto de extensão "A produção de teleaulas no Centro de Mídias de Goiás e o atendimento a estudantes e comunidades isoladas e/ou com difícil acesso no território goiano".
São 84 vagas e as remunerações variam entre R$ 900 e R$ 4.900. As inscrições podem ser feitas pelo site do Núcleo de Seleção da UEG
As vagas estão divididas em três grupos: o Grupo 1 destina-se a pesquisadores e pesquisadoras das áreas afins; o Grupo 2 direciona vagas para profissionais as áreas de audiovisual e educação; o Grupo 3 oferta vagas exclusivamente para estudantes da UEG, matriculados nos cursos de Cinema e Audiovisual e Arquitetura e Urbanismo.
O resultado final está previsto para o dia 29 e setembro e o início das atividades para o dia 2 de outubro de 2023.
Mais informações sobre o Processo Seletivo (cronograma, quadro de vagas, perfil profissional e remuneração) na página do CriaLab|UEG.
Crialab|UEG
O Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual da UEG, o CriaLab|UEG, vinculado a Unidade Universitária Goiânia-Laranjeiras, visa tornar a UEG referência nacional em pesquisas e ações de extensão no campo do audiovisual, estabelecendo reflexões acerca de sua natureza híbrida e convergente, bem como compreender seus limites e potencialidades. Dentre as áreas que busca dialogar, está a Educação e, dentre os seus eixos de atuação, está o de Mídias Digitais e Educação.
Por se tratar de um laboratório de pesquisa, o CriaLab|UEG está apto a oferecer uma sólida consultoria, para além da execução per se das ações do Goiás TEC, visando à otimização e à excelência das ações, já que o audiovisual tem por natureza uma constante atualização tanto de técnica, quanto de processos.
Goiás TEC
O Programa do Ensino Médio Mediado por Tecnologia Via Satélite, o Goiás Tec, é uma proposta da Secretaria de Estado da Educação para a expansão do Ensino Médio com mediação tecnológica, de modo a garantir condições sociais dignas para os jovens das populações rurais e das comunidades de difícil acesso, quilombolas e indígenas.
Atualmente o Goiás Tec, por meio da mediação tecnológica, atende cerca de 8 mil estudantes no Ensino Médio em todas as regiões do estado de Goiás.
O Centro de Mídias de Goiás é um espaço qualificado para a produção e transmissão de conteúdos educacionais multimídia, composto por quatro estúdios, sendo três dedicados exclusivamente para a transmissão de teleaulas e um outro disponível para a produção de outros tipos de conteúdos, como entrevistas, podcasts e outros materiais.
Sobre o projeto de pesquisa
O projeto de pesquisa "Centro de Mídias de Goiás: a construção de metodologias possíveis para o uso do audiovisual em teleaulas para o Ensino Médio" visa desenvolver tecnologias e soluções para a melhoria da Educação Básica, a partir das expertises presentes no CriaLab|UEG e do Programa Goiás TEC, com o intuito de criar processos inovadores e criativos de produção audiovisual com ênfase na Educação Básica.
A pesquisa situa-se na interface entre Audiovisual, Educação e Tecnologias Digitais. Seu objetivo geral é desenvolver um protocolo metodológico para a realização de teleaulas. Ao final, serão realizados estudos para a elaboração de projetos cenográficos que atendam às novas necessidades e será realizada uma avaliação dos resultados alcançados com a aplicação do protocolo metodológico.
Sobre o projeto de extensão
O projeto de extensão "A produção de teleaulas no Centro de Mídias de Goiás e o atendimento a estudantes e comunidades isoladas e/ou com difícil acesso no território goiano" visa o desenvolvimento de tecnologias e soluções para a melhoria da Educação Básica, a partir das expertises presentes no CriaLab|UEG e do Programa do Goiás TEC, com o intuito de criar processos inovadores e criativos de produção audiovisual com ênfase na Educação Básica.
O objetivo geral do projeto é apoiar a Secretaria de Estado da Educação de Goiás na produção de conteúdos audiovisuais para teleaulas que atenderão estudantes e comunidades isoladas e/ou com difícil acesso no território goiano. Serão elaboradas e executadas ações de formação para docentes e o processo de operacionalização da produção audiovisual de teleaulas no Centro de Mídias de Goiás, além da produção de conteúdos educacionais multimídia, tais como: vídeos, podcasts, videocasts etc.
(Comunicação Setorial|UEG, com informações do CriaLab)