Cinco professores do curso de Cinema e Audiovisual tiveram suas pesquisas selecionadas para dois importantes congressos da área de Audiovisual. Os docentes, Georgia Cynara, Rafael de Almeida e Jô Levy, apresentam seus trabalhos no XXIII Encontro da Socine. O professor Sandro de Oliveira leva sua pesquisa para o VII Colóquio de Cinema e Arte da América Latina. E a professora Ceiça Ferreira teve sua pesquisa selecionada para ambos os congressos.
O XXIII Encontro da Socine acontece no período de 8 a 11 de outubro na Unisinos, em Porto Alegre. O evento é um dos mais importantes do país na área de Cinema e Audiovisual e tem por objetivo promover a realização e o intercâmbio de pesquisas e estudos de cinema em suas mais diferentes manifestações, incentivando assim a reflexão e a troca de idéias. Já o VII Colóquio de Cinema e Arte da América Latina acontece na USP e Unifesp, em São Paulo, de 13 a 16 de Agosto.
Abaixo você confere o resumo dos trabalhos que foram selecionados
XXIII Encontro Socine
8 a 11/10, Unisinos, Porto Alegre-RS
Geórgia Cynara
- Trilhas "na nuvem": música disponível para licenciamento audiovisual
Resumo
- Investigam-se as características das músicas disponíveis na internet para o uso, via plataformas de licenciamento, em produções audiovisuais. Por meio de entrevistas com compositores de trilhas musicais para audiovisual com experiência em licenciamento, Julian Ludwig (2018) e Maurício Domene (2018), e pesquisa bibliográfica sobre som e música no cinema, buscamos elencar os atributos que fazem uma “música genérica” ser mais atraente aos ouvidos de um supervisor musical e suas implicações.
Rafael de Almeida
- Mauro em Caiena: do filme-carta ao filme-ensaio
Resumo
- Objetiva-se refletir sobre como ocorre a aproximação entre o filme-carta e os filmes de família, à luz de Mauro em Caiena (Mouramateus, 2012). Partimos da hipótese de que o realizador se utiliza da linguagem ensaística para estruturar sua narrativa. Pretende-se analisar a obra com a intenção de comprovar que ela revela-se como filme-ensaio na medida em que parece assumir uma voz pessoal reflexiva por meio dessa investigação subjetiva das imagens domésticas enquanto escreve a carta fílmica.
Ceiça Ferreira
- Mulheres negras e imaginários sobre gênero e raça na recepção fílmica
Seminário
- Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Resumo
- Considerando a representação e a recepção como âmbitos interligados no circuito contínuo de produção de sentido, este trabalho analisa a construção de protagonistas negras criadas por participantes de uma pesquisa de recepção fílmica. A partir da caracterização e da trajetória dessa personagem imaginada, busca-se investigar os imaginários sobre gênero e raça, e também identificar se (e quais) outras posições-de-sujeito são oferecidas às mulheres negras.
Joanise Levy
- A imagem-clichê na escrita cinematográfica
Resumo
- Este trabalho versa sobre o conceito de imagem-clichê no âmbito da criação de imagens fílmicas na escrita cinematográfica. Sistematizamos o conceito de imagem-clichê, identificando os aspectos da funcionalidade, da atratividade e da familiaridade dessas imagens na articulação da narrativa dos filmes e sugerimos o enquadramento metodológico que leva em consideração as imagens-clichê como uma categoria de análise viável nos estudos fílmicos.
VII COLÓQUIO DE CINEMA E ARTE DA AMÉRICA LATINA
13 a 16/08, Unifesp e USP, São Paulo-SP
Ceiça Ferreira
DIRETORAS, PRODUTORAS E CURADORAS NEGRAS NO CINEMA
BRASILEIRO
Resumo
A partir de três eventos realizados em 2017, a mostra Diretoras Negras no Cinema Brasileiro, o 1º Encontro Nacional Empoderadas: Mulheres Negras no Audiovisual e I Encontro de Cineastas e Produtoras Negras/1ª Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio, este trabalho busca problematizar as assimetrias de gênero e raça ainda predominantes no cinema nacional, e também pensar a atuação de diretoras, produtoras e curadoras negras na construção de novas práticas e
representações fílmicas.
Sandro de Oliveira (com Pedro Maciel - orientador)
O BINÔMIO CHAPLIN - ARTAUD NAS FIGURAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE HELENA IGNEZ. (Autores: Pedro Maciel Guimarães Jr. e Sandro de Oliveira)
Resumo: Pretende-se investigar como o trabalho artístico e reflexivo de Charles Chaplin e Antonin Artaud reverbera nas práticas cinematográficas de Helena Ignez como atriz no período da Belair. Entre a representação da dor e da peste e na maneira de quebrar com a teleologia do personagem fílmico, Ignez revive ensinamentos dos dois artistas-pensadores, inserindo-se na linhagem do ator moderno mundial mas singularizando sua participação como integrante do movimento que deu novos rumos ao trabalho do ator no cinema brasileiro.