Ontem, 28/11, o Câmpus Goiânia Laranjeiras, da UEG, recebeu dois ilustres convidados para uma palestra sobre o câncer de próstata. Os ministrantes foram o Dr. Marco Aurélio Gonçalves de Andrade Barbosa, médico urologista, e o Dr. Lucas Henrique Ferreira Sampaio, biomédico e professor da UEG.
O evento foi uma ação do Novembro Azul, campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, sendo dirigida à sociedade e, em especial, à população masculina para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Entre os homens, o câncer de próstata é o mais comum e é a segunda maior causa de morte por câncer. A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê aproximadamente mais de 1 milhão de novos casos da doença e de mais de 300 mil óbitos causados por ela no mundo. Esses dados correspondem a um aumento de 9,7% e 9,2%, respectivamente, em relação ao ano de 2012.
Para o ano de 2017, estima-se 61.200 novos casos e cerca de 13.772 óbitos no Brasil, representando cerca de 4 em cada 10 cânceres que atingem a população masculina brasileira com mais de 50 anos de idade. Em geral, o câncer de próstata é o sexto mais comum no mundo e é o que mais prevalece entre os homens.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado em 17 de novembro, visando a conscientização e prevenção sempre.
(Letícia Gouveia | LIS|UEG)