O CPU é um certificado que comprova que determinado produto audiovisual foi criado e produzido por alunos do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, Comunicação Social/Audiovisual (antes de 2015) e Pós-graduação em Cinema e Audiovisual: Linguagens e Processos de Realização. A sua existência serve como forma de registro das produções audiovisuais realizadas dentro do curso. A partir de sua criação é possível contabilizar o número de obras que são produzidas anualmente, bem como outras informações pertinentes. O CPU funciona como uma certidão de nascimento que comprova a realização do produto para alguma disciplina e/ou em parceria com a UEG (por meio do uso dos equipamentos do laboratório de imagem e som).
O que significa ter o CPU?
A partir do momento que a sua obra audiovisual adquire um CPU, ela está apta a:
1) ser entregue ao professor/professora como atividade avaliativa;
2) ser inscrita na Mostra Audiovisual UEG (evento anual);
3) participar de seleções e/ou exibições especiais em eventos da UEG e de parceiros.
Num futuro próximo, ter um CPU também significará o armazenamento do filme num catálogo de produções da UEG, criando um banco de dados capaz de remontar o percurso histórico do curso.
Como tirar o CPU?
O CPU é gratuito e seu processo de emissão é simples. Basta preencher o formulário eletrônico disponivel aqui e em até 3 (três) dias úteis o certificado será enviado ao email do/da solicitante.
Como é gerado o número do seu CPU?
A numeração do seu registro é feita a partir de uma sequência numérica que corresponde, respectivamente, a:
1. O ano de produção do filme (por exemplo, 2017);
2- Sequência numérica de registro contendo três dígitos (009, se o filme X foi o 9º a ser registrado em 2018, por exemplo);
3. O período em que o aluno responsável pelo registro se encontra (03, para o 3º período, por exemplo);
3. Ano de registro (2018, por exemplo).
Nesse caso, o número de registro do filme X será 2017.009.03.2018.
Filmes produzidos antes de 2018 podem ser registrados?
Com toda a certeza! O CPU serve tanto para filmes recentes como antigos.
*É obrigatório que o filme possua vinheta do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, bem como legenda descritiva da disciplina e do professor orientador do trabalho e a logo de coprodução (disponíveis em nosso site).
**Se o filme não foi realizado dentro de uma disciplina, ele deve conter apenas a vinheta.
** É obrigatório a entrega de uma cópia física do filme (podendo a mesma ser enviada por e-mail via plataformas de compartilhamento de arquivos, por exemplo, we transfer, google drive, dropbox, com autorização de acesso e download)