CURSO DE CINEMA E AUDIOVISUAL:
Ana Paula Silva Ladeira Costa
2021- 2023 - Fluxos comunicacionais e a configuração do mercado televisivo brasileiro na era pós-rede2017-2020 - Internacionalização da produção televisiva independente no Brasil
O processo de internacionalização da TV brasileira ocorreu especialmente através da expansão dos grandes grupos de mídia para o mercado externo. Somente nos últimos anos, com o desenvolvimento de produtoras independentes no mercado interno, resultante da demanda crescente dos canais de TV por assinatura e das emissoras abertas comerciais, estas produtoras passaram a visar à venda de suas produções televisivas para o mercado internacional de maneira mais estratégica. Com o objetivo de investigar os principais fatores que levaram ao atual processo de expansão, propõe-se a realização de uma pesquisa qualitativa, composta de revisão bibliográfica, entrevistas em profundidade e levantamento dos gêneros televisivos exportados. Parte-se da hipótese de que o início das atividades no mercado externo aconteceu graças ao surgimento de Leis protecionistas, como a Lei 12.485, e de fomento, à criação do Projeto Setorial de Exportação Brazilian TV Producers ao aumento da demanda por conteúdo e ao estímulo às coproduções.
Conceição de Maria Ferreira da Silva (Ceiça Ferreira)
2020-2023 - Mulheres no Audiovisual Brasileiro: articulações entre a representação e a produção
Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a participação feminina no cinema e no audiovisual brasileiro, articulando os âmbitos da representação e da produção. Deste modo, explora a análise das representações femininas em obras audiovisuais, principalmente no período de 2009 a 2019, buscando examinar como são elaboradas e orquestradas tais representações, que constituem regimes de visibilidade vigentes na sociedade brasileira e se inter-relacionam com a intersecção entre fatores como gênero, raça, classe, orientação sexual, idade e nacionalidade. Tal investigação perpassa ainda a atuação das mulheres na esfera da produção audiovisual brasileira, que reproduz em suas estruturas as desigualdades existentes no contexto social, mas que também tem instigado negociações, deslocamentos e contra-narrativas no período mencionado. Metodologicamente, ancoramo-nos na revisão bibliográfica e na análise fílmica, por meio das quais propomos examinar os elementos narrativos e estéticos utilizados principamente para a construção das narrativas e dos personagens, suas trajetórias, vínculos, formas de pertencimento e conexões com o imaginário cultural brasileiro.
2017-2020 - A branquitude como ideal estético audiovisual
Considerando o papel do cinema e do audiovisual como instâncias centrais na construção da identidade nacional e que determinam regimes de visibilidade e vantagens simbólicas a determinados grupos raciais/sociais, este projeto busca analisar a construção e a persistência da branquitude como padrão estético na produção audiovisual brasileira contemporânea (1999 a 2015), relacionando o aspecto racial com outros marcadores sociais como gênero, classe e sexualidade nos âmbitos da representação e da produção.
2021-2016 - Mulheres negras e (in)visibilidade: imaginários sobre a intersecção de raça e gênero no cinema brasileiro (1999-2009)
Esta pesquisa investiga as inter-relações entre a cultura e o cinema brasileiro na construção e veiculação de imaginários sobre as mulheres negras, considerando a experiência histórica diferenciada e as estratégias de resistência feminina negra como possíveis elementos de mediação desses repertórios audiovisuais e seus regimes de visibilidade. Para isso, esta pesquisa, a partir das contribuições dos estudos culturais, da crítica feminista, da teoria do cinema e do feminismo negro acerca da intersecção de gênero e raça, desenvolve a análise fílmica de três longas-metragens de ficção: Orfeu, de Cacá Diegues (1999), Bendito fruto, de Sérgio Goldenberg (2004) e Besouro, de João Daniel Tikhomiroff (2009). É realizado ainda o estudo de recepção de uma das produções desse corpus, por meio da aplicação do modelo codificação/decodificação de Stuart Hall em grupos de discussão, buscando articular a representação e a recepção fílmicas, âmbitos distintos mas interligados no circuito contínuo de produção de sentido.
2008-2010 - Barravento, Orí e Santo Forte: representação das religiões afro-brasileiras no cinema
Análise dos processos de representação das religiões afro-brasileiras, especialmente do Candomblé e da Umbanda no cinema, a partir dos filmes Barravento (Glauber Rocha, 1962), Orí (Raquel Gerber, 1989) e Santo Forte (Eduardo Coutinho, 1999).
Geórgia Cynara Coelho de Souza
2020 – 2022 "Trilhas 'na nuvem': o licenciamento musical digital e o novo lugar do compositor no processo de realização cinematográfica
As possibilidades abertas para a trilha musical cinematográfica com as atuais plataformas de licenciamento musical na internet, dado o cenário consolidado de convergência midiática, da digitalização dos produtos culturais e seus meios de realização e, mais recentemente, do vertiginoso aumento do consumo desses produtos via streaming, acompanhado da crescente demanda por conteúdo audiovisual disponível, num mundo que atravessa as consequências de uma pandemia (Covid-19 em 2020). A partir de pesquisas bibliográficas, entrevistas com profissionais e análise fílmica, investigam-se as implicações imediatas, estéticas, profissionais, econômicas e sociais desta nova realidade para o compositor. As hipóteses são as de coexistência da adaptação do papel do supervisor musical no cinema ? que passa a intermediar a escolha de músicas desconhecidas e, por vezes, inéditas, disponíveis online ? com o tradicional processo de criação de trilhas originais a partir de um briefing entre diretor e compositor e, para além do barateamento do processo, a hipótese de estarmos, com o licenciamento de trilhas online, retornando à segunda fase do cinema pré-sincronizado (Carrasco, 1993), com as plataformas virtuais atualizando o reforço de clichês musicais, papel dos compilados de partituras musicais para filmes do início do século XX.
2016-2018 O compositor no processo de realização cinematográfica a partir da Retomada do cinema brasileiro: o caso de André Abujamra
Investigação acerca das relações entre o compositor André Abujamra e os diretores com os quais trabalhou no cinema brasileiro, buscando entender seu processo de criação e inserção no fluxo de realização cinematográfica, com vistas aos resultados da conjunção de aspectos fílmicos e extra-fílmicos na articulação entre a trilha musical original e os demais elementos sonoros e imagéticos dos filmes de que participou. Para tanto, busca-se contextualizar a figura do compositor de música para cinema a partir da Retomada do cinema brasileiro, nos anos de 1990, e fundamentação nos estudos sobre som e música no cinema e na pesquisa por entrevistas concedidas tanto pelo artista quanto por diretores cinematográficos sobre o trabalho do compositor.
2013-2013 Música para ver e ouvir: A contribuição musical de André Abujamra ao cinema brasileiro
O presente projeto de pesquisa visa investigar a contribuição musical do compositor, instrumentista, ator e artista multimídia André Abujamra ao cinema brasileiro, no que tange à composição de trilhas sonoras e à articulação destas com os filmes a que se dirigem. Pretende-se abordar o percurso musical do artista no cinema nacional, buscando a relação entre seu processo criativo e a percepção de sua assinatura musical a partir da análise do conjunto som-imagem e das formulações teóricas de autores como Costa (2008), Miranda (2009), Chion (1993), Martin (2003), entre outros.
2007-2012 -Narrativas contemporâneas - cinema e transmídia
A pesquisa procura estudar as narrativas contemporâneas e suas interfaces tecnológicas a partir de uma investigação sobre os gêneros literários que atravessam diversas mídias (rádio, cinema, TV, vídeo, videogame) formando ricos universos temáticos. A pesquisa se desenvolverá em dois eixos. No primeiro eixo será tratada a atualização do melodrama no cinema, a partir da análise fílmica de obras contemporâneas procurando identificar os motivos pelos quais o gênero se atualiza e mantém seu vigor como forma narrativa que mobiliza uma vasta audiência em todo o mundo. No segundo eixo será trabalhado o modo como os diversos gêneros literários constituem possíveis modelos narrativos transmidiáticos a partir de um mesmo universo temático. Nesta perspectiva os gêneros narrativos serão analisados no contexto de uma teoria do jogo enquanto estrutura cultural fundamental. Ao seu final, a pesquisa pretende gerar um conjunto de reflexões que poderá ser utilizado para formar e qualificar o olhar do público sobre produtos midiáticos diversos; bem como fornecer textos e modelos que poderão subsidiar a produção em teledramaturgia das emissoras públicas e privadas, regionais e nacionais.
2006-2009 - Interartes: Processos E Sistemas Interartísticos E Estudos De Performance
No ano de 2007 tivemos alguns capítulos de livros publicados, escritas da história (sobre os objetos estéticos modernistas) e no livro, linguagem e gozo (sobre os abjetos, na interface psicanálise e arte). Alguns membros participaram do i seminário nacional de pesquisa em cultura visual (fav ufg 2008), do iv simpósio nacional de história cultural (ucg 2008), v semana de licenciatura do cefet jataí (prof. Marcio noronha e prof. Miguel ambrizzi), do xxviii colóquio do cbha (prof. Marcio noronha e doutoranda cintia guimarães), xi congresso internacional da abralic, i congresso nacional de história - campus jataí. Nos congressos da abralic, de história jataí e simpósio nacional de história cultural o grupo de pesquisa interartes pôde reunir seus membros para apresentação de trabalhos e reflexão em torno do campo teórico das pesquisas. O líder do grupo foi coordenador de mini-simpósios e simpósios nestes eventos, em parceria com outros membros do grupo (prof. Rosemary brum, prof. Isabella de bem, prof. Edgar kirchoff). Durante este ano o grupo tratou de explorar o referencial da pesquisa no campo da arte e da psicanálise, dentro das pesquisas em andamento nos programas de pós-graduação em música (emac ufg) e em história (fchf ufg). Também foram desenvolvidos dois projetos de extensão universitária no campus de jataí, com a vice-coordenação da prof. Suely lima e dos professores miguel ambrizzi (cepae ufg) e manoela afonso (fav ufg). O grupo interartes participou, no ano de 2007, das reuniões do engrupe, integrando suas pesquisas com as preocupações dos estudos na área de pesquisa da dança contemporânea (artes do espetáculo e arte experimental). Em 2008, nossos investimentos em objetos encontram-se em torno de hipermídias e meios audiovisuais, cinema experimental. Foram também
realizados trabalhos voltados para o campo educacional (educação estética), nos projetos de extensão.
Joanise Levy da Silva
2020-2023 - O ensino de roteiro: clichês, processo de criação e escrita fílmica
Este projeto de pesquisa objetiva investigar os limites e as possibilidades pedagógicas que emergem do ensino de roteiro nos cursos de bacharelado presenciais em Cinema e Audiovisual no Brasil, identificando o lugar que as disciplinas de roteiro ocupam nos referidos cursos, a concepção de ensino que pode ser depreendida e as estratégias metodológicas adotadas em sala de aula na condução deste componente curricular que demanda simultaneamente competências teóricas, técnicas e criativas.
2015-2019- Os clichês e a fabulação de imagens fílmicas
O presente projeto de pesquisa é parte de uma pesquisa maior, que ora desenvolvo no doutorado em Estudos Artísticos Estudos Fílmicos e da Imagem na Universidade de Coimbra, em Portugal e em "Literatura e Outras Artes", na Universidade de Brasília. Em decorrência da licença para qualificação da qual fui beneficiária entre 2016 e 2017, a pesquisa ficou suspensa, sendo reativada em 2018.
2013-2015 - A produção e circulação do conhecimento na cibercultura: um estudo do processo de aprendizagem no curso de Comunicação Social/Audiovisual da UEG
Qual o lugar do conhecimento na sociedade contemporânea? Esta parece ser a questão de base norteadora desta pesquisa. Começamos por identificar que a mídia tornou-se o espaço privilegiado para a produção e circulação do conhecimento, o que tem obrigado a escola a repensar o seu papel. O objetivo geral da presente pesquisa é investigar e conhecer o processo de aprendizagem dos alunos do curso de Comunicação Social/Audiovisual da UEG nesta atual fase da cibercultura.
2011-2012 - Novos gêneros audiovisuais: um estudo sobre vlogs
O objetivo da pesquisa foi investigar vlogs brasileiros elencados como mais populares no YouTube, segundo o critério de quantidade de visualizações. Tais produções audiovisuais foram analisadas do ponto de vista das estratégias narrativas e de comunicabilidade que
empregam. A metodologia utilizada consistiu no levantamento e análise do material videográfico e o aporte teórico selecionado iluminou a reflexão a partir dos dados obtidos, bem como favoreceu o aprofundamento da temática. Recorremos a Burguess e Gree (2009), bem como Jenkins (2009) para compreender o YouTube como expressão da cultura midiática contemporânea, Machado (2000) e Rosário (2007) auxiliaram no debate sobre gêneros e formatos audiovisuais e Klinger (2006) trouxe o conceito de autoficção, que nos encaminhou a uma melhor compreensão sobre as novas escritas audiovisuais.
José Eduardo Ribeiro Macedo
Júlia Mariano Ferreira
2018-2023 - Fotografia e manualidades: tramas entre as imagens técnicas
Neste projeto de pesquisa são analisados trabalhos de artistas contemporâneos que utilizam técnicas manuais, tais como crochê, bordado e ponto cruz, para se apropriar e interferir em fotografias, produzindo imagens híbridas que são técnicas, por terem sido criadas com equipamentos fotográficos, mas que são artesanais por terem sido afetadas por processos manuais. Sua ênfase está na análise da produção desses artistas, buscando o sentido e o efeito de tais tramas transformadoras das imagens. Para tanto, será feito um levantamento dos artistas nacionais e internacionais que têm produzido e exposto obras com essas características e um estudo analítico das obras.
2014-2023 - Pesquisa e Diagnóstico da Comunicação Institucional da UFG
2011-2013 - Tia, me ensina a tirar foto?" Saberes partilhados, visões plurais de um assentamento rural
2005 - Artes visuais em espaços de educação formal e não formal
Marcelo Henrique da Costa
2018 – 2023- #mídiasEDU: cinema, audiovisual e educação em perspectivas de produção colaborativa
Neste projeto de pesquisa serão investigadas questões relacionadas ao uso do cinema e do audiovisual em ambiente universitário como metodologia de formação de professores em cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás. Sendo assim, é proposta reflexão sobre como usar e pensar novos conteúdos audiovisuais, de forma colaborativa, com a finalidade de contribuir para que o cinema e audiovisual sejam utilizados como metodologia aplicada à educação. Os métodos de pesquisa a serem aplicados serão o de natureza qualitativa, com percurso aberto às adequações necessárias que poderão surgir ao longo da trajetória. Espera-se com a presente pesquisa promover a experimentação do uso de conteúdos audiovisuais, produzidos pelo Canal Futura, bem como a proposição e produção de novos conteúdos, de modo colaborativo, a partir da experiência vivenciada pelos docentes e estudantes em sala de aula. Palavras-chave: Audiovisual, canal Futura, cinema, formação de professores, mídias e educação.
2016-2018 - Olhares Móveis: narrativas audiovisuais, aparatos móveis e experiências cartográficas
O cinema e a educação sempre flertaram. Embora sejam campos consolidados, a cada flerte novos pontos de vista são constituídos a partir das experiências e dos conhecimentos construídos a partir dessa aproximação. O ?Olhares Móveis? surge de uma ação extensionista em que oficinas de realização audiovisual com aparatos móveis foram com adolescentes, alunos do Colégio Estadual Pedro Gomes no bairro de Campinas, cidade de Goiânia, estado de Goiás, Brasil. O projeto encampou a proposta de instigar reflexões sobre o universo digital e os novos suportes digitais de captação, edição e distribuição de imagens e sons, proporcionando atividades práticas nas quais os alunos pudessem experimentar e experienciar o processo de produção e construção de sentido e significação por meio do manuseio dos elementos da linguagem cinematográfica, utilizando seus aparelhos de telefone celular. As atividades propostas possibilitou aos estudantes o desenvolvimento do pensamento crítico acerca das imagens e, sobretudo, sobre as imagens produzidas por eles mesmos. Partindo dessa experiência a presente tese discute as possibilidades de subversão do suporte a partir da prática de produção de narrativas audiovisuais em ambiente escolar, procurando estabelecer conexões acerca do contexto de produção de imagens técnicas com intuito pedagógico e a emergência dessas imagens em uma perspectiva de abordagem pedagógica. Palavras-chave: aparatos móveis, cartografia, cinema e audiovisual, educação, narrativas audiovisuais.
2014-2016 - Lembranças de Campininha: identidade, pertencimento e narrativas audiovisuais
A pesquisa pretende, a partir de narrativas audiovisuais produzidas por adolescentes e jovens de uma escola pública do Bairro de Campinas, Goiânia, discutir as relações de identidade e pertencimento desses sujeitos com o lugar onde moram. Serão utilizadas como estratégias metodológicas a realização de uma Investigação Baseada nas Artes por meio de uma experimentação cartográfica, aplicadas em uma ação de extensão universitária em um contexto de educação não-formal. Como estratégia de trabalho é proposto o uso da linguagem audiovisual e como ferramenta de produção as mídias móveis, tendo a cultura visual como campo de estudo e referência teórico-metodológico. Espera-se com esta pesquisa discutir as relações de pertencimento de membros de uma comunidade e suas reverberações nas narrativas audiovisuais produzidas por um grupo de estudantes; produzir, a partir de uma experiência cartográfica, um dispositivo capaz de associar os aspectos territoriais aos narrativos por meio de conteúdos georreferenciados; fomentar nos sujeitos participantes do projeto de pesquisa o desenvolvimento da capacidade de leitura crítica sobre si mesmo e sobre o mundo por meio da produção, análise e interpretação de imagens. Palavras-chave Cartografia; identidades; narrativas audiovisuais.
Rafael de Almeida Tavares Borges
2021-2023 - Filme-ensaio: linguagem, montagem, diálogos
O presente projeto de pesquisa dedica-se ao filme-ensaio. Objetiva-se investigar de que forma os procedimentos de linguagem, de montagem e os diálogos recorrentes com outras práticas artísticas nos permitem compreender e contribuir para o adensamento do filme-ensaio enquanto domínio cinematográfico. Metodologicamente, as ações de pesquisa estruturam-se em três eixos, sobretudo por meio de revisão bibliográfica e análise fílmica: a) linguagem - estudo das características formais e recursos expressivos próprias à
linguagem ensaística do cinema; b) montagem - reflexão sobre os procedimentos de (re)montagem empreendidos pelo filme-ensaio, com ênfase nos desdobramentos semânticos dos usos de arquivos imagético-sonoros apropriados por meio da técnica de found footage; c) diálogos - discussão junto às obras em torno aos mecanismos engendrados por filmes-ensaio que dialogam criativamente com técnicas provenientes dos filmes-carta, filmes-diário, filmes autobiográficos, filmes de família e quaisquer outras práticas artísticas.
2010-2011 - Experimentar o real: (re)invenções do documentário brasileiro contemporâneo
O presente projeto pretende compreender o documentário brasileiro contemporâneo, em sua vertente inventiva, como caminho privilegiado para a renovação e expansão do gênero rumo à produção de discursos declaradamente entremeados pela subjetividade daqueles que os produzem, e caracterizados, sobretudo, pela liberdade criativa nos procedimentos da linguagem audiovisual em seu trato da realidade. Essa abordagem possui como pressuposto básico, a reflexão acerca de preocupações formais e estilísticas como fatores constitutivos de uma narrativa cinematográfica no documentário que se vale intimamente dos processos imagéticos-narrativos para imprimir seus discursos.
2009-2013 - Poéticas do lago e sua superfície: o cinema de Cao Guimarães
Pesquisa sobre a obra do artista plástico e cineasta mineiro Cao Guimarães, considerando, em especial, os aspectos estéticos de seus trabalhos e as implicações políticas latentes em cada um deles. O artista contemporâneo parte da escuridão de seu tempo, e percebe as potências de linguagem camufladas nos detalhes mais ínfimos, materiais com os quais irá trabalhar para abri-los a um novo possível uso, a novos modos de perceber e sentir, a serem partilhados com aqueles que entram em contato com as obras.
Sandro de Oliveira
2022 – 2024 O ator experimental nos cinemas independentes: poéticas atorais fora do enquadre dos filmes narrativos- representativos2016-2017 - O ator nos filmes de ficção produzidos em Goiás (1995 - 2015)
Este projeto pretende analisar a presença do ator goiano em filmes de ficção produzidos no Estado de Goiás após o aparecimento das leis de incentivo (1985). Propõe, também, promover uma leitura semiótica e de cunho formal sobre o que estes atores nos comunicam com suas atuações e, como resultado natural, uma reflexão sobre possíveis caminhos para o seu aprimoramento.
2014-2016 - Manual De Trabalhos Acadêmicos Do Curso De Cinema E Audiovisual Da Universidade Estadual De Goiás (Ueg)
Projeto de pesquisa que se destina a redigir um manual para redação dos trabalhos acadêmicos do curso de cinema e audiovisual da UEG. Este manual incluirá uma lista de possíveis metodologias para o campo da imagem e do som e técnica de redação dentro das
normas da ABNT.
2012-2013 – A presença do ator 'naif' no cinema marginal Brasileiro
Dentro do estudo do trabalho do ator, um campo merece olhar atento, fruto de um tipo de cinema chamado de experimental, marginal, underground ou independente. São filmes baratos, com procedimentos narrativos anômalos, fragmentados, que seguem fluxo narrativo distante dos ditames clássicos. Neste cinema, o ator adota postura diferente dos cinemas clássicos industriais: improvisadamente chamaremos este ator naif. No estilo naif de atuar, o resultado é tosco por causa do simples registro de gestos e reflexos sem o rebuscamento de técnicas clássicas no audiovisual ou teatro. São matrizes audiovisuais baratas, com produção precária, sem cuidados de uma preparação de atores apropriada. Para se ter acesso às modalidades de atuação, a fenomenologia triádica do semioticista Charles Peirce parece ser ferramente adequada ao enfrentamento dos desafios de modular o trabalho do ator no cinema marginal: as categorias fenomenológicas de Peirce lidam com escopos basilares do métier do ator registrado por dispositivo mecânico: via sensória; via gestual vocal; via simbólica dos significantes imagéticos sendo que estas vias de análise ligam-se às categorias fenomenológicas da semiótica: primeiridade, secundidade e terceiridade.
2007-2007- O ator no cinema marginal brasileiro (1967 - 1973)
Thaís Rodrigues Oliveira
2021-2023 - Profissionais de som no cinema feito em Goiás: um levantamento histórico
Este projeto de pesquisa tem como objetivo realizar uma investigação sobre os profissionais de som que atuaram/atuam no cinema feito em Goiás. Esse levantamento será feito especialmente a partir da década de 2000 na qual o mercado cinematográfico em Goiás passou por uma crescente produção de curtas-metragens impulsionados por cursos profissionalizantes específicos da área, cursos de graduação, editais públicos e festivais de cinema. Há também, em decorrência dos editais públicos, um recente crescimento da produção de longas-metragens a partir de 2018 no Estado. Metodologicamente, iremos realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o cinema goiano e em seguida uma pesquisa documental sobre os profissionais de som atuantes no mercado cinematográfico local a partir de registros consultados em catálogos de festivais de cinema e fichas técnicas disponíveis em filmes produzidos no estado de Goiás de 2000 a 2020.
2015-2016 - Grupo de pesquisa em Cinema, Animação, Identidade Cultural e Novas Tecnologias
O grupo de pesquisa surgiu a partir da rede goiana de pesquisa da Fundação de Amparo a pesquisa do Estado de Goiás. Tem como finalidade investigar conteúdos de materiais audiovisuais produzidos no estado de goiás no formato de cinema, vídeo e animação práticas.
2013-2014 - Rede Goiana De Pesquisa Em Cinema, Animação, Identidade Cultural E Novas Tecnologias
A rede de pesquisa tem como finalidade desenvolver através de parcerias institucionais entre as universidades envolvidas, atividades científicas de investigação dos conteúdos de materiais audiovisuais produzidos no estado de goiás no formato de cinema, vídeo e animação práticas, vem como, difundir o conhecimento prático-teórico para a formação de novos realizadores nas escolas públicas estaduais de ensino médio e universitário. Trata-se assim de um projeto de pesquisa e também de formação de produtores audiovisual
voltados para a educação e para a sociedade goiana.
"Avaliação de perfil de citocinas em pacientes pediátricos com COVID-19 no contexto da sazonalidade dos vírus respiratórios em Goiânia"Profª. Dra. Isabela Jubé Wastowski
"Estudo comparativo de perfomance de formulações comerciais contendo ativo antiaging"Profª Dra Lorena Maione Silva
"Avaliação da ação analgésica da associação de óleo essencial de cravo e óleo de camomila nanoencapsulados em lipossomas no tratamento pré-epilatório"Profª Dra Lorena Maione Silva