No último dia 19, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) levou o projeto de extensão Cineclube Laranjeiras para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), com programação dedicada às celebrações do Dia da Consciência Negra. A sessão, intitulada "Nepretude", trouxe à tona reflexões sobre a representatividade negra no cinema e no audiovisual brasileiro.
Foram exibidas produções realizadas por estudantes e egressos do curso de Cinema e Audiovisual da UEG. Seis obras foram apresentadas para um público de 77 participantes, incluindo curtas-metragens, videoclipes e vídeos experimentais. Essas produções abordaram temas como a identidade preta, os desafios enfrentados pela população negra e o protagonismo em narrativas audiovisuais.
Os filmes exibidos incluíram o videoclipe "Preto", do artista Rafael Garcia Ferreira (Faell); o curta "Dandara", de Raquel Rosa; o experimental "Exotismos", de Alessandra Gama; e o curta "Courage", da discente camaronesa Grace Elvira Djeundjie Habit, entre outros. A diversidade das obras destacou a pluralidade das vozes negras no cinema.
Raquel Eshilley, aluna do curso de Cinema e Audiovisual e servidora da Alego, destacou a importância de iniciativas como essa para a valorização da cultura preta. Ela explicou que 'Nepretude' simboliza a junção de ‘pretitude’ e ‘negritude’, representando a identidade e a luta da população negra. Ela ainda ressaltou que o objetivo é não apenas exibir filmes, mas promover debates que inspirem transformações.
Além das sessões de cinema, houve rodas de conversa mediadas por acadêmicos e especialistas, que abordaram temas como os estereótipos e representações da população negra no audiovisual, os desafios enfrentados por profissionais negros e o impacto dessas produções na percepção social.
Sandro de Oliveira, professor da UEG e coordenador do Cineclube Laranjeiras, destacou a relevância do evento para a formação de novas gerações de cineastas. "Se a gente conseguir, entre as 77 pessoas, que uma seja tocada pelo audiovisual e comece a assistir mais filmes goianos e a participar de mais eventos do cinema, teremos atingido nosso objetivo, que é levar a cultura negra à sociedade", disse.
(Comunicação Setorial|UEG, com informações da Agência Assembleia de Notícias)