Os professores Geórgia Cynara e Rafael de Almeida, do curso de Cinema e Audiovisual da Unidade Universitária de Goiânia-Laranjeiras da UEG, participam, com três trabalhos, a exposição coletiva "A Terceira Margem", que estreia na próxima terça-feira, 7 de maio, na Vila Cultural Cora Coralina, no centro da capital. A exposição fica aberta ao público até 30 de maio, na galeria Sebastião Barbosa, com visitação de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
A professora Geórgia vai expor dois trabalhos, Naufrágio e Vovó Marroquinha. Já o professor Rafael levará para a exposição o trabalho Raiz.
As obras expostas são frutos do curso "Bordado Literário", ocorrido em janeiro de 2024, e da expressão criativa de artistas participantes e convidados. O curso, concebido como um espaço de formação e experimentação, explora a interface entre bordado e literatura, oferecendo um terreno fértil para a criação artística e reflexão acadêmica.
A exposição é parte integrante do Simpósio Bordado Literário, projeto cultural que conta com apoio institucional da Prefeitura de Goiânia e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A mostra possui curadoria assinada pela professora e artista têxtil Mariana do Vale Moura.
Ao entrelaçar o bordado contemporâneo, realizado em tecido e outros suportes, com a literatura, tendo como guia o conto "A Terceira Margem do Rio" de João Guimarães Rosa, a exposição é um convite à reflexão sobre a experiência de imersão na literatura e a reinterpretação da obra por meio do bordado contemporâneo.
São aproximadamente 40 trabalhos, em sua maioria em pequeno formato, realizados a partir da técnica de bordado sobre tecido, sobre fotografia, sobre papel e outros suportes. O conjunto de obras revela o bordado como uma manifestação artística ancestral e multifacetada, que transcende sua função utilitária para se tornar uma forma de expressão da ordem do sensível.
(Comunicação Setorial|UEG)