III Encontro de Educação Histórica e Diversidade

Data do evento: 18/11/2024 - 22/11/2024
Horário: 19:00

Resumo:
Reunião de pesquisadores preocupados com o ofício docente, o ensino, a pesquisa e a extensão.

INFORMAÇÕES GERAIS:

 

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O evento reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Embora o tema central seja educação histórica e diversidade, há abertura para se pensar a educação, a inclusão, as práticas e processos de ensino e aprendizagem. Ao pensar na diversidade, queremos discutir a importância de se conhecer, respeitar e aceitar as pluralidades culturais. A idéia de problematizar elementos da consciência histórica como nos aponta o pensador alemão Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b, 2014) e os professores Estevão C. de Rezende Martins e Maria Auxiliadora M. dos Santos Schmidt (2011), nos faz entender que o conhecimento possui sua função social. A função social da Educação em uma perspectiva histórica, compreende a formação cidadã, o respeito à diversidade étnica e a possibilidade de compreensão do universo culturalmente constituído pelo ser humano. Nesses termos, o evento abre um leque de discussões que permitem refletir sobre o papel da Educação Histórica, da Literatura, da Linguística da Educação, da Filosofia, da Sociologia e outras áreas de conhecimento que pesquisam e lidam com a formação do indivíduo. Nesse sentido, os debates e propostas apresentadas, nos fazem pensar sobre a vida, a convivência em sociedade e os processos de ensino. Essas são fatores de grande importante para superar as formas de preconceito, discriminação e exclusão. Logo, são aceitas propostas que ajudem a pensar ou contribuam para uma educação multicultural, interdisciplinar, formal, não-formal e popular.

REFERÊNCIAS


SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba-PR: Editora da UFPR, 2011.
RÜSEN, J. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília-DF: UNB, 2001.
RÜSEN, J. Reconstrução do passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília-DF: UNB, 2007a.
RÜSEN, J. História Viva. Teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília-DF: UNB, 2007b.
RÜSEN, J. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Petrópolis–RJ: Vozes, 2014.

PÚBLICO-ALVO


O evento tem como objetivo reunir estudantes de diferentes níveis de formação e áreas de conhecimento bem como pesquisadores e estudiosos das Ciências Humanas, Ciências Sociais e outras. Visa fomentar discussões com professores das redes públicas e privadas, gestores e demais profissionais da área da educação.

REALIZAÇÃO


Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Cora Coralina - Unidade Universitária de Jussara.

Coordenação do evento: Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Formato: Presencial.
Periodicidade da publicação: Publicação Anual.

PROGRAMAÇÃO


➤ 18 de novembro (segunda-feira) às 19h

◉ Mesa redonda: Projeto Pedagógico de Letramento - Representatividade Importa! Mulheres montes-clarenses que mudaram a sua história.
Com:
Profa. Doutoranda Renata Herwig de Moraes Souza (UEG);
Profa. Célia Maria Tavares Silva (Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Maria Raimunda Gomes do Nascimento);
Profa. Dhuliana Souza Santos (Docente na Educação Básica no município Montes Claros de Goiás);
Profa. Lidiane Vieira da Silva (Docente na Educação Básica no município de Montes Claros de Goiás);
Profa. Neuziene Gouveia de Queiroz (Diretora da Escola Municipal Maria Raimunda Gomes do Nascimento em Montes Claros de Goiás);
Profa. Tatiane Ríuse da Silva (Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Maria Raimunda Gomes do Nascimento).
Mediação: Profa. Ma. Warlete Cristina de Oliveira (UEG).

➤ 19 de novembro (terça-feira) às 19h

Apresentação de Simpósios Temáticos.

Simpósio Temático I – Educação, História, Diversidade e Literatura / Linguagens.
RESUMO: O simpósio temático buscar reunir pesquisadores que tragam interpretações históricas ou ideias acerca do passado e do presente, que possam suprir ou auxiliar nas carências de orientação temporal no que refere ao tema da diversidade, do ensino, da educação e formação nos mais variados níveis e lugares. Com foco nesse tema e na educação histórica, são bem-vindos os trabalhos que tratam dos conceitos, das categorias afins e pressupostos, constituidores da problemática da função social da história, do ensino, do conhecimento e da educação, seja em âmbito formal, não- formal ou informal. Buscamos ainda discussões sobre as questões de Língua, Literatura e Ensino. Dessa forma, são aceitas pesquisas concluídas ou em desenvolvimento, fundamentadas em diferentes vieses teóricos, que abordam as questões de ensino de línguas e literatura. Os trabalhos precisam ou podem contemplar o fazer pedagógico e a prática em sala de aula, bem como pesquisas com abordagens teóricas, nas áreas do ensino. Os trabalhos da área de literatura devem primar por diferentes abordagens teóricas, que versam sobre a prática docente do professor de literaturas, de línguas, história e outras áreas, seja contemplando abordagens tradicionais ou críticas vigentes na contemporaneidade.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1998.
ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
ARAÚJO, E. R. de; FIGUEIREDO, F. J. Q.; LAGO, N. A. Literature and Collaboration in the English language classroom in pandemic times. Signótica (UFG), v. 35, p. 1-28, 2023.
EAGLETON, T. Teoria da literatura. Martins Fontes: São Paulo, 2006.
FISCHER, E. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.
FISH, S. Is there a text in this class. Harvard: Massachusetts, 1987.
RESENDE, V. de. M; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2022.
ZILBERMAN, R. A Estética da Recepção e o acolhimento brasileiro. MOARA - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras, [s. l.], n. 12, p. 7-17, jul. 2016.
ZILBERMAN, R. Estética da Recepção e História da Literatura. São Paulo: Ática, 1989.
SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba-PR: Editora da UFPR, 2011.
RÜSEN, J. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília-DF: UNB, 2001.
RÜSEN, J. Reconstrução do passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília-DF: UNB, 2007a.
RÜSEN, J. História Viva. Teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília-DF: UNB, 2007b.
RÜSEN, J. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Petrópolis–RJ: Vozes, 2014.

Simpósio Temático II – Educação, Prática Docente, Ensino e Língua.
RESUMO: O objetivo deste Simpósio Temático é oportunizar a socialização de pesquisas realizadas, ou em desenvolvimento, que abordam as indagações, investigações sobre a educação de modo geral, e a prática docente, inclusive o Estágio Supervisionado. A temática é recorrente, mas num período em que houve mudanças significativas no processo educacional, num período de pandemia/pós-pandemia, faz-se necessário compreender os avanços e retrocessos, seja envolvendo o sistema macro, seja a escola, os docentes e discentes. Ainda aceita trabalhos que contemplem o fazer pedagógico, prática em sala de aula, a gestão escolar e outros que contemplem o universos do ensino, da aprendizagem e da educação do modo geral. São bem-vindas as pesquisas com abordagens teóricas, nas áreas de gramática, discurso, pragmática, leitura e escrita em língua portuguesa ou línguas adicionais. Que tratem das diferentes abordagens teóricas, sejam as tradicionais, críticas, modernas ou pós-modernas.
REFERÊNCIAS
ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003.
MORAN, J. Educação Híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L. NETO, A. T. TREVISANI, F. de M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2015.
SOUZA, R. C. C. R. de. Universidade: inovações pedagógicas e complexidade. In: GUIMARÃES, V. S. (org.) Formação e profissão docente: cenários e propostas. Goiânia: Editora PUC/GO, 2009, p. 129-149.
SANTOS, S. P. dos. Tecnologias na Educação e Formação de professores: entre o discurso modernizante e a precariedade da prática. In: GUIMARÃES, V. S. (org.) Formação e profissão docente: cenários e propostas. Goiânia: Editora PUC/GO, 2009, p. 165 – 175.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2013.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1998.
ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
ARAÚJO, E. R. de; FIGUEIREDO, F. J. Q.; LAGO, N. A. Literature and Collaboration in the English language classroom in pandemic times. Signótica (UFG), v. 35, p. 1-28, 2023.
GERALDI, J. W. Aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editora, 2015.
NEVES, M. H. de M. Ensino de língua e vivência de linguagem: temas em confronto. São Paulo: Contexto, 2010.
NEVES, M. H. de M. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2016.
RAJAGOPALAN, K. Prefácio. In: SATO, D. T. B. E BATISTA JR. R. L. Contribuições da análise de discurso crítica no Brasil: uma homenagem a Izabel Magalhães. Campinas: Pontes, 2004.
RESENDE, V. de. M; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2022.

➤ 20 de novembro (quarta-feira)

◉ Feriado do Dia da Consciência Negra 
Sem atividades nessa data do evento, segundo o calendário acadêmico.

➤ 21 de novembro (quinta-feira) às 19h

◉ Palestra: Cinema e Aprendizagem Histórica: Potencialidades do Filme “O Tronco” (1999) no Ensino de História Regional.
Com: Prof. Me. Wanderson Claudio da Silva (UFG/SEDUC).
Mediação: Prof. Dr. Wilson de Sousa Gomes (UEG).

➤ 22 de novembro (sexta-feira) às 19h

Palestras de encerramento:

The Songs of Distant Earth: Reflexões Sobre o Papel da Abordagem Colaborativa e da Estética da Recepção no Ensino de Literaturas de Língua Inglesa.
Com: Prof. Dr. Evandro Rosa de Araújo (UEG).
Um estudo sobre elaboração de atividades escolares numa perspectiva da linguística cognitivo-funcional.
Profa. Ma. Warlete Cristina de Oliveira (UEG).
Mediação: Profa. Doutoranda Renata Herwig de Moraes Souza (UEG).

INFORMAÇÕES GERAIS


Autoria e submissão de trabalhos para publicação nos Anais do Evento.
Para submissão de propostas, os autores precisam verificar a conformidade da submissão, as normas e as diretrizes do evento. Os trabalhos que não estiverem de acordo com as diretrizes serão devolvidos aos autores.
● O autor principal que submeter o trabalho, poderá selecionar os coautores no limite de cada modalidade de publicação;
● O orientador deve ser citado e identificado em nota de rodapé em trabalhos que são frutos de orientação;
● No momento da inscrição, o autor deve optar pelas seguintes modalidades de publicação: Relato de Experiência, Resumo Expandido ou Artigo Completo;
● Os autores poderão enviar a versão final do texto para apresentação e publicação nos Anais, até a data limite anunciada na página do evento;
● Somente serão publicados os Relatos de Experiência, os Resumos Expandidos e os Artigos Completos que forem apresentados nas formas de comunicações orais e nos simpósios temáticos;
● Os textos para a publicação deverão respeitar as normas estabelecidas nos Anais do Evento;
● Somente os Trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão publicados.
● O trabalho deverá ser apresentado por um dos autores: o Autor, o Coautor ou o orientador;
● A apresentação do trabalho e o uso de recursos midiáticos são de total responsabilidade do autor e coautores;
● Os participantes devem utilizar o template disponibilizado no site do evento;
● O tempo estipulado para as apresentações são 15 minutos, (10 minutos para apresentação e 05 minutos para discussão);
● As informações (data, local e horário) serão disponibilizadas no site do evento, após o resultado final das submissões;
● Todos precisam efetuar e pagar a taxa de inscrição, até a data limite da última chamada quando for o caso.

Quantidade de trabalhos para Comunicação em Simpósio Temático.
● Trabalhos como autor principal: no máximo 02 (dois);
● Participação em trabalhos: no máximo 5 (cinco), incluindo autor, coautores e orientador.

Categorias aptas para submissão de trabalhos:
● Estudantes de Graduação e de Pós-graduação;
● Professores da Educação Básica, do Ensino Médio e da Educação Superior;
● Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior;
● Profissionais da Educação.

Modalidades de Publicação:
● Relato de Experiência;
● Resumo Expandido;
● Artigo Completo.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO - DIRETRIZES PARA A PUBLICAÇÃO


Os trabalhos publicados são de total responsabilidade dos autores. Uma vez publicados, não poderão sofrer alterações ou correções.

Idioma que serão aceitos os artigos: Língua Portuguesa.

Submeter Resumo Simples no Ato da Inscrição
● O autor deverá submeter o resumo simples a um coordenador de Simpósio Temático;
● Em todo o arquivo utilizar fonte Times New Roman;
● TÍTULO: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas e alinhamento centralizado. Deixe 01 (uma) linha em branco. Logo em seguida: autores, coautores e orientador: insira o nome completo do autor, dos coautores e do orientador (quando for o caso), um para cada linha;
● Apenas as iniciais devem vir em maiúsculas, alinhar à direita, com tamanho 12. Inserir o vínculo institucional, a formação e os e-mails em nota de rodapé, tamanho 10, alinhado e justificado;
● Deixe uma linha em branco e insira uma segunda nota em de rodapé, tamanho 10, que qualifique se o trabalho é: um relato de experiência, artigo completo, resultado de projeto de pesquisa, projeto de ensino, projeto de extensão, atividade acadêmica, prática ou outro tipo de pesquisa;
● Quando houver financiamento, indique o órgão de fomento;
● O Resumo deve ser elaborado em um único parágrafo de 100 a 250 palavras, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos, citações ou destaques de qualquer natureza, precisa conter a síntese do trabalho, constar o referencial teórico-metodológico, principais resultados, o objeto, o objetivo do trabalho e a problemática discutida ou trabalhada;
● Logo abaixo do resumo, figuram-se as palavras-chave. Tanto o termo ‘Resumo’, como ‘Palavras-chave’ deverá ser grafado em negrito;
● Recomenda-se o uso de três a cinco palavras-chave. Exemplo: Palavras-Chave: palavra 1; palavra 2; palavra 3; palavra 4; palavra 5.

Relato de Experiência (Publicação em Anais com registro ISSN).
Os relatos de experiências devem contemplar descrição detalhada do desenvolvimento da experiência, seja em sala de aula ou em outros casos de ensino. As observações, participações, relatos e outras modalidades de trabalhos, necessitam das reflexões do autor, seguida de referencial teórico, metodológico e documental.
Observação: O Relato de Experiência segue as normas/diretrizes do Resumo Expandido.

Para Envio de Resumo Expandido ou Relato de Experiência:
● Em todo o arquivo utilizar fonte Times New Roman;
● TÍTULO: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas e alinhamento centralizado. Deixe uma linha em branco;
● Logo em seguida: Autores, coautores e orientador: insira o nome completo do autor; dos coautores e do orientador (quando for o caso), um para cada linha;
● Apenas as iniciais devem vir em maiúsculas, alinhar à direita, com tamanho 12;
● Inserir o vínculo institucional, a formação e os e-mails em nota de rodapé, tamanho 10, alinhado e justificado;
● Deixe uma linha em branco. Inserir uma segunda nota em de rodapé, tamanho 10, que qualifique se o relato de experiência é: resultado de projeto de pesquisa, projeto de ensino, projeto de extensão ou outra atividade acadêmica, prática ou de pesquisa;
● Quando houver financiamento, indique o órgão de fomento;
● Na sequência: Resumo com o autor deverá submeter o resumo simples a um (a) coordenador (a) de Simpósio Temático, com um único parágrafo de 100 a 250 palavras. Sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos, citações ou destaques de qualquer natureza, deve conter a síntese do trabalho. Constar o referencial teórico-metodológico, principais resultados, o objeto, o objetivo do trabalho e a problemática discutida ou trabalhada. Logo abaixo do resumo, figuram-se as palavras-chave. Tanto o termo ‘Resumo’, como ‘Palavras-chave’ deverá ser grafado em negrito. Recomenda-se o uso de três a cinco palavras-chave. Exemplo: Palavras-Chave: palavra 1; palavra 2; palavra 3; palavra 4; palavra 5.

O Resumo Expandido ou o Relato de Experiência:
● Deverá conter no mínimo 02 e no máximo 05 páginas. O texto deve ter a formatação: justificado, regular/normal, fonte tamanho 12, formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, com espaçamento 1,5 entre linhas;
● O texto precisa apresentar o referencial teórico, o objeto de estudo, a metodologia, os resultados e as discussões, as considerações finais, os agradecimentos (opcional) e as referências;
● Não poderá ser utilizado: tabelas, gráficos, fotos, imagens, fórmulas e outros que não sejam texto escrito.
● Palavras-chave: Recomenda-se o uso de três a cinco palavras-chave. Exemplo: Palavras-Chave: palavra 1; palavra 2; palavra 3; palavra 4; palavra 5. Deixar 01 linha em branco;
● Agradecimentos: De caráter opcional. Quando houver agência de fomento, é preciso citar;
● Referências: apresentar apenas as referências utilizadas no resumo expandido.
Formato:
● O arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB;
● O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório;
● O modelo é disponibilizado no site do evento para download.
Importante:
● Os Resumos Expandidos ou Relatos de Experiência de atividades como: Subprojetos / Núcleo PIBID, Residência Pedagógica, Programas de Bolsas da Graduação ou Pós-graduação, remuneradas ou não, devem ser escritos em coautoria com Supervisor/Preceptor, Coordenador de área/Docente orientador e/ou Tutor/Orientador;
● As notas de rodapé devem ser usadas somente em caráter explicativo, inseridas automaticamente, tamanho 10, Times New Roman, espaçamento 1,0;
As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT;
● Nos termos estrangeiros, utilize itálico. Os títulos de livros e título de periódicos devem estar em itálico; links da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT;
● Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou equivalentes;
● Enviar os textos devidamente revisados.

Para o Envio de Artigo Completo (Publicação em Anais com registro ISSN).
● Em todo o arquivo utilizar fonte Times New Roman;
● TÍTULO: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado. Deixe 01 (uma) linha em branco;
● Logo em seguida: Autores, coautores e orientador: insira o nome completo do autor, dos coautores e do orientador (quando for o caso), um para cada linha;
● Apenas as iniciais devem vir em maiúsculas, alinhar à direita, com tamanho 12. Inserir o vínculo institucional, a formação e os e-mails em nota de rodapé, tamanho 10, alinhado e justificado;
● Deixe uma linha em branco;
Inserir uma segunda nota em de rodapé, tamanho 10, que qualifique se o artigo é: resultado de projeto de pesquisa, projeto de ensino ou projeto de extensão. Trabalho de conclusão de Curso, Resultados de Trabalhos em Disciplinas ou outros;
● Quando houver financiamento, indique o órgão de fomento;
● Na sequência: Resumo com o (a) autor(a) deverá submeter o resumo simples a um (a) coordenador (a) de Simpósio Temático, com um único parágrafo de 100 a 250 palavras. Sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos, citações ou destaques de qualquer natureza, deve conter a síntese do trabalho. Constar o referencial teórico-metodológico, os principais resultados, o objeto, o objetivo do trabalho e a problemática discutida ou trabalhada;
● Logo abaixo do resumo, figuram-se as palavras-chave. Tanto o termo ‘Resumo’, como ‘Palavras-chave’ deverá ser grafado em negrito. Recomenda-se o uso de três a cinco palavras-chave. Exemplo: Palavras-Chave: palavra 1; palavra 2; palavra 3; palavra 4; palavra 5.

O Artigo Completo.
● Deverá conter no mínimo 05 e no máximo 10 páginas, tamanho 12, utilizando formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,25 cm, com espaçamento entre linhas 1,5 cm;
● Deve conter Introdução, abrangendo a justificativa, os objetivos, o objeto e a problemática;
● A Metodologia, referendando os caminhos, os métodos, as escolas ou as correntes teóricas;
● O Referencial Teórico com os conceitos, as categorias e os pressupostos utilizados;
● Os Resultados e Discussão cabendo o uso de tabelas, gráficos, fotos, figuras e imagens, devidamente referendas;
● Considerações Finais, Agradecimentos (opcional);
● Referências de acordo com a ABNT.
Formato:
● O arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB;
● É obrigatório o uso do papel timbrado da edição atual do evento;
● O modelo será disponibilizado no site do evento para download.
Importante:
● Os Artigos resultantes de atividades tais como: Subprojetos/Núcleo PIBID, Residência Pedagógica, Programas de Bolsas da Graduação ou Pós-graduação, remuneradas ou não, devem ser escritos em coautoria com Supervisor/Preceptor, Coordenador de área/Docente orientador e/ou Tutor/Orientador;
● As notas de rodapé devem ser usadas somente em caráter explicativo, inseridas automaticamente, tamanho 10, Times New Roman, espaçamento 1,0;
● As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT;
● Nos termos estrangeiros, utilize itálico. Os títulos de livros e título de periódicos devem estar em itálico; links da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT;
● Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou equivalentes;
● Enviar os textos devidamente revisados;
● Atentar para o direito de uso de imagens utilizadas no trabalho, referendando autoria, fonte, data ou autorização para o uso quando for o caso;
● Enviar artigos na norma culta da língua portuguesa, já devidamente revisados.

PARA APRESENTAÇÃO ORAL EM SIMPÓSIO TEMÁTICO


● Todos os apresentadores deverão estar presentes na sala com 10 minutos de antecedência;
● Cada apresentador terá 10 minutos de exposição e posteriores arguições – o mediador definirá a ordem das arguições;
● Recomenda-se que as apresentações sejam feitas em forma de slides (não obrigatório);
● Se o trabalho tiver mais de um autor e um dos componentes não puder estar presente, apenas a pessoa que apresentar receberá certificado;
● O participante é responsável por apresentar seu material, não podendo haver interferência do mediador;
● A comissão organizadora não se responsabiliza pela falha de conexão, equipamento e outros dos participantes;
● Caso o participante não consiga estar presente durante o ST, não receberá o certificado;
● Qualquer caso além do exposto neste projeto será resolvido pela Comissão Organizadora.

Atenção: Os trabalhos devem ser enviados para os coordenadores dos Simpósios temáticos, conforme e-mails informados, tendo como assunto: Resumo para Comunicação em Simpósio Temático.
Observação: Ao enviar os trabalhos, identifique o Simpósio Temático em: I ou II.
Importante: Após o aceite do trabalho e realizada a comunicação, os autores poderão enviar os textos em formato de Relato de Experiência, Resumos Expandido ou Artigo Completo, conforme diretrizes disponíveis em: < EEHD > para publicação em anais do evento.

INSCRIÇÕES


Taxa de inscrição (ouvintes e/ou comunicadores): R$ 20,00.
◎ Para a efetivação da inscrição o participante deve realizar o pagamento na seguinte conta:
Chave PIX: 62981332567 - Banco do Brasil - Renata Herwig de Moraes Souza;
◎ Preencher o formulário, anexar o comprovante PIX, junto com o Resumo Simples e enviar para o Simpósio temático a qual se inscreverá;
◎ O formulário está disponível aqui: < INSCRIÇÃO >.

Período de inscrição: 11/11/2024 a 18/11/2024.

Emissão de Carta Aceite: 11/11/2024 a 18/11/2024.

DOWNLOADS


Template para envio do Resumo Simples.

Template do slide padrão para apresentações.