Resumo: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE GOIÁS
VII EREPPEGO
ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE GOIÁS
PRÁTICAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE
RESUMO: O tema a ser abordado na VII edição do evento é “Práticas digitais na formação docente”, tendo em vista ser uma temática em voga devido, principalmente, a metodologia utilizada por educadores em tempos de pandemia, desde março de 2020 até o momento. Neste tempo, as estratégias de ensino passaram por grandes transformações com a dependência das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) utilizadas como ferramentas didático-pedagógicas. O objetivo é reconhecer e refletir sobre os pressupostos teóricos, filosóficos e pedagógicos do ensino, colaborando com os acadêmicos dos cursos de Licenciatura, profissionais da educação e demais interessados nas demandas sociais e pedagógicas com o uso das TDICs. Se o Sistema Nervoso das universidades começa no ensino, então as pesquisas, as discussões sobre formas de ensinar fazem-se relevante. As metodologias educacionais utilizando as TDICs desde os anos 1990 ganharam destaque, mas, anteriormente, eram utilizadas de forma tímida por boa parte dos professores. Entretanto, com o advento da pandemia da Covid-19, isto foi transformado, necessariamente, atendendo a demanda perante a calamidade da saúde pública. O evento, inteiramente on-line, contará com conferência, palestra, minicursos e apresentação de pesquisas, por meio dos Simpósios Temáticos.
PALAVRAS-CHAVE: Metodologia ativa; Ensino Híbrido; Didática; Formação Docente.
APRESENTAÇÃO
O Encontro Regional de Ensino e Práticas Pedagógicas de Goiás (Ereppego) que, em 2021, está em sua sétima edição, pretende discutir pressupostos filosóficos, sociológicos e pedagógicos que alicerçam as práticas pedagógicas utilizando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Toda formação acadêmica pressupõe estudos e reflexões de práticas pedagógicas que inovam a educação, num contexto sócio-histórico, como um eixo na formação docente e no perfil do profissional egresso. O que se busca neste evento é colocar na ordem do dia tal debate. Nem todas as instituições de ensino superior compreendem que o ensino é a peça-chave de sua atuação, em conjunto com a pesquisa e a extensão. Entretanto, estes elementos são indissociáveis na universidade.
Consoante as discussões sobre Práticas Digitais utilizadas do processo ensino-aprendizagem, a Universidade Estadual de Goiás – UEG –, Unidade Universitária de Jussara, tem buscado um diálogo na área de formação de professores especialmente no campo das práticas, mas de forma reflexiva.
Para tanto, é importante que os docentes e discentes tenham o domínio epistemológico do que vem a ser as diversas nuances sobre o tema em foco. No Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – da Universidade Estadual de Goiás (2010, p. 23) “A política básica do ensino de graduação deve-se pautar pela busca da excelência da academia, melhoria das condições do processo de ensino e aprendizagem [...]”. Dessa forma a oferta de cursos deve levar em conta que “metodologicamente as prioridades são a dimensão problematizadora, a aprendizagem significativa e a incorporação de novas tecnologias de ensino” (PDI, 2010, p. 23). A defesa que se faz é que o ensino se torna mais eficiente quando os assuntos estudados fazem sentido para o aluno, fazendo com que ele o considere necessário e indispensável para seu futuro. O aluno consegue aprender mais quando o assunto estudado pode ser relacionado com coisas que já convive, assim ele saberá onde poderá ser mais bem aplicado, e terá mais curiosidade em saber como funciona, como fazer.
A produção do conhecimento advindo do ensino, da pesquisa e da extensão deve ser disseminada com elevada qualidade, uma das possibilidades de divulgação das pesquisas realizadas pelos docentes e discentes é a realização de eventos acadêmico-científicos. Outro fato é que as pesquisas devem atender às demandas da sociedade. Assim, o evento contará com conferência, palestra, minicursos e apresentação de trabalhos científicos.
Os Seminários Temáticos (ST) comporão as discussões de trabalhos realizados por acadêmicos quanto a pesquisa, ensino e extensão realizados nos últimos anos, tanto na Unidade de Jussara quanto de outros Campus e também de outras instituições de ensino superior. O evento visa discutir as metodologias ativas no processo pedagógico, refletindo sobre a didática, as práticas de ensino remotas síncronas e assíncronas, a interdisciplinaridade e o estágio, como forma de demonstrar que a Universidade é o espaço da produção do conhecimento.
PÚBLICO-ALVO
O Ereppego tem o formato de congregar todos os cursos e ao mesmo tempo atender as suas particularidades com trabalhos que visam a licenciatura em seu conjunto e também as práticas pedagógicas e de ensino de cada curso e seu produto final. Esperamos um público em torno de 300 inscritos. A expectativa é que esse público seja heterogêneo e que envolva estudiosos de outras unidades da federação, e de forma concreta o estado de Goiás, os Campus e Unidades Universitárias da UEG, tendo em vista o evento ser de forma remota, utilizando-se das TDICs. Entretanto, o público-alvo se caracteriza por: alunos dos cursos de Matemática, Letras e Pedagogia da UEG – UnU de Jussara; estudantes de outras IES dos referidos cursos e áreas afins; pesquisadores e estudiosos das referidas áreas e outras áreas afins; professores das redes públicas e privadas; estudantes egressos; estudantes de Pós-Graduação; gestores e demais profissionais da área da educação.
Coordenadores:
Ma. Cleonice Maria Cruz de Oliveira
Ms. Deusaguimar Divino da Silva
Ma. Renata Herwig de Morais Souza
Comissão Científica:
Prof.ª Ma. Renata Herwig de Moraes Souza
Prof. Me. Wilson de Souza Gomes
Prof. Me. Evandro Rosa de Araújo
Profª Esp. Shirley Aparecida Nunes Santos
Prof. Esp. Sadrack Oliveira Alves
Comissão Acadêmica:
Profª Ma. Cleonice Maria Cruz de Oliveira
Prof. Dr. Érico Ricard Lima Cavalcante Mota
Profª Ma. Paula Isaias Campos Antoniassi
Profª Ma. Warlete Cristina de Oliveira
PROGRAMAÇÃO
Abertura
Dia 15/09/2021 – Noturno
19h – Palestra de abertura: "Não sou da informática, sou da invencionática: o dilema da formação de professores no mundo digital".
Prof.ª Dr.ª Carla Conti
Local: Youtube – Canal UEG TV
Link: https://www.youtube.com/watch?v=NMyQILMHG3I
Minicursos
Dia 23/09/2021 – Vespertino 16/09/2021
Horário: 16h às 18h
Local: Google Meet
MC 01 – Ensinando com a Sequência Didática: foco nos anos iniciais
Link: https://meet.google.com/dwc-mnpo-aqg
Dia 16/09/2021 – Noturno
Horário: 19h às 21h
Local: Google Meet
Minicursos/Oficinas:
MC 01 – SOBRE LEITURA, EXPERIÊNCIA E MONTANHAS: o lugar do texto literário na sala de aula
Link da videochamada: https://meet.google.com/csw-fhfq-gia
MC 02 – Criatividade e empreendedorismo na educação: o uso de ferramentas digitais em (qualquer) sala de aula
Link da videochamada: https://meet.google.com/mbh-zsfr-gjg
MC 03 – Ensino híbrido à luz da BNCC
Link da videochamada: https://meet.google.com/pcz-rhhq-qsz
MC 04 – O GEOGEBRA TÁ ON: Uma reflexão sobre o ensino de Funções.
Link da videochamada: https://meet.google.com/cgs-uctx-iwj
MC 05 – ACESSO AO CURSO DE MESTRADO: que bicho é esse?
Link da videochamada: https://meet.google.com/xjt-sizz-unn
Simpósios Temáticos
Dia 17/09/2021 - Vespertino
Horário: 14h às 18h
Local: Google Meet
ST 01 – Estudos linguísticos e literários
(Resumo para paula.antoniassi@ueg.br )
Link da videochamada: https://meet.google.com/phm-bytp-iym
ST 02 – Multiletramentos, tecnologias digitais e ensino
(Resumo para warlete.oliveira@ueg.br )
Link da videochamada: https://meet.google.com/muh-aozy-upq
ST 03 – Estudos de raça, gênero e sexualidade
(Resumo para renataherwig@hotmail.com )
Link da videochamada: https://meet.google.com/ssu-emeh-fom
ST 04 – Teorias e práticas pedagógicas em educação
(Resumo para berimbau2005@hotmail.com )
Link da videochamada: https://meet.google.com/qtn-wgek-ppw
ST 05 – Abordagens teóricas e metodológicas no ensino de matemática
(Resumo para ricardo.jreige@ueg.br )
Link da videochamada: https://meet.google.com/jcw-pnyh-mhw
ST 06 – Ensino remoto no cenário de pandemia: covid-19
(Resumo para cleocruz07@hotmail.com )
Link da videochamada: https://meet.google.com/jcw-pnyh-mhw
Encerramento
Dia 17/09/2021 – Noturno
19h – Palestra de encerramento: Ensino Híbrido na Educação Básica: desafios e possibilidades
Prof.ª Ma. Luciana Borges
Local: Youtube – Canal UEG TV
Link: https://www.youtube.com/watch?v=8DJtHF4Fmwk
DESENVOLVIMENTO/PROPOSTAS
Abertura
15/09/2021 – Noturno
19:00 – Acolhida
19:15 – Palestra de Abertura: "Não sou da informática, sou da invencionática: o dilema da formação de professores no mundo digital".
Prof.ª Dr.ª Carla Conti de Freitas
E-mail: carlacontif@gmail.com
CV: http://lattes.cnpq.br/5357556016311932
Coordenadora: Prof.ª Ma. Renata Herwig (UEG/Jussara)
Local: Youtube – UEG TV
Ementa: O verso de Manuel de Barros, no título desta proposta, motiva esta discussão sobre a formação de professores atualmente. Nos dois últimos anos, os sistemas de todos os níveis de ensino passaram por significativas transformações em decorrência da pandemia de Covid-19 no que se refere às tecnologias. Embora, muitas dessas tecnologias fizessem parte do contexto de muitos professores e alunos, nem sempre estiveram conectadas às aulas ou à escola. Por isso, muitas praxiologias foram questionadas e outras criadas no intuito de garantir que as atividades nas instituições de ensino fossem mantidas e realizadas. Para isso, os agentes destas instituições tiveram que se reinventar e se adequar à nova realidade mundial. Neste sentido, convido a sentir-pensar as necessidades impostas por este momento histórico como as relacionadas à formação de professores para atuarem neste contexto, considerando a construção de novas praxiologias relacionadas ao mundo digital.
Minicursos1
Dia 23/09/2021 – Vespertino 16/09/2021
Horário: 16h às 18h
Local: Google Meet
MC 01 – Ensinando com a Sequência Didática: foco nos anos iniciais
Prof.ª Esp. Carina Gomes Leal
E-mail: coorsoraya@gmail.com
Coordenadora: Prof.ª Esp. Kelen Cristina Lima
Ementa: A Oficina Ensinando com Sequência Didática vai orientar a realizar um planejamento com atividades sequenciadas de acordo com as habilidades da BNCC nos anos iniciais, utilizando literatura infantil e recursos midiáticos. Segundo Magda Soares (2012), "o ideal seria alfabetizar letrando, isto é, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se torne alfabetizado e letrado ao mesmo tempo".
Dia 16/09/2021 – Noturno
Horário: 19h às 21h
Local: Google Meet
MC 01 – SOBRE LEITURA, EXPERIÊNCIA E MONTANHAS: o lugar do texto literário na sala de aula
Profª Drª Célia Silva
E-mail: celiasilva@ufg.br
CV: http://lattes.cnpq.br/6040720460185023
Coordenadora: Profª Ma. Warlete Cristina (UEG/Jussara)
Ementa: Este minicurso tem por objeto o texto literário e o lugar que ele deve ocupar no ensino de Língua Portuguesa na educação básica. A partir de algumas experiências desenvolvidas em salas de aula, pretende-se mostrar a importância da leitura literária, os desafios e possibilidade de exploração da leitura de clássicos como Machado de Assis na escola, além de se discutir como ler um texto literário e explorá-lo em suas diferentes dimensões — histórica, estilística, temática, semântica, formal, lexical, sintática —, concebendo-o como elemento de produção de sentido. Objetiva-se, também, desmitificar a concepção recorrente de que é preciso oferecer um texto mais “palatável” ao aluno para que ele aprenda a gostar de literatura.
MC 02 – Criatividade e empreendedorismo na educação: o uso de ferramentas digitais em (qualquer) sala de aula
Profª Vanessa Wendhausen Lima
E-mail: vwlima@gmail.com
CV: http://lattes.cnpq.br/0518499651833244
Coordenadora: Profª Ma. Paula Isaias Campos Antoniassi (UEG/Jussara)
Ementa: As ferramentas digitais são uma realidade na educação atual. Enquanto professores, não temos mais como fugir de softwares ou de aplicativos, em nossos planejamentos. Neste minicurso, então, você vai aprender a utilizar algumas ferramentas digitais que podem ser utilizadas em (qualquer) sala de aula. Construção coletiva de apresentação de slides, de mapas mentais e de nuvem de palavras.
MC 03 – Ensino híbrido à luz da BNCC
Prof.ª Marli Andrade e Paulo Henrique Silva
E-mail: marliandrade@marliandrade.com.br
CV: http://lattes.cnpq.br/7195641657145407
Coordenadora: Prof.ª Ma. Cleonice Maria Cruz de Oliveira (UEG/Jussara)
Ementa: Apresentação da evolução do conceito, histórico de resultados e reflexões sobre o ensino híbrido e sua aplicabilidade à luz da BNCC, com apresentação de práticas educativas exitosas na educação básica.
MC 04 – O GEOGEBRA TÁ ON: Uma reflexão sobre o ensino de Funções.
Prof.ª Me. Ricardo Elias Jreige
E-mail: ricardo.jreige@ueg.br
CV: http://lattes.cnpq.br/1022714107739174
Coordenador: Prof.ª Me. Ricardo Elias Jreige
Ementa: É inevitável o uso de tecnologias em sala de aula! E a pandemia mostrou que esta afirmação é deveras verdadeira. Nesse sentido, a procura por uma ferramenta tecnológica que atenda o professor, tanto em sala de aula presencial quanto ao ensino remoto (online), foi alvo de pesquisas e descobertas. O objetivo deste é mostrar a utilidade do software Geogebra no ensino de Funções, discutindo seus conceitos através de construções a partir dele. A intenção é promover uma melhor visualização do comportamento das funções, além de propor situações que podem ser criadas com esta ferramenta pedagógica. Espera-se que, ao conhecer um pouco sobre o uso do Geogebra, os professores de Matemática se motivem a utilizá-la em sala de aula. Pretende-se também mostrar o software como metodologia de ensino e de resolução de problemas, por ser possível verificar inúmeras soluções de situações-problemas que são estudados. Serão apresentados exemplos de aplicação em funções afins (e lineares), funções quadráticas, funções exponencias e funções trigonométricas, como forma de mostrar uma utilidade prática desta ferramenta e, ao mesmo tempo, fornecer um pequeno conhecimento para àqueles que não a conhecem. Deixa-se, com certa clareza, que o alcance pedagógico não é limitado a esta aplicação, pois o Geogebra pode ser utilizado em várias situações. Sua utilidade dependerá do grau de conhecimento das ferramentas que ele possui e da criatividade de quem a usa.
MC 05 – Acesso ao curso de Mestrado: que bicho é esse?
Prof.ª Dr. Érico Ricard Lima Cavalcante Mota
E-mail: erico.mota@ueg.br
CV: http://lattes.cnpq.br/3184407907094118
Coordenador:
Ementa: Pós-graduação, lato e stricto sensu. Natureza do stricto sensu e suas exigências. Como conhecer cada curso de Mestrado, e como se preparar para uma seleção.
Simpósios Temáticos2
Dia 17/09/2021 - Vespertino
Horário: 14h às 18h
Local: Google Meet
ST 01 – ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS
Mediadores: Prof.ª Ma. Paula Isaias Campos Antoniassi e Prof. Me. Evandro Rosa de Araújo
Ementa: O simpósio temático – Estudos linguísticos e literários – visa promover discussões teóricas e analíticas sobre língua e literatura, voltadas ao processo de ensino e aprendizagem. Pretende reunir pesquisadores que interessem pelos estudos literários/linguísticos, considerando a relação dinâmica entre a forma literária/linguística e o processo social, de modo a estudar, debater, produzir e difundir conhecimento científico, bem como ampliar o espaço dos estudos. Em função desse objetivo, este ST pretende ser um espaço de reflexão da pesquisa acadêmica e da atual docência com eixos sobre: a descrição e funcionamento de línguas; estudos discursivos e textuais; abordagens literárias e formações leitoras em diferentes espaços educativos.
ST 02 – MULTILETRAMENTOS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO
Mediadores: Prof. Esp. Sadrack Alves & Prof.ª Ma. Warlete Cristina.
Ementa: O simpósio temático – Multiletramentos, Tecnologias digitais e Ensino - visa promover discussões na perspectiva dos multiletramentos, com vistas a refletir sobre a presença das tecnologias digitais no ambiente escolar e da multimodalidade circulante nos atuais. A crescente presença de computadores, telefones celulares, dentre outros artefatos digitais no cotidiano de professores e alunos sugere a integração cada vez mais constante dessas tecnologias às práticas escolares. Esse novo modo de conceber o ensino, suscita novos olhares sobre a relação entre escola, multiletramentos, tecnologias e ensino na Educação Básica. No simpósio espera-se promover o compartilhamento de experiências e o intercâmbio de pontos de vista sobre a cultura digital com múltiplas exigências na contemporaneidade.
ST 03 – ESTUDOS DE RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE
Mediadores: Prof.ª Ma. Renata Herwig & Prof.ª Esp. Shirley Aparecida
Ementa: O simpósio temático – Estudos de raça, gênero e sexualidade - visa apontar por meio de pesquisas os desafios enfrentados pelas ciências sociais e humanas quanto as hierarquias que sustentam as relações sociais, focando em estudos que destacam sobre o racismo, identidades, heteronormatividade e interseccionalidades nos sistemas de dominação decorrentes do patriarcalismo social. A ideia é problematizar e trazer experiências acerca dos estudos que buscam discutir as relações de poder e lutas hegemônicas sob o prisma das diversidades culturais. Esse simpósio temático almeja então, reunir pesquisas, projetos e relatos de experiência que abordem temas feministas, antirracistas, de gênero e sexualidade, sobre movimentos sociais, bem como pedagogias transgressoras e emancipatórias.
ST 04 – TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO
Mediador: Wilson de Sousa Gomes
Ementa: O simpósio temático – Teorias e Práticas Pedagógicas em Educação- visa discutir fundamentos e tendências teórico-metodológicas em Educação: Matemática, Ciências Naturais, Língua Portuguesa, Ciências Humanas, Alfabetização e Letramento, Artes. Formação e prática docente nos diferentes níveis (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior) e modalidades (Educação de Jovens e Adultos, Educação a distância, Educação Especial e Educação do campo). Processos básicos e práticas relacionadas ao currículo, ao ensino e a aprendizagem de diferentes tipos de conteúdos/objetos de conhecimento, em diferentes modalidades e contextos educacionais.
ST 05 – ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Mediadores: Profº Me. Ricardo Elias Jreige
Ementa: O simpósio temático – Abordagens teóricas e metodológicas no ensino de matemática - visa fomentar o desenvolvimento, o debate científico e a divulgação de investigações sobre fenômenos didáticos, teóricos e metodológicos nas quais a problematização dos objetos seja em uma vertente matemática. Pretende ampliar espaço de discussão para pesquisas realizadas em contexto escolar ou não escolar, nos diversos níveis (da educação infantil ao ensino superior) e modalidades de ensino (inclusive a educação de jovens e adultos, a educação a distância e o ensino técnico e tecnológico), bem como estudos sobre a prática docente e a formação de professores, de modo que contemplem a didática para o ensino e aprendizagem da Matemática.
ST 06 – ENSINO REMOTO NO CENÁRIO DE PANDEMIA: COVID-19
Mediadora: Prof.ª Ma. Cleonice Maria Cruz de Oliveira
Ementa: O simpósio temático – Ensino Remoto no Cenário de Pandemia - COVID-19, visa apresentar discussões em relação a realização do ensino na modalidade remota com reflexões de professoras/as e estagiários/as sobre a reorganização das atividades escolares em todo o Brasil, encontrando desafios que vão desde as desigualdades quanto ao acesso à internet até a formação de professores, uso da internet, produção de materiais e acesso aos/às estudantes os gestores agora caminham para outro nível desse debate: como implementar o ensino híbrido durante a retomada gradual das atividades presenciais.
Encerramento
Dia 17/09/2021 – Noturno
19h – Palestra de encerramento
Prof.ª Ma. Luciana Maria Borges
E-mail: lucianamb1@gmail.com
CV: http://lattes.cnpq.br/8496813115019442
Coordenadora: Prof.ª Ma. Cleonice Maria Cruz de Oliveira (UEG/Jussara)
Local: Youtube - UEGTV
Ementa: Serão apresentados o histórico e a conceituação do Ensino Híbrido, como a legislação educacional brasileira aponta para essa modalidade de ensino e sua relação com as metodologias ativas. Outro ponto abordado, será sua utilização na sala de aula, apresentando exemplos voltados para a Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Problemas, usando estratégias que incentivem a participação dos presentes, estabelecendo uma relação de interação.
INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo site http://www.jussara.ueg.br/exec/evento/426_vii_ereppego . No momento da inscrição, o/a participante deve optar por:
(1) Inscrição como ouvinte ou (2) inscrição como participante em ST.
Escolha de um minicurso.
DATAS IMPORTANTES
Período de inscrições
Como ouvinte: 01 a 15/09/2021
Com trabalhos científicos (ST): 01 a 10/09/2021
Envio de Resumo para ST:
Aceite:
Dia 13/09/2021, pelo site
Envio de artigo completo:
15 a 30/09/3021 25/09/2021
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS E ARTIGO FINAL
Os/As interessados/as em participar com apresentação de trabalhos em Simpósios Temáticos devem enviar o resumo de acordo com as normas abaixo para o e-mail do/da coordenador/a do simpósio , até o dia 10/09/2021. Não serão aceitos resumos enviados após essa data.
No assunto, deve ser colocado o [NOME DO AUTOR_TÍTULO DO SIMPÓSIO]. Enviar o resumo como anexo. No caso de coautoria, apenas um/a deve submeter o trabalho. No entanto, ambos/as devem fazer a inscrição no evento.
Aqueles/as que desejam enviar o artigo completo para publicação nos Anais do evento deverão seguir as normas abaixo para o e-mail ereppego.jussara@ueg.br , até o dia 30/09/2021 25/09/2021. Não serão aceitos artigos enviados após essa data.
No assunto, deve ser colocado o [ARTIGO FINAL + TÍTULO DO SIMPÓSIO]. Enviar o artigo completo como anexo. No caso de coautoria, apenas um/a deve submeter o trabalho. No entanto, ambos/as devem fazer a inscrição no evento.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DO RESUMO
Os trabalhos devem ser escritos em português.
O resumo deve conter:
O título em caixa alta, centralizado e em negrito.
O nome dos autores abaixo do título, alinhado à direita contendo formação, instituição, e-mail.
Indicação do Seminário Temático.
O resumo com um único parágrafo entre 150 e 250 palavras.
Palavras-chave entre três e cinco.
Fonte Times New Roman tamanho 12, espaço simples entre linhas.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DO ARTIGO
Os trabalhos devem ser escritos em português.
O artigo deve seguir a seguinte estrutura:
O título em caixa, centralizado e negrito.
O nome dos autores abaixo do título, alinhado à direita contendo formação, instituição, e-mail.
Indicação do Simpósio Temático.
Resumo com um único parágrafo entre 100 e 150 palavras.
Palavras-chave entre três e cinco.
O resumo e as palavras-chave devem ser traduzidos para outra língua, preferencialmente em inglês.
Introdução, Referencial teórico, Metodologia, Discussão e Resultados, Considerações e Referências. Outras subdivisões ficam a critério do/a autor/a.
Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas para o artigo e simples para o resumo e citações externas.
Recuo de parágrafo 1,25 cm.
Citações longas e referências devem seguir as normas da ABNT (NBR 10520 e NBR 6023).
Margens Superior e esquerda 3cm e Direita e Inferior 2cm.
Máximo de 15 laudas (incluindo as Referências).
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO EM ST
Todos os apresentadores deverão estar presentes na sala, via Google Meet, com 10 minutos de antecedência.
Cada apresentador terá 15 minutos de exposição e posteriores arguições – o/a mediador/a definirá a ordem das arguições.
Recomenda-se que as apresentações sejam feitas em forma de slides.
Se o trabalho for em dupla e um dos componentes não puder estar presente, apenas a pessoa que apresentar receberá certificado.
O/A participante é responsável por apresentar seu material, não podendo haver interferência do/da mediador/a.
A comissão organizadora não se responsabiliza pela falha de conexão dos/das participantes. Caso o/a participante não consiga estar presente durante o ST, não receberá o certificado.
Todo e qualquer caso além do exposto neste projeto será resolvido pela Comissão Organizadora.
REFERÊNCIAS
SACRISTAN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. – Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. – Porto Alegre: Artmed, 2000.
Universidade Estadual de Goiás. PDI. Plano de Desenvolvimento Institucional. UEG – 2010 – 2019. In: http://www.cdn.ueg.br/arquivos/jussara/conteudoN/598/pdi_aprovado_csu.pdf. Acesso em 12 Jun. 2017.
DOWNLOADS
Link para arte da capa do evento
Relação de todos os Simpósios Temáticos
CERTIFICADOS
Certificados dos coordenadores de STs
Certificados dos professores de minicursos
Certificados dos apresentadores de STs
__________________________
1 Os minicursos terão um limite de participantes, contando com o/a professor/a convidado/a e coordenador/a. O limite é dado pela plataforma Google Meet.
2 Cada ST tem um limite de trabalhos a serem apresentados. A seleção dos trabalhos fica a cargo da Comissão Organizadora.