APRESENTAÇÃO
A Universidade Estadual de Goiás – UEG tem como missão produzir e socializar o conhecimento científico e o saber, desenvolver a cultura e a formação integral de profissionais e indivíduos capazes de se inserirem criticamente na sociedade e promoverem a transformação da realidade socioeconômica do Estado de Goiás e do Brasil.
Desta forma, dentre tantos cursos, a UEG se preocupa em formar o Matemático Licenciado, com o foco principal para o exercício do magistério no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, capaz de desenvolver competências para a análise e uso de tecnologias e metodologias variadas, aliadas à investigação científica e à redinamização do ensino de matemática.
Apesar do Licenciado em Matemática ter um vasto campo de atuação profissional, esta se dará mais especificamente no magistério público e privado. Desta forma, o Educador em Matemática deve ter uma visão abrangente do seu papel social imbuído de rigor científico para, assim, poder exercer com liderança e respeito às atividades inerentes a sua formação.
Na Unidade de Jussara a formação do licenciado em matemática não foge a regra, e para que aconteça de fato o curso procura desenvolver de forma articulada as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esse conjunto de ações é o responsável pela relação entre as atividades acadêmicas realizadas por alunos, professores e funcionários técnico-administrativos da Unidade proporcionando uma maior dinâmica entre a produção de conhecimento, a formação das novas gerações e a ação da universidade na comunidade em que se insere, além de proporcionar ao futuro professor a possibilidade de desenvolver suas atividades profissionais com competência, habilidade e de modo crítico.
Nesse sentido, para dar suporte teórico e prático aos acadêmicos, a UEG – UnU Jussara realiza o Encontro Regional de Ensino e Práticas Pedagógicas do Estado de Goiás (EREPPEGO), o qual é direcionado para a formação pedagógica dos futuros profissionais da educação, age como espaço de discussão da prática docente e expõe os benefícios da formação continuada; também realiza um Ciclo de Oficinas e Palestras; “Desmistificando a Matemática”, cuja periodicidade é mensal; e o Semana de Matemática, que abrange todas as áreas do conhecimento referentes ao curso, este acontece em setembro.
Além disso, para evidenciar uma prática docente efetiva e eficiente, os alunos do Curso de Matemática realizam o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental e no Ensino Médio nas escolas municipais e/ou estaduais da cidade de Jussara, como forma de praticar os conhecimentos adquiridos e vivenciar a realidade educacional das instituições escolares. No estágio os acadêmicos realizam atividades de monitoria de aulas com a presença do professor titular da escola, desenvolvem metodologias de trabalho e avaliação adequada para cada série e, a posteriori, são orientados pelos professores de estágio para a realização da regência, onde o acadêmico-estagiário assume a sala de aula para ser avaliado como docente.
Em suma, por todo o exposto, vê-se que o Curso de Licenciatura em Matemática da UEG – UnU Jussara utiliza de diversos meios para uma formação docente efetiva que habilite os futuros acadêmicos a desempenharem seus papeis com competência no ensino de Matemática, sempre confrontando teoria e prática, haja vista que são indissociáveis.
Matriz Curricular
Ano |
Conteúdo de Formação |
Componentes Curriculares |
CHS |
CH - Anual |
CHT |
|
Teórica |
Prática |
|||||
1º ANO |
Básica |
Cálculo Diferencial e Integral I |
4 |
91,67 |
18,33 |
110 |
Geometria Analítica |
4 |
91,67 |
18,33 |
110 |
||
Geometria Euclidiana |
4 |
91,67 |
18,33 |
110 |
||
Matemática Financeira |
2 |
46,67 |
8,33 |
55 |
||
História da Matemática |
2 |
46,67 |
8,33 |
55 |
||
Complementar |
Leitura e Produção de Textos |
2 |
46,67 |
8,33 |
55 |
|
Teoria Social da Educação |
2 |
46,67 |
8,33 |
55 |
||
Optativa I |
2 |
46,67 |
8,33 |
55 |
||
Atividades Complementares |
- |
- |
- |
50 |
||
Carga-Horária Total do Ano |
|
|
508,36 |
96,64 |
605 |
|
Ano |
Conteúdo de Formação |
Componentes Curriculares |
CHS |
CH Anual |
CHT |
|
Teórica |
Prática |
|||||
2º ANO |
Específica |
Cálculo Diferencial e Integral II |
4 |
91,67 |
18,33 |
110 |
Álgebra Linear |
4 |
91,67 |
18,33 |
110 |
||
Teoria dos Números |
4 |
91,67 |
18,33 |
110 |
||
Pedagógica |
Políticas Educacionais |
2 |
46,67 |
8,33 |
55 |
|
Psicologia da Educação |
4 |
91,67 |
18,33 |
110 |
||
Didática |
4 |
83,33 |
26,67 |
110 |
||
Profissional |
Libras |
2 |
16,67 |
38,33 |
55 |
|
Complementar |
Atividades Complementares |
- |
- |
- |
50 |
|
Carga-Horária Total do Ano |
513,35 |
146,65 |
710 |
|||
Ano |
Conteúdo de Formação |
Componentes Curriculares |
CHS |
CH Anual |
CHT |
|
Teórica |
Prática |
|||||
3º ANO |
Específica |
Cálculo Diferencial e Integral III |
4 |
91,67 |
18,33 |
110 |
Álgebra |
4 |
91,67 |
18,33 |
110 |
||
Física I |
4 |
91,67 |
18,33 |
110 |
||
Probabilidade e Estatística |
4 |
91,67 |
18,33 |
110 |
||
Mídias Digitais na Educação Matemática |
2 |
46,67 |
8,33 |
55 |
||
Pedagógica |
Metodologia do Ensino Fndamental |
2 |
46,67 |
8,33 |
55 |
|
Profissional |
Estágio Supervisionado I |
- |
- |
- |
200 |
|
Complementar |
Pesquisa em Educação Matemática |
2 |
46,67 |
8,33 |
55 |
|
Atividades Complementares |
- |
- |
- |
50 |
||
Carga-Horária Total do Ano |
506,69 |
98,31 |
855 |
|||
Ano |
Conteúdo de Formação |
Componentes Curriculares |
CHS |
CH Anual |
CHT |
|
Teórica |
Prática |
|||||
4º ANO |
Básica |
Física II |
4 |
91,67 |
18,33 |
110 |
Introdução à Análise |
4 |
91,67 |
18,33 |
110 |
||
Equações Diferenciais Aplicadas |
4 |
91,67 |
18,33 |
110 |
||
Pedagógica |
Metodologia do Ensino Médio |
2 |
46,67 |
8,33 |
55 |
|
Profissional |
Estágio Supervisionado II |
- |
- |
- |
200 |
|
Complementar |
Optativa II |
2 |
55 |
- |
55 |
|
Complementar |
Trabalho de Curso |
- |
- |
|
60 |
|
Atividades Complementares |
- |
- |
- |
50 |
||
Carga-Horária Total do Ano |
376,68 |
63,32 |
750 |
|||
Carga-Horária Total de Teoria |
1905,08 |
|||||
Carga-Horária Total da Prática como Componente Curricular |
404,92 |
|||||
Carga-Horária Total do TC do Curso |
60 |
|||||
Carga-Horária Total das Atividades Complementares |
200 |
|||||
Carga-Horária Total Estágio Supervisionado |
400 |
|||||
Carga-Horária Total do Curso |
2970 |
|||||
Total de horas-aula |
3492 |
|||||
Conteúdo de Formação |
Componentes Curriculares |
CHS |
CHS |
CHT |
||
Teórica |
Prática |
|||||
Básica |
Elementos de Matemática |
2 |
46,67 |
8,33 |
55 |
|
Metodologia Científica |
2 |
46,67 |
8,33 |
55 |
||
Lógica Matemática |
2 |
46,67 |
8,33 |
55 |
||
Desenho Geométrico |
2 |
46,67 |
8,33 |
55 |
||
Informática em Educação Matemática |
2 |
46,67 |
8,33 |
55 |
||
Cálculo Numérico |
2 |
55 |
- |
55 |
||
Geometria Espacial |
2 |
55 |
- |
55 |
||
Funções de uma Variável Complexa |
2 |
55 |
- |
55 |
||
Geometria Dinâmica |
2 |
55 |
- |
55 |
||
Formação de Profissionais para Educação Inclusiva |
2 |
55 |
- |
55 |
Planos de Curso
Plano_de_Curso_2017_Cálculo_3.pdf
Plano_de_Curso_2017_Educação_Comunicação_e_Mídia_em_Matemática.pdf
Plano_de_Curso_2017_Estrutura_e_lgebra_Moderna.pdf
Plano_de_Curso_2017_Álgebra_Linear_I.pdf
Plano_de_Curso_2017cálculo_IV.pdf
Plano_de_Curso_2017cálculo_II.pdf
Plano_de_Curso_Estágio_2017.pdf
Plano_de_Curso_Cálculo_Diferencial_e_Integral_III1.pdf
Plano_de_Curso_Estágio_2017.pdf
Plano_de_Curso_Filosofia_Matemática.pdf
Plano_de_Curso_FISICA_II_2017.pdf
Plano_de_Curso_Leitura_e_Produção_de_Textos.pdf
Plano_de_Curso_Álgebra_Linear_2014_1.pdf
Plano_de_Curso_Metodologia_2017.pdf
Plano_de_Curso_Metodologia_Cientifica_Mat_20171.pdf
Plano_de_Curso_PLANO_DIDÁTICA_2017.pdf
Plano_de_Curso_PLANO_DIDÁTICA_20171.pdf
Plano_de_Curso_Pré-cálculo_2017.pdf
Plano_de_Curso_PRE_CALCULO_2017.pdf
Plano_de_Curso_Teoria_dos_Números_I_2017.pdf