APRESENTAÇÃO
O curso de História da Unidade Universitária de Jussara iniciou suas atividades em 1999 a partir da autorização através do Decreto nº. 4.959 de 01/10/1998, publicado do DOE de 06/10/1998 (Reconhecimento: parecer CEE/CLN nº 1.710, 18/08/2011 e res. CEE/CES nº 01, de 26/02/2010 e parecer CEE/CES nº. 17, de 16/04/2010 e resolução CEE/CES nº. 01 de 26/02/2010, alterada pela resolução CEE/CES nº. 02, de 16/04/2010.
O curso tem como objetivo a formação do historiador licenciado, apto ao exercício crítico do magistério do Ensino Fundamental e Médio, de modo a compreender a História, sendo capaz de estabelecer relações efetivas entre a realidade histórica e as realidades sócio-cultural e econômica, inseridas em um contexto local, regional e global. O profissional da História almejado pelo curso deve também ser capaz de atuar ativamente na gestão escolar, na pesquisa histórica e nas atividades de produção, sistematização e difusão do conhecimento histórico. Além do exercício do magistério, ele também poderá atuar em Museus, Institutos de Patrimônio Histórico, Órgãos públicos e instituições provadas. Ou ainda nos diversos organismos de preservação do patrimônio histórico e cultural.
Dessa forma, o curso articula-se através do tripé: ensino-pesquisa-extensão. Tripé esse responsável pela articulação das atividades acadêmicas realizadas por alunos, professores e funcionários técnico-administrativos da Unidade proporcionando uma maior dinâmica entre a produção de conhecimento, a formação das novas gerações e a ação da universidade na comunidade em que se insere.
PESQUISA
As atividades de pesquisa realizadas no curso de História buscam a articulação dos saberes e discussões produzidas em sala de aula com a prática profissional capaz de preparar adequadamente para o mercado de trabalho e para o entendimento das ações humanas no tempo. Assim, entende-se a pesquisa como elemento fundamental na formação de tais profissionais. Para tanto o curso conta com um corpo docente em permanente qualificação através de programas de pós-graduação (strictu e lato sensu). Além da formação e atualização do corpo docente o curso conta com um grupo de pesquisa que congrega professores e alunos do curso, além de pesquisadores de outras instituições de ensino superior.
Além da obrigatoriedade de realização de trabalho monográfico como requisito para a conclusão do curso, os alunos tem a possibilidade de participar do programa de Bolsas de Iniciação Científica (I.C). Os editais são divulgados anualmente, sendo que cabe ao aluno vincular-se ao projeto de pesquisa já existente de algum dos docentes do curso. Dependendo da modalidade o aluno recebe valor mensal (que varia de acordo com a bolsa) para a realização de sua pesquisa, além da supervisão e orientação de um professor (maiores informações: http://www.prp.ueg.br/).
GRUPO DE PESQUISA EM TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA (GETH)
Fundado em 2007 o então NETH (Núcleo de Estudos em Teoria da História e Historiografia) nascia com a proposta de articular as discussões nascidas em sala de aula sobre a teoria da História e a Historiografia sob novo ponto de vista. Não mais sob a égide da construção de modelos teóricos explicativos e normatizantes da realidade, mas da constituição do saber/fazer histórico ao longo do tempo.
Atualmente a proposta do Grupo é atuar promovendo reflexões sobre a importância e o sentido da teoria e da historiografia no âmbito das Ciências Humanas. Realizando grupos de estudos, ciclo de seminários, palestras e cursos, busca-se motivar a realização de trabalhos que tenham o intuito de refletir sobre o papel da teoria para o ofício do historiador além das implicações políticas, culturais e sociais da teoria. Esta articulação entre teoria e prática objetiva estreitar a relação entre o grupo e a comunidade, expandindo desta forma a reflexão teórica sobre a história.
Além destas atividades a existência do grupo tem se mostrado como um instrumento a mais de incentivo aos alunos para continuarem dando seguimentos a suas carreiras acadêmicas, ingressando em curso de pós-graduação. Ao longo do ano de 2009 foi criada a revista eletrônica mantida pelo Grupo, que recebeu o titulo de Expedições: Teoria da História e Historiografia (issn: 2176-6386).
PUBLICAÇÕES
LIVROS
BENTO, Luiz Carlos. (Org.). História e Ensino de História: as perspectivas do Saber Histórico e sua Culminância para o Desenvolvimento de um Projeto de Homem. Jundiaí: Paço Editorial, 2010.
PASSOS, Aruanã Antonio dos; RESENDE, Leandro Rocha (Orgs.). Para Além da Teoria: Ensaios de Teoria da História e Historiografia. Brasília: Kiron, 2011.
CAPÍTULOS DE LIVROS
ARAÚJO, Sandra Rodart; CARVALHO, Jacques Elias de. Memória e História: sobre lutas, resistências e arte durante o regime militar brasileiro. In: Alessandro Martins Prado; Cláudia Karina Ladeia Batista; Isael José Santana. (Org.). Direito à Memória e à Verdade e Justiça de Transição no Brasil: uma história inacabada! : uma república inacabada! Curitiba/PR: Editora CRV, 2011, p. 165-179.
ARAÚJO, Sandra Rodart. História, teatro e recepção: os desdobramentos do golpe militar de 1964pela análise da peá Corpo a Corpo (1970) de Oduvaldo Vianna Filho. In: Robson Corrêa de Camargo; Eduardo José Reinato; Heloisa Selma Fernandes Capel. (Org.). Performances Culturais. São Paulo/SP - Goiânia/GO: Hucitec/ Editora da PUC/GO, 2011, p. 224-237.
APRESENTAÇÕES EM EVENTOS
ARAÚJO, Sandra Rodart. Formação de Professores: teorias e práticas. In: IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2011, Florianópolis/SC. Anais Eletrônicos do IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História. Santa Catarina/SC : UFSC/CED, 2011.
OLIVEIRA, Fabiane Costa. Cadernos de Nosso Tempo: a formulação ibespiana do pensamento nacionalista. In: V Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades, 2011, Goiânia. V Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades. Goiânia, 2011. p. 1-15.
OLIVEIRA, Fabiane Costa. Ademarismo: a construção ibespiana do conceito populismo. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. XXVI Simpósio Internacional de História, 2011
PASSOS, Aruanã Antonio dos. Liberdade e poder nos últimos escritos de Foucault. In: Anais do V Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades. Goiânia: UFG, 2011.
PASSOS, Aruanã Antonio. "O Vampiro entre o passado e o presente": o realismo de Dalton Trevisan e as fantasmagorias sombrias da modernidade. In: V Colóquio Filosofia e Ficção: Phantasia & Phantasma, 2011, Goiás. Caderno de resumos: V Colóquio. Goiânia: Almeida & Clément Edições, 2011. v. 1. p. 9-10.
PASSOS, Aruanã Antonio dos. Para uma mecânica do racismo: figurações do (bio) poder em Michel Foucault e Hannah Arendt. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300883560_ARQUIVO_Paraumamecanicadoracismo-textoanpuh.pdf
REVISTA EXPEDIÇÕES (issn: 2176-6386)
A revista Expedições: Teoria da História e Historiografia é uma publicação eletrônica organizada pelo (GETH - Grupo de Estudos em Teoria da História e Historiografia) com o apoio do Departamento de História da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Jussara. A revista se propõe a intensificar o diálogo entre professores, estudantes e toda comunidade acadêmica, em nível local, regional e nacional, divulgando conferências, artigos, ensaios, resenhas, traduções e documentos inéditos com considerável relevância histórica, e, articulados ao debate da teoria da História e sua importância dentro do campo epistemológico do conhecimento histórico e do ofício do historiador.
Nossa intenção é consolidar um espaço produtivo e qualificado que busque difundir a produção historiográfica local e aproximá-la da produção historiográfica brasileira através de outros pesquisadores e grupos de pesquisa. Dessa forma a revista pretende dimensionar as questões teóricas fundamentais com a historiográfica em diversos contextos históricos.
Assim estamos abertos ao recebimento de textos que contemplem temas e debates dentro do campo da teoria da história, da historiografia e da historiografia do ensino de História. Já que entendemos que a formação teórica e o ensino de história são indissociáveis a todo profissional da História. Aceita-se contribuição de alunos de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais da área de Ciências Humanas e áreas afins.
Para o envio de artigos ou para entrar em contato com o grupo envie uma mensagem para: geth_teoria_historiografia@yahoo.com.br.
EVENTOS
Ciclo de Seminários (encontros mensais)
Encontro de Teoria da História e Historiografia (bianual)
Pesquisadores:
Me. Alexandro Neundorf (UFPR)
Dr. Antonio Paulo Benatte (UEPG)
Me. Aruanã Antonio dos Passos (UEG)
Me. Deuzair José da Silva (UEG-UFG)
Ma. Fabiane Costa Oliveira (IFG-UnB)
Me. Leandro Rocha Resende (UEG)
Me. Luiz Carlos Bento (UFG)
Dr. Marcos Luís Ehrhardt (Unioeste)
Me. Rodrigo Fernandes da Silva (UEG)
Ma. Sandra Rodart Araújo (UEG-UFU)
Esp. Wilson de Sousa Gomes (UEG)
Contato:
geth_teoria_historiografia@yahoo.com.br
http://www.jussara.ueg.br/revista_geth/
EXTENSÃO
Atividades de extensão tem como intuito a articulação das diversas atividades acadêmicas realizadas na universidade com a comunidade. Podemos dizer que a extensão tem a pretensão de aproximar a universidade da sociedade e de trazer a sociedade para mais perto da universidade.
O curso de História conta atualmente com projeto de extensão "Ação Educativa em História: a implantação do Centro de Pesquisa e Documentação em História na Unidade Universitária de Jussara", contemplado pela Pró Reitoria de Extensão (PrE) em 2011 com o valor de R$15.000,00.
O Projeto tem como objeto a criação e implantação de um Centro de Documentação e Pesquisa em História na Unidade de Jussara. Sob a coordenação do Prof. Aruanã Antonio dos Passos e com a colaboração do então professor do curso Esp. Wilson de Sousa Gomes o Centro recebeu sua primeira doação de documentos provenientes do município de Fazenda Nova-GO.
Os interessados em conhecer mais detalhadamente o projeto podem entrar em contato com o coordenador através do e-mail: aruanaap@yahoo.com.br ou na Unidade Universitária de Jussara.
A CULTURA E A IDENTIDADE NACIONAL: A CAPOEIRA NA ESCOLA
O projeto foi desenvolvido pelo Professor Wilson de Sousa Gomes. Seu período de vigência é de 16 Meses. 01 de setembro de 2012 a 31 de dezembro de 2013. Palavras chave: História, Ensino de Historia, Cultura e cultura afro brasileira.
A CULTURA AFRO BRASILEIRA PROBLEMATIZADA: TEORIA, TRADIÇÃO E EDUCAÇÃO
O projeto foi desenvolvido pelo Professor Wilson de Sousa Gomes. Seu período de vigência é do dia 01 de Novembro até o dia 30 de Novembro de 2012.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2013 (2013)
Atividades do Estágio Supervisionado I e II
Documentação
Estágio Supervisionado I
Slides - África e seus Reflexos
Estágio Supervisionado II
Culminância
Culminância do Estágio 2013 part1
Culminância do Estágio 2013 part2
Culminância do Estágio 2013 part3
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2014 (2014)
Documentação
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
Culminância
ESTÁGIO (2017)
Estágio Supervisionado (Relatório Final)
2013
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__Acacio.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__ALINE_OLIVEIRA.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__ANA_PAULA.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__APARECIDA_MARIA.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__DENNER_WILLIAN.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__GESSYANE.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__LIDIANE_ADALIA.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__MAENI.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__MRCIA_LORRAYNY.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__NILSON_SOARES.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__Pauliana.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__RENATA_DIAS.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__Rosimar.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__Samantha.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__TAYNARA.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__THIAGO.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__Valdivino.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__WANDERSON.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__WASHINGTON.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__WEBERTON.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__WESLAINE.pdf
2014
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO_ KSSIA_APARECIDA.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO_ JULIANA_VIEIRA.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO_ Jeniffer.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__DAYANA.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__TAYANA_2014.pdf
2015
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I
RELATORIO_DE_ESTAGIO__CAROLINA.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__GESSICA.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__GUILHERME.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__JULIANA.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__LILIANE.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__MAYRA.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__SONIA_ARAUJO.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__VALDIRENE.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__VALRIA.pdf
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II
RELATORIO_DE_ESTAGIO__DAYANA_2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__ELIZANGELA_M._ARAUJO_2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__JENIFFER_2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__JULIANA_VIEIRA__2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__KESSIA_2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__MARIA_APARECIDA__2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__MARIA_MARGARIDA__2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__Nayrhainne_Duarte__2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__PAULO_RICARDO__2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__SHEILA__2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__SUELMA__2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__TAYANA__2015.pdf
2016
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II
RELATORIO_DE_ESTAGIO_CAROLINA_SANTOS_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_GESSICA_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_GUILHERME_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_JULIANA_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_LILIANE_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_MAYRA_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_RENATA_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_SONIA_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_VALDIRENE_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_VALERIA_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_WEBERTON_2016
2017
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II
RELATORIO_DE_ESTAGIO_GIOVANA_2017
RELATORIO_DE_ESTAGIO_JOAO_PEDRO_2017
RELATORIO_DE_ESTAGIO_KAREN_2017
RELATORIO_DE_ESTAGIO_LORRAINE_CRISTINA_2017
RELATORIO_DE_ESTAGIO_MAXY_2017
RELATORIO_DE_ESTAGIO_NATALIA_2017
RELATORIO_DE_ESTAGIO_THAYS_THALYTA_2017
2018
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II