PRATICA CURRICULAR 2012 (2012)
Idade Média na Sala de Aula
O presente trabalho detém informações sobre vários assuntos referentes à Idade Média, pois elenca discussões em torno de suas principais características e seu reflexo na sociedade moderna e contemporânea.
De acordo com Hilário Franco Júnior, a Idade Média foi o berço de muitas descobertas, não podendo ser considerada como momento de regressão. Nela se deu o surgimento de várias técnicas, pesquisas, entre outros, que melhoraram a vida humana, aproximadamente no período entre o século V - XV.
Convém informar que ao falarmos sobre Idade Média, não estamos nos referindo a um só povo e sim a vários, possivelmente situados no continente europeu, parte do continente asiático e o norte da África, e que seus fundamentos estão em torno do cristianismo de Roma e dos povos germânicos. Assim, uma explicação simplista sobre essa complexidade seria inadequada, além disso, poderia gerar graves anacronismos ou um perigoso sentimento etnocêntrico.
Por meio de pesquisas fundamentadas em base teórica, com base em vários autores relacionados ao estudo da Idade Média, foi desenvolvido esse trabalho pelos (as) acadêmicos (as) do 1° do Curso de Licenciatura em História, sob orientação da professora proponente Simone Luz da Silva.
Esse trabalho aconteceu em dois momentos, onde no primeiro momento foi apresentada a proposta de assistir uma aula de história no Ensino Fundamental Segunda Fase e no segundo momento, sob organização dos acadêmicos em duplas, e orientação da professora Simone Luz, deu-se as apresentações das micro aulas de todos os acadêmicos do 1° ano e a construção de textos ilustrativos e artigos, concluindo esse trabalho no dia dezoito de setembro de dois mil e doze, ressaltando que o mesmo corresponde as Práticas Curriculares de História Medieval contabilizando uma carga horária de 18h/a, desenvolvidas no 3° bimestre do corrente ano letivo de 2012, e, além disso, a pesquisa realizada, conforme os textos a seguir será uma via encadernada e transformada em material de apoio destinado a ficar na Biblioteca ou no Laboratório de Estágio, e outra será disponibilizada no Site da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Jussara.
Idade Média na Sala de Aula, completo
Prática Curricular - Historiografia Brasileira (2014)
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PRATICA CURRICULAR 2011 (2011)
A CULPA DE BIN LADEN
RESUMO: O artigo se propõe a fazer uma reflexão acerca dos atentados promovidos por Osama Bin Laden, levando em consideração os aspectos concretos que temos em mãos, e as questões ideológicas e emocionais que marcaram e estarão sempre na memória das pessoas. Bin Laden e a Al-Qaeda sempre tiveram grande grau de envolvimento em atentados ocorridos pelo mundo, no qual se destaca o de 11 de setembro de 2001. Não podemos, entretanto, desconsiderar as outras investidas que tantas vidas tiraram pelo mundo afora. São consideráveis e dignas de atenção as relações mantidas entre os Estados Unidos da América e o próprio Bin Laden, o que de certa forma pode ter motivado o terrorista a promover tais atos contra a humanidade. O Islã também foi afetado pelas atitudes da Al-Qaeda. Evidencia-se enorme preconceito pelo mundo afora, pois as pessoas tendem a atribuir ao Islã toda a fonte da violência que se alastra através dos atos terroristas de Osama. Algumas respostas nunca serão encontradas, pois jazem junto à poeira e aos escombros de tantas destruições, mortas como as vítimas de um homem que não via limites para alcançar seus obscuros e confusos objetivos.
A CULPA DE BIN LADEN, completo
OSAMA BIN LADEN, CULPADO OU INOCENTE?
RESUMO: O presente artigo propõe á fazer uma reflexão acerca dos atentados de 11 de setembro de 2001. Considerando os aspectos concretos que temos em mãos, Osama Bin Laden deveria ter sido submetido á jurisdição do tribunal penal internacional, a fim de ser julgado culpado ou inocente das acusações que pesava sobre ele. Infelizmente, isso não aconteceu. Não se fez justiça. O que aconteceu foi sim á violação dos seus direitos civis, todavia essa nação que se auto intitula-se a mais civilizada do mundo, violou esse preceito, pois a declaração universal dos direitos humanos de 1949 de número 217 diz; “que toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias a sua defesa”. No Caso de Osama Bin Laden foi condenado á morte sem o direito de defesa e um julgamento justo. Sob o domínio do ódio, praticou-se a vingança. O que houve na verdade foi um assassinato premeditado, uma execução sumaria, haja vista que Osama Bin Laden estava desarmado, segundo declarações das próprias autoridades norte americano, houve uma indisfarçável ofensa aos princípios do direito e da democracia, que exigem julgamentos imparciais, justos, a qualquer que sejam os criminosos e quais sejam seus crimes.
OSAMA BIN LADEN, CULPADO OU INOCENTE?, completo
HISTÓRIA MEDIEVAL 2013 - PRÁTICAS CURRICULARES – 15H/A (2013)
HISTÓRIA MEDIEVAL 2013 - PRÁTICAS CURRICULARES – 15H/A
As Práticas Curriculares serão trabalhadas em dois momentos:
06 / 08 = Apresentação da proposta e planejamento - sala de aula; 06 / 08 = Apresentação da proposta e planejamento - sala de aula;
1º momento:
Tema: Assistir 1h/a de História no Ensino Fundamental – 2ª fase.
Objetivo: Conhecer, analisar e refletir a realidade da sala de aula, enquanto você
“docente” o responsável pelo ensino-aprendizagem de toda a turma “discente”.
Metodologia: Assistir uma aula de História no Ensino Fundamental – II fase (6º ao 9º ano).
Observar os procedimentos de uma aula.
A socialização será feita em sala de aula, junto a apresentação de uma micro aula, conforme abordada no segundo momento.
Sugestões:
Nome da instituição / endereço / curso: Ensino Básico (Fundamental / Médio) / gestão / coordenação (s) / professor (s) / nível social / série / tema / metodologia / número de aluno na turma / alunos “especiais” / alunos “problema” / apoio de especialistas para casos específicos/ participação do responsável...
2º momento:
Tema: correspondente a História Medieval.
Objetivo: Conhecer a realidade de um profissional do ensino (professor de história) na ação da prática docente. O Planejamento (pesquisa, plano de aula, atividade avaliativa); a Execução da aula (micro aula – 30 minutos).
Metodologia: Escolher, planejar e executar uma micro aula de História Medieval contextualizando a temática trabalhada com os dias atuais dos discentes, sendo esta realizada em dupla.
Teoria: Produzir um texto a partir das experiências vividas em e extra sala de aula no
Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). “Ser professor (a) de História”. Publicá-lo no site.
Cronograma: Planejamento e Execução: 3º bimestre Dias previstos: 13 / 08 = Filme: Clube do Imperador
13 / 08 = Filme: Clube do Imperador
20 / 08 = Apresentação da micro aula (3 duplas) 20 / 08 = Apresentação da micro aula (3 duplas) 27 / 08 = Apresentação da micro aula (3 duplas) 27 / 08 = Apresentação da micro aula (3 duplas) 03 / 09 = Entrega do texto para publicação.
03 / 09 = Auto avaliação das Práticas Curriculares.
Profª.: Simone Luz da Silva
Juliana Balduino Florêncio