Com criatividade, técnica e dedicação, os alunos do 3º período do curso superior de Logística da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – unidade de Jataí – realizaram uma exposição de maquetes que simulam ambientes reais de armazéns logísticos. A atividade foi conduzida dentro da disciplina Gestão de Estoque, Armazenamento e Distribuição, sob a tutoria da professora Ana Flávia Silva Corbelino.
A proposta teve como principal objetivo aplicar, na prática, os conhecimentos teóricos estudados em sala, especialmente sobre o tema de layout logístico. O layout, nesse contexto, é a organização física do espaço de um armazém, essencial para garantir eficiência nos processos de estocagem, movimentação e distribuição de mercadorias, além da segurança dos trabalhadores.
Durante as aulas, os estudantes analisaram diferentes tipos de layout, aprendendo a identificar qual modelo se adapta melhor a cada tipo de operação. Com base nesse conteúdo, cada grupo criou uma maquete representando um armazém, estruturado com setores bem definidos: área de segurança para máquinas, corredores para circulação de pessoas, espaços para entrada e saída de mercadorias por meio do terminal de carga, além da representação do fluxo no processo de carga e descarga.
Transformando a teoria em prática
Segundo a professora Ana Flávia, a atividade foi mais do que uma simples apresentação. “Foi uma forma de concretizar o conhecimento. Quando o aluno visualiza e constrói com as próprias mãos aquilo que aprendeu na teoria, o aprendizado se torna mais significativo e duradouro”, destacou.
A exposição também chamou atenção de estudantes do curso de Agroindústria que visitaram o espaço e demonstraram interesse pelos projetos apresentados, reforçando a importância da integração entre áreas distintas, mas complementares no setor produtivo. Para os visitantes, a atividade foi uma oportunidade de compreender melhor a importância da logística no escoamento da produção e na eficiência dos processos industriais.
Trabalho em equipe
Além de promover o raciocínio logístico, a iniciativa incentivou o trabalho em equipe, o planejamento e a criatividade dos estudantes. Foi também um momento de troca de experiências, onde os alunos puderam comparar soluções e aprimorar suas ideias com base no conhecimento adquirido ao longo do curso.
A atividade evidencia o compromisso da UEG Jataí com uma formação acadêmica conectada com a prática profissional, preparando seus estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Metodologias ativas como essa reforçam o papel da universidade como espaço de construção do saber aplicado, inovador e colaborativo.