A Universidade Estadual de Goiás (UEG) esteve representada no Fórum Goiano de Mudanças Climáticas, na quinta-feira,5, em sua primeira plenária, realizada no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, pelo coordenador da Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás, prof. Me. Diego Simões.
Foram discutidos os principais desafios climáticos do estado, para alinhar-se à Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), em busca da redução de emissões de gases de efeito estufa e a implementação de medidas de adaptação e mitigação frente ao aquecimento global.
O professor falou sobre a importância da representação da universidade no fórum. “A presença da UEG no Fórum reafirma o compromisso da Universidade com o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento das mudanças climáticas, fortalecendo a parceria entre academia, governo e sociedade”, afirmou.
Composto por 36 membros, sendo 18 representantes do setor público e 18 da sociedade civil, o Fórum visa garantir um debate amplo e diversificado. A participação de instituições públicas e civis assegura um diálogo equilibrado sobre a formulação de políticas e ações voltadas à mitigação dos impactos ambientais.
A estrutura do Fórum inclui câmaras técnicas (CTs) e grupos de trabalho (GTs) especializados em áreas estratégicas e tem como objetivo promover um espaço consultivo e de discussão sobre temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e os desafios das mudanças climáticas.
As plenárias do Fórum serão realizadas periodicamente e são abertas ao público, incentivando a participação e o envio de contribuições para aprimorar as políticas ambientais e de sustentabilidade no estado de Goiás.
(Comunicação Setorial|UEG)