No último domingo, 22 de setembro, a comunidade acadêmica se despediu da edição 2024 dos Jogos Universitários da Universidade Estadual de Goiás (UEG), realizados na cidade de Caldas Novas.
Durante cinco dias intensos de competição, 16 câmpus e unidades universitárias participaram de 13 modalidades esportivas, tanto individuais quanto coletivas. Os campeões de cada modalidade garantiram vaga para os Jogos Universitários Goianos (JUGs) de 2025, cujas datas e local ainda serão definidos.
Na despedida do torneio, o cansaço dos atletas se misturou a histórias de conquistas e algumas frustrações, que foram aos poucos superadas pelo espírito esportivo e de integração que marcaram a competição. “Estou muito feliz de estar aqui. É meu segundo ano nos Jogos. Esperávamos o primeiro lugar, mas conseguimos o terceiro. Mesmo assim, estou muito contente. Espero que no ano que vem a gente consiga o título”, afirmou Giovanna Ribeiro, aluna do curso de Agronomia do Câmpus Sudoeste, com sede em Quirinópolis, que conquistou o terceiro lugar no futsal feminino.
Estudante de Direito do Câmpus Metropolitano, Geovana Lemos ficou impressionada com a organização do evento. “A estrutura montada para os Jogos é incrível. Fiquei muito impressionada, foi uma experiência ótima”, comentou ela, que participou do xadrez, modalidade que melhor simbolizou o espírito de união entre estudantes e docentes, uma característica marcante dos Jogos. Embora tenha terminado na 8ª posição, e longe da disputa por medalhas, Geovana teve a oportunidade de ver de perto dois professores disputando a final: Marcos Alves, da Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás, foi o campeão, enquanto Nádio Carlo de Souza Vieira, da UnU Itaberaí, ficou com a medalha de prata.
Os irmãos Dyego e Dyogo Carneiro, alunos da Unidade Universitária de Goiânia (Eseffego), brilharam no futmesa, modalidade que estreou nesta edição. O esporte, que combina elementos de futebol, futevôlei e tênis de mesa, é jogado com uma bola de futebol em uma mesa curvada. “A inclusão dessa modalidade é uma excelente oportunidade para fortalecer o futmesa em Goiás”, afirmou Dyego, que conquistou o primeiro lugar nos Jogos da UEG. Já Dyogo, vice-campeão, elogiou a organização do torneio, que garantiu a inscrição de um número satisfatório de atletas para que fossem realizadas tanto uma fase classificatória quanto uma final na modalidade. “Vamos representar a UEG novamente nos JUBs e esperamos que mais atletas tenham a oportunidade de jogar futmesa, que tem crescido muito no Brasil, especialmente no Nordeste”, completou.
A pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da UEG, profa. Sandra Máscimo, destacou que a competição superou as expectativas. “Tivemos muitos talentos revelados nessa edição, que certamente brilharão nas competições regionais e nacional em 2025”, afirmou, agradecendo a todos os envolvidos na realização do evento. “Agradeço a todos os discentes, docentes, chefes de equipe, nossa Comissão Organizadora e apoiadores. Que a edição de 2025 supere a de 2024! Viva os Jogos Universitários e viva a UEG!”, celebrou.
Sobre os Jogos Universitários
Realizados entre 18 e 22 de setembro, em Caldas Novas, os Jogos Universitários são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PRE|UEG). A competição contou com a participação de 634 inscritos, entre estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos da universidade. Os Jogos contaram, ainda, com a parceria da Prefeitura Municipal de Caldas Novas, e foram realizados por meio de convênio com a Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU). Também tiveram o apoio do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Caldas Novas (Demae); Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO); Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás de Caldas Novas – Nivo das Neves; e Lagoa Parques e Hotéis.
Os resultados das competições podem ser acessados no site da PRE|UEG ou o perfil da UEG no Instagram.
Para conferir fotos e vídeos de todos os dias do evento, clique aqui.
(Comunicação Setorial|UEG)