O egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo do Câmpus Central de Anápolis, Talles Lopes, está concorrendo ao Prêmio Pipa 2024. Considerado um dos maiores prêmios de artes visuais do país, foi criado pelo Instituto Pipa, para apoiar e promover o desenvolvimento da Arte Contemporânea.
A obra de Talles se baseia na revisão de arquivos, atlas, projetos arquitetônicos e catálogos de exposições, investigando as complexas relações históricas entre design, arquitetura e as heranças coloniais.
A votação é online e feita através do site oficial do prêmio. Para votar, é necessário acessar a página de votação, selecionar o nome do canditato e confirmar o voto.
O processo de escolha é dividido em dois turnos: no primeiro, os candidatos que conseguirem obter o mínimo de pontos avançam para a próxima etapa. Cada eleitor deve votar em pelo menos três artistas para que seus votos sejam computados. A votação desta etapa encerra-se em 7 de julho. O segundo turno começa em 15 de julho e termina em 21 de julho. A contagem de votos é zerada, e os dois artistas mais votados são premiados.
Talles expressa sua felicidade pela indicação ao prêmio, destacando: "É uma oportunidade de apresentar um recorte da minha produção artística para públicos e artistas de diferentes partes do Brasil; acredito que isso favorece os intercâmbios culturais que alimentam o trabalho de um artista."
Talles participou de importantes exposições, como a 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2019), "Histórias Brasileiras" (2022) no MASP – Museu de Arte de São Paulo e "Concretos" (2022) no TEA – Tenerife Espacio de las Artes, na Espanha. Em 2020, foi contemplado com o Prêmio EDP nas Artes, realizado no Instituto Tomie Ohtake. Sua trajetória inclui residências artísticas na Fundação Delfina em Londres (2022), no Projeto URRA em Buenos Aires (2023), no IPA – Institute for Public Architecture (2023) e no Watermill Center (2024), ambos em Nova Iorque.
Acompanhe mais do trabalho de Talles no vídeo abaixo:
(Comunicação Setorial|UEG)