Aula prática no Laboratório do Curso de Tecnologia de Alimentos da UnU Jataí.
Identificar as propriedades e as características individuais de cada alimento que consumimos no nosso dia-a-dia não é uma tarefa fácil. No entanto, o acadêmico em Tecnologia de Alimentos aprende tudo isso durante os anos do curso superior na Unidade da UEG de Jataí. Pela nova matriz curricular, ao todo serão dois anos e meio de estudo até a formatura.
Na UnU Jataí, o curso Superior em Tecnologia de Alimentos tem o diferencial de ser um curso voltado para o mercado de trabalho, onde o profissional também terá habilidades para planejar, implementar, administrar, gerenciar, promover e aprimorar a produção de alimentos, nas industrias, bem como na cadeia agrícola do município. O curso é direcionado também para a formação de um profissional capaz de organizar de forma coletiva e solidária, a partir das tecnologias industriais e físico-químicas, para garantir o melhoramento dos alimentos, a soberania e a segurança alimentar e nutricional da população.
O vestibular 2023
A data do processo seletivo ainda não foi definida, mas já está confirmado que esse ano, provavelmente o curso em Tecnologia de Alimentos da Unidade Universitária de Jataí terá o seu tão aguardado retorno ao vestibular. Em anos anteriores foram disponibilizadas 40 vagas para ampla concorrência e a expectativa é de que essa mesma quantidade seja disponibilizada aos candidatos também no próximo vestibular.
Para a coordenadora da Unidade, professora Mª. Arquidânia Lásara Franco Maciel, a volta do vestibular vem atender um anseio popular. Nós temos recebido diariamente questionamentos da comunidade sobre o vestibular para o curso de Alimentos, porque ele tem um público muito consistente, são pessoas e empresas querendo saber quando teremos o vestibular e além disso o curso tem também uma demanda mercadológica intensa, tanto que a maioria dos nossos formandos e formandas sai da faculdade empregados(as) na sua área de formação. Disse a coordenadora.
O lado técnico do curso
A atuação do Tecnólogo de Alimentos é bastante ampla, podendo exercer suas atividades em diversas áreas e setores relacionados a produção de alimentos, desde a seleção de matérias-primas e processos tecnológicos adequados, envolvendo o transporte, bem como a comercialização dos produtos. Dessa forma, o profissional está apto a atuar em diferentes locais como laboratórios de análises de alimentos, indústrias e agroindústrias de alimentos e bebidas, cozinhas industriais, Institutos de pesquisa, empresas de logística de alimentos, entre outros.
O Tecnólogo de Alimentos é o profissional habilitado para conduzir, melhorar e desenvolver processos de beneficiamento de alimentos, com qualificação para acompanhar os avanços científicos e tecnológicos relacionados a produção de alimentos e áreas correlatas. Com a volta do vestibular esse ano, nós atendemos uma demanda reprimida do mercado de trabalho, porque o nosso curso é uma ótima oportunidade para que o estudante adquira conhecimentos que depois podem ser aplicados em industrias e empresas ligadas ao ramo alimentício! Afirma a coordenadora do curso, professora Mª. Nirialuce Rezende.
Aula prática no Laboratório do Curso de Tecnologia de Alimentos da UnU Jataí.