Intitulado “A pesquisa-ação no estágio supervisionado em Geografia”, o projeto desenvolvido pela professora Dra. Francilane de Souza, docente do curso de Licenciatura em Geografia do Câmpus Nordeste da UEG, foi laureado na 4ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, promovido pela Fundação Carlos Chagas (FCC).
O trabalho consiste na aplicação da metodologia de pesquisa-ação no contexto do estágio supervisionado, promovendo uma formação docente mais prática e reflexiva. A pesquisa foi selecionada por sua relevância no desenvolvimento de futuros professores da educação.
Além da UEG, o prêmio reconheceu outras duas iniciativas: "Avaliar para aprender se aprende avaliando", da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); e "Experiências pedagógicas com a EJA pelo Brasil", da Universidade de São Paulo (USP).
Os vencedores receberão um prêmio de R$ 30 mil, além de diploma e troféu-réplica da escultura da artista plástica Vera Lucia Richter. Os projetos premiados também serão publicados na série "Textos FCC", da Fundação Carlos Chagas, que valoriza e divulga essas propostas inovadoras.
A premiação será realizada de forma remota no dia 22 de novembro, e o resultado desta e das edições anteriores pode ser conferido na página oficial da Fundação Carlos Chagas.
Prêmio Professor Rubens Murillo Marques
Criado em 2011, o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é uma iniciativa da FCC que valoriza e divulga experiências educativas, propostas e realizadas por docentes dos cursos de Licenciatura na formação de professores para a educação básica.
A homenagem ao prof. Dr. Rubens Murillo Marques é o reconhecimento de sua trajetória acadêmica e de sua atuação no campo da Educação com o intento de levar valores éticos aos jovens.
Sobre a pesquisadora
Francilane Eulália de Souza é graduada e bacharelada em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia; possui mestrado pela Universidade Federal de Goiás e doutorado pela UNESP, com período de doutorado sanduíche na Universidade de Alicante, na Espanha. Atualmente, é professora da Universidade Estadual de Goiás, líder do Geper e membro do Nera, com atuação em geografia e educação, focando em temas como educação do campo, formação de professores, estágio supervisionado, campesinato, luta pela terra, identidade territorial camponesa.
(Comunicação Setorial|UEG)