Uma equipe de 16 representantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG), composta por servidores técnico-administrativos e gestores, participou na última sexta-feira, 21, do evento “Não ao Assédio! – Dia Estadual de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual no ambiente de Trabalho”, que reuniu
O encontro, que reuniu mais de 500 pessoas no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-GO), foi promovido pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) e o Instituto Goiano de Direito do trabalho (IGT) e teve por objetivo discutir formas de identificar, prevenir e enfrentar o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
Abertura e lançamento da cartilha
Os participantes foram recebidos pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller e pelo Presidente do IGT, Gustavo Afonso Oliveira. Na ocasião, Ziller realizou o lançamento oficial da Cartilha de Prevenção e Combate ao Assédio e pode ser acessada pelo link.
“O lançamento da cartilha organizada pela equipe da CGE reforça o nosso compromisso com o combate ao assédio no Estado de Goiás, assim como a conscientização nos espaços de trabalho”, afirmou.
Mesa redonda
Com o tema “Assédio: conhecer, prevenir e enfrentar”, compuseram a mesa a delegada estadual de atendimento especializado à mulher, Ana Elisa Gomes Martins; a psicóloga da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Maria Conceição Santos Sousa e o doutor em direito público, Arnaldo Bastos Santos Neto. A mesa foi mediada pelo advogado e presidente do IGT, Gustavo Afonso Oliveira.
Entre as discussões da mesa, foi pontuada a importância de se incentivar uma cultura respeitosa no ambiente organizacional, além da necessidade de desenvolver melhores processos de denúncia e identificação de casos de assédio.
Painéis
No período vespertino, o subcontrolador do sistema de correição e contas da CGE-GO, Bruno Mendes Dias, propiciou um painel com as palestrantes, Wanessa Vieira, Juíza do Trabalho da 18ª Região que debateu sobre os aspectos jurídicos e direitos na constituição. Como também a Marina Junqueira Cançado, Psicóloga do TRT da 18ª Região, que palestrou sobre os desafios no ambiente de trabalho.
Além disso, esteve presente o corregedor da Procuradoria-Geral Federal, Gilberto Waller Junior que expôs sobre as maneiras de prevenção e instrumentos de apuração nos casos de assédio. Para a Juíza a partir do momento que nós tomamos conhecimento sobre o que é o assédio, conseguimos identificar, prevenir e combater esse comportamento. Já para a Psicóloga, o assédio institucional precisa ser uma luta a ser enfrentada.
Para o encerramento, o evento contou com os temas (Tridimensionalidade dos Assédios e das Violências), apresentada pela Juíza da 2ª Vara do Trabalho de Jundiaí (SP) no TRT da 15ª Região, Patrícia Maeda e (Estereótipos, Vieses Inconscientes e as Violências que produzem) apresentada pela advogada trabalhista, Luciane Toss. A servidora do tribunal superior do Trabalho (TST), Renata Caciquinho Bittencourt, foi a responsável pela presidência da mesa.
Dia Estadual de Prevenção e Combate ao Assédio
O Dia Estadual de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho, celebrado em 21 de junho, é uma importante data para conscientizar e mobilizar a sociedade e as organizações sobre a necessidade de criar ambientes laborais seguros e respeitosos. Em Goiás, a data foi instituída em abril de 2019, com o projeto de Lei Nº 20.470 com o objetivo de promover medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência moral e sexual.
“O assédio é uma montanha que precisa ser enfrentada, além de ser um tema de suma importância que precisa ser debatido, tanto como forma de exercício de um poder hierárquico, como na questão da dignificação e integridade do trabalhador(a)”, concluiu Ziller em sua fala.
Confira o álbum de fotos clicando aqui.
(Comunicação Setorial da CGE-GO, com alterações)