O curso tem como foco principal o exercício do magistério no Ensino Fundamental, Médio e cursos profissionalizantes. Habilita a trabalhar nas indústrias alimentar e farmacêutica, laboratórios de centros de qualidade e análises e em instituições de pesquisas pura e aplicada, vinculadas ou não às universidades. Diversas instituições empregam biólogos, tais como parques e reservas florestais, institutos de Botânica, de Zoologia, de Ecologia e instituições dedicadas ao aprimoramento genético de animais e plantas e à biotecnologia como Engenharia Genética. Ainda desempenham funções em laboratórios de Citogenética, em museus de Zoologia e Botânica, institutos agronômicos entre outros. Há também promissor mercado de trabalho aos Biólogos ligados às Agências Ambientais governamentais e não governamentais.
Forma o Geógrafo Licenciado, com o foco principal para o exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio. O professor de Geografia deve participar ativamente na organização e gestão da escola, desenvolvendo habilidades de atuação coletiva e de tomada de decisões, seja na elaboração dos projetos educacionais no campo do Ensino, da Pesquisa e da Extensão em Geografia, seja na gestão educacional ou ambiental, apresentando predisposição para as atividades acadêmicas, culturais e científicas, para associar, abordar, dissertar e sintetizar os problemas ligados ao relacionamento da sociedade com a natureza. Além do magistério, o Licenciado em Geografia encontrará um promissor campo de atuação nos diversos organismos que estudam e fiscalizam o meio ambiente.
Forma o Historiador Licenciado, com o foco principal para o exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio, de modo a compreender criticamente História, sendo capaz de estabelecer relações efetivas entre a realidade histórica e a as realidades sócio-cultural e econômica, inseridas em um contexto local, regional e global. Deve também ser capaz de atuar ativamente na gestão escolar, na pesquisa histórica e nas atividades de difusão do conhecimento histórico. Além do exercício do magistério, ele também pode atuar em Museus Históricos, Institutos de Patrimônio Histórico ou nos diversos organismos de preservação do patrimônio histórico e cultural.
Forma o licenciado em Letras, com foco principal no Ensino Fundamental e Médio, capacitando-o na interpretação correta de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos; explicando seus processos e argumentos de formação; investigando as questões ligadas ao ensino da língua materna e língua inglesa, partindo assim de diversas teorias e abordagens. A concepção da língua como fenômeno sócio-cultural e a compreensão do ensino como uma realidade social são alguns dos valores despertados nos acadêmicos do curso de Letras, que visa formar leitores críticos, cientes das diversificadas noções de gramática e conhecedores das variedades linguísticas e seus diferentes níveis. Ao término do Curso, o licenciado em Letras terá adquirido uma atitude investigativa que favorecerá ao processo contínuo de construção do conhecimento na área e estará apto a responder aos desafios que a prática social e docente apresentam no cotidiano.