Laborátorios do Curso de Letras |
1 - Laboratório Interdisciplinar de Línguas (LAIL) - Coord. Ma. Fabrízia Lúcia da Costa Coelho |
2 - Laboratório Interdisciplinar de Linguística aplicada à sociedade (LILAS) - Coord. Dr. Hélvio Frank de Oliveira |
3 - Literatura em interfaces: transdisciplinaridade e interculturalidade (LINTERFACES) - Coord. Dr. José Elias Pinheiro Neto |
1 - Laboratório Interdisciplinar de Línguas (LAIL)
Coordenação: Profa. Ma. Wildinara karlane Luiz da Silva
O Laboratório Interdisciplinar de Línguas tem como principal objetivo atender a professores e alunos do Curso de Graduação em Letras Português Inglês da Universidade Estadual de Goiás, do Campus Cora Coralina, Unidade Universitária Itapuranga, exclusivamente para pesquisa, resolução de exercícios, prática de idiomas e práticas de ensino na língua inglesa, portuguesa e suas literaturas. O Laboratório de Línguas poderá ser usado de acordo com os horários definidos pela Coordenação do Curso de Letras em cada semestre para as disciplinas, caso haja necessidade de utilização em outras situações, deverá ser obtida uma autorização por escrito ou por e-mail do Coordenador do Curso e/ou responsável pelo Laboratório. O solicitante necessitará mencionar: I- Disciplina; II- Atividade proposta; III- Data e horário de uso, início e o fim do evento e IV- Professor e Monitor responsável. Somente os professores do Curso de Letras e os monitores credenciados poderão utilizar a sala dos equipamentos do Laboratório Interdisciplinar de Línguas. Os laboratórios são espaços destinados ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, pesquisa e extensão e nenhuma destas atividades deverá atrapalhar o funcionamento da outra. Durante a permanência no laboratório, o professor ou, se for o caso, o monitor, ficarão responsáveis pelo equipamento instalado nele. O professor ou monitor necessitará verificar ou conferir todos os equipamentos momentos antes da chegada ao laboratório, para identificar e anotar a existência de quaisquer tipos de irregularidades. Caso haja problemas com os equipamentos, o laboratório não deverá ser utilizado, para que se possa averiguar, a partir do último uso, o(s) responsável(eis) pelos problemas causados.
2 - Laboratório Interdisciplinar de Linguística aplicada à sociedade (LILAS)
Coordenação: Prof. Dr. Hélvio Frank
O Laboratório Interdisciplinar de Linguística Aplicada à Sociedade (LILÁS), idealizado e coordenado pelo Prof. Dr. Hélvio Frank, se vincula ao Departamento de Letras da Unidade Universitária de Itapuranga e aos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) e de Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) da Universidade Estadual de Goiás. Possui sede própria localizada à Av. Rio Araguaia esq. Com Avenida Rio Paranaíba, s/n, Itapuranga – Goiás – CEP 76.680.000 e funciona como um espaço alternativo para realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, vislumbrando o estudo e a produção científica interdisciplinar na área de Linguística Aplicada, com ênfase nos aspectos de linguagem envolvendo práticas sociais. Integram o LILÁS estudos, pesquisas, orientações e observações humanas relativas à perspectiva crítica em Linguística Aplicada, mais especificamente sobre os temas gênero, sexo, sexualidade, raça, etnia, identidade, discurso, performances, entre outros aspectos que explorem a opressão sofrida por grupos/pessoas socialmente minorizados e vulnerabilizados e/ou valorizem a promoção da diversidade social e o respeito às culturas, pessoas e grupos em nosso contexto brasileiro. Visando implodir teoria e prática, no LILÁS são realizadas ações de pesquisas abordadas por perspectivas críticas, decoloniais, interculturais, queer etc., com vistas ao exame das práxis munidas de repertórios de reflexão e crítica extremamente urgente às demandas contemporâneas e profissionais.