A Faculdade Estadual de Ciências Agrárias, Humanas e Letras de Itaberaí – Faculdade Estadual “Rio das Pedras” – FAERPI, transformou-se em Unidade Universitária da Universidade Estadual de Goiás, pela Lei no 13.456 de 16 de abril de 1999. A entidade encontra-se em pleno funcionamento, situa-se situa na Rua 05, esquina com Rua 11, Quadra A, Bairro: Jardim Cabral na cidade de Itaberaí, Estado de Goiás, constituindo-se democraticamente através da Assembleia Estatuinte, onde foram criados o Estatuto e o Regimento Geral.
A Instituição está instalada em edifício existente projetado para as funções de hospital no ano de 1986 e que foi ampliado e reformado para adaptar-se ao programa de necessidade básico funcional de uma faculdade (edifício institucional). Está funcionando em regime de comodato com a Prefeitura Municipal de Itaberaí, em prédio cedido pela municipalidade local, conforme contrato celebrado entre as partes. O seu patrimônio é constituído de bens móveis, imóveis e equipamentos. Para dirigir a Faculdade Estadual de Ciências Agrárias, Humanas e Letras de Itaberaí – Faculdade Estadual “Rio das Pedras” – FAERPI, foi designado o servidor Dr. Sebastião Augusto Barbosa Filho conforme Portaria no 1.127 de 18 de março de 1996 da Secretaria da Educação de Goiás.
O primeiro diretor da Faculdade Estadual de Ciências Agrárias, Humanas e Letras de Itaberaí – Faculdade Estadual “Rio das Pedras” – FAERPI , foi encarregado de elaborar o projeto de autorização e funcionamento da referida Faculdade segundo o Decreto no 4.035 de 12 de fevereiro de 1993. Pelo Decreto Governamental de 30 de julho de 1998, fica autorizado o funcionamento do Curso de Pedagogia – Licenciatura Plena, a ser ministrado pela FAERPI, mantida pelo Estado de Goiás. Sendo que no dia 12 de agosto de 1998 o então Governador autorizou a realização do primeiro vestibular para o referido curso.
Uma vez autorizado o vestibular, inscreveram-se 396 (trezentos e noventa e seis) candidatos, no período de 1o a 16 de setembro 1998 na Secretaria da FAERPI para as 50 (cinquenta) vagas oferecidas com a realização das provas nos dias 26 e 27 de setembro 1998 e a consequente divulgação do resultado final no dia 17 de outubro de 1998.
A Portaria no 1.897 de 04 de março de 1999 resolve designar a Senhora Joanna Baptista de Amaral para, a partir de 04 de janeiro de 1999, responder pela direção da Faculdade. Por força de Lei 13.456 de 16 de abril de 1999 a Universidade Estadual de Anápolis, autorizada pela Lei 10.018 de 22 de maio de 1986, foi transformada em Universidade Estadual de Goiás – UEG, com sede em Anápolis, ficando as unidades administrativas, as autarquias, dentre elas a Faculdade Estadual “Rio das Pedras” de Itaberaí – FAERPI, subordinadas àquela.
A Unidade Universitária de Itaberaí, ofereceu os seguintes cursos: Tecnologia em Processamento de Dados, Cursos Sequenciais em Gestão Pública, Gestão em Agronegócios e Gestão Empresarial. Atualmente oferece Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Pedagogia pelo programa “Cursos Especiais de Formação em Licenciatura”, antiga LPP.
Além dos cursos de graduação a Unidade ofereceu em 2003, o curso de Pós-Graduação em Docência Universitária. Tivemos ainda no ano de 2002, 389 (trezentos e oitenta e nove) alunos que se formaram através do Projeto Vaga-lume, e utilizando o Laboratório de Informática foi oferecida a comunidade local o curso de Iniciação à Informática para alunos de baixa renda, onde mais uma vez a UEG - Unidade de Itaberaí cumpriu com a sua função precípua que é a formação integral do ser humano para atuação sócio profissional, solidária e coerente com a missão proposta pela Universidade.
Esta realidade educacional é importante, considerando que não só a comunidade local é beneficiada, mas também os municípios circunvizinhos tais como: Heitoraí, Mossâmedes, Americano do Brasil, Araçu, Taquaral, Itauçu, Cidade de Goiás, Itapuranga, Inhumas, Mozarlândia, Itaguari, Goiânia.
Durante o seu percurso na área do conhecimento, a UEG – Unidade de Itaberaí realizou também Semanas Pedagógicas, Ciclos de Palestras, Encontros, Seminários, Projetos, Workshop, entre outros, através da Coordenação de Extensão. Importante ressaltar que as instalações desta Unidade são cedidas, quando solicitadas, a vários órgãos como SEBRAE, ACIAPI, Secretaria Regional de Educação de Goiás, Banco do Povo, Polícia Militar, IBGE e outros para a realização de diversos cursos e palestras.
Enfim, desde o nascimento desta grande Universidade, aberta e democrática, a Universidade Estadual de Goiás, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, foi realizado um sonho acalentado por várias gerações, abrindo novas perspectivas para a educação universitária em todo o Centro-Oeste, e principalmente para a comunidade itaberina.