Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unidade Universitária de Inhumas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear|UEG) participarão do “I Seminário Integrado de Políticas Educacionais”, evento interinstitucional que será realizado entre os dias 28 e 29 de novembro na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.
O seminário abordará o tema “Expansão e qualidade da educação superior no contexto do PNE [Plano Nacional de Educação] 2014-2024: transições políticas, novos modos de regulação e perspectivas de controle social no cenário educacional nacional”. O encontro tem como objetivo promover a mobilização e a integração entre pesquisadores, professores, estudantes e gestores do ensino superior de diferentes regiões do país, envolvidos em pesquisas e práticas relacionadas ao ensino superior.
A UEG participa da coordenação-geral com um grupo de docentes ligados à linha de pesquisa “Trabalho, estado e políticas educacionais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnU Inhumas e do Cear. O evento também é coordenado por professores da UFG, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Contará ainda com a participação de importantes pesquisadores dessas e de outras instituições de ensino superior.
A professora Renata Ramos, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnU Inhumas, reforça que o evento é uma importante atividade formativa e integradora, por reunir docentes, discentes e pesquisadores das regiões Nordeste e Centro-Oeste. “O seminário acontece em um momento de discussão e proposição política de um novo plano de educação para o país, que estabelecerá as diretrizes da política educacional por uma década”, ressalta.
O prazo para submissão de trabalhos no seminário vai até o dia 1º de novembro, enquanto as inscrições poderão ser feitas até 27 de novembro. Para realizar estas ações, os interessados devem acessar o site do evento.
O seminário envolverá os seguintes eixos temáticos:
• Eixo 1: Contextos, novos modos de regulação e perspectivas de controle social do PNE
• Eixo 2: Acesso, expansão e qualidade da educação superior
• Eixo 3: Expansão e qualidade da pós-graduação stricto sensu
• Eixo 4: Formação e valorização dos profissionais da educação
• Eixo 5: Financiamento da educação superior
(Comunicação Setorial|UEG)