A Universidade Estadual de Goiás (UEG) recebeu, na tarde desta quarta-feira, 28, uma comitiva de professores e pesquisadores do Jardim Botânico do Sul da China (SCBG) e da Academia Chinesa de Ciências (CSA) de Guangzhou, na China. A visita foi intermediada pela Rede Brasileira do Bambu (RBB) e o Núcleo de Pesquisa em Materiais Sustentáveis e Fibras Naturais (Nupmat|UEG).
Participaram da recepção o reitor da UEG, prof. Antonio Cruvinel; pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Cláudio Stacheira; pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Sandra Máscimo; o diretor do Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas (IACT), prof. Joílson dos Reis Brito; a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo e presidente da RBB, profa. Anelizabete Alves Teixeira; e o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), prof. Jaime Gonçalves de Almeida.
O reitor da UEG destacou a satisfação de receber a comitiva chinesa na UEG. "A UEG tem parcerias com várias universidades e quero destacar especificamente o interesse da UEG no estreitamento das relações com as instituições chinesas. É uma grande alegria recebê-los na nossa universidade. Quero dizer que estamos abertos para construir juntos uma parceria que seja duradoura", afirmou.
A diretora adjunta do Departamento de Gestão de Projetos e Relações Exteriores do SCBG|CSA, Yu Yan, agradeceu a recepção e reforçou o interesse em realizar parcerias com instituições brasileiras. "Nós temos colaborações com a América do Sul desde 2008. Temos relações muito fortes no Peru, Colômbia, Equador, Chile, Argentina, Bolívia, mas nenhuma parceria no Brasil. Então, esta é a razão de estarmos aqui hoje", destacou.
Na sequência, teve início o I Workshop UEG|RBB e SCBG|CSA: Pesquisas e estratégias de colaboração sobre sustentabilidade, ecologia e bambu.
(Comunicação Setorial|UEG)