NAPS – Núcleo de Apoio Psicossocial – Universidade Estadual de Goiás – Campus Iporá
Criado em 14 de fevereiro de 2014, o núcleo de apoio Psicossocial – NAPS – da Universidade Estadual de Goiás, Campus Iporá, destina-se ao atendimento de acadêmicos com deficiência física, sensorial ou intelectual, com transtornos globais de desenvolvimento ou que apresentam dificuldades ou limitações de aprendizagem. O núcleo disponibiliza apoio educacional especializado, oferecendo suporte didático-pedagógico com o objetivo de favorecer o desenvolvimento quanto ao desempenho acadêmico dos estudantes.
O núcleo fundamenta-se nos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), e da Constituição da república Federativa do Brasil (1988), além de coadunar-se com a base legal que dá sustentação à educação inclusiva que, desde a Declaração de Salamanca, em (1994), tem atraído a atenção quanto aos esforços em viabilizar o processo da educação especial.
Equipe
A equipe do NAPS conta atualmente com profissionais de diversas áreas de formação, constituindo-se como um espaço interdisciplinar. O núcleo conta com professores pesquisadores no campo da educação e saúde, psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, e professores tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Forma de trabalho
Diversas frentes de trabalho compõe o escopo do NAPS:
Nesta modalidade, os alunos que apresentam algum tipo de deficiência no momento da matrícula são adequados aos profissionais que melhor possam lhe oferecer o suporte necessário ao desempenho acadêmico, como, por exemplo, a tradução na Língua de Sinais (Libras) para alunos com deficiência auditiva, ou atendimento psicopedagógico para alunos que apresentam Transtorno Global de Aprendizagem.
O núcleo desenvolve, anualmente, atividades de pesquisa e/ou grupos de estudo sobre temáticas específicas como: educação inclusiva, políticas de inclusão, aspectos sociológicos e filosóficos da inclusão, trajetórias escolares, fracasso/sucesso escolar etc.
Cada dinâmica desta modalidade é apresentada previamente, onde constam: objetivos a serem alcançados, metodologia de trabalho, público alvo e cronograma – e são definidos no início de cada ano, a ser divulgado em material específico.