As avaliações públicas da aprendizagem em Matemática dos egressos do Ensino Fundamental e Médio e da Educação de Jovens e Adultos vêm mostrando que o conhecimento desses está muito aquém do desejável, alguns estudiosos chegam até a se referir a um analfabetismo matemático. Inúmeras são as causas desta situação, entre elas temos: a forma como é trabalhado o conteúdo matemático na sala de aula, a falta de qualificação dos professores de Matemática e a sua devida atualização no que diz respeito, principalmente, as metodologias de ensino e ao desconhecimento das pesquisas realizadas neste campo.
A atualização dos professores de Matemática, ou seja, a formação continuada, devido a sobrecarga de trabalho do professor, especificamente da Escola Básica, não permite que um grande contingente deles tenha condições de frequentar cursos formais. Palestras e eventos (seminários, encontros ou jornadas) constituem oportunidade para esta formação. Os eventos deste tipo permitem que se socialize os conhecimentos construídos pela experiência ou através da pesquisa e que se veicule ideias. A participação em eventos pode estimular mudanças na prática de ensino.
Diante do que foi dito, é fundamental a realização de eventos como o Encontro de Educação Matemática como um espaço privilegiado de discussões sobre o Ensinoaprendizagem da Matemática que o Curso se propõe a realizar em outubro de 2013 com o objetivo de divulgar as experiências de ensino e pesquisas na área de Educação Matemática dos estudantes e professores de Matemática; motivar o desenvolvimento da produção científica pelos alunos e professores do ensino básico; servir de fórum de debates para novas tendências de ensino e questões sobre a formação dos profissionais de Educação Matemática e incentivar o desenvolvimento profissional e a formação continuada dos professores.
A Ludicidade no Ensino Aprendizagem da Matemática - JÚNIOR, Amarildo de Lima Oliveira; OLIVEIRA, Claudimary Moreira da Silva.
A Profissão Docente e os Desafios da Sala de Aula e o Estagio Supervisionado como Instrumento de Reflexão Sobre Estas Questões - BATISTA, Pedro Henrique Cassimiro de Paula; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva.
A Teoria Histórico-Cultural e sua Influência no Ensino da Matemática - NETO, Luziano Moreira Leite; PERES, Thalitta Fernandes de Carvalho.
As Relações Entre as Vivências do Cotidiano e o Ensino Aprendizagem de Matemática e as Contribuições do Estágio Supervisionado para a Compreensão Destas Relações - CAMPOS, Uelton Sebastiao de; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva.
Avaliação e Planejamento: Prática Educativas em Debate à Partir das Experiências de Estágio Supervisionado - OLIVEIRA, Luzia Leão de; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva.
Matemática: Um Experimento de Ensino de Álgebra Voltado à Formação de Conceitos em Alunos do Ensino Médio - AZEVEDO, Douglas Pereira; LEMES, Núbia Cristina dos Santos.
Na Onda do Efeito Doppler: Relações Matemáticas com o Conteúdo de Física - MARTINS, Tyago Campos; LEMES, Núbia Cristina dos Santos.
O Jogo e o Ensino: Momentos e Reflexões Possibilitadas Pelo Pibid - MARTINS, Tyago Campos; LEMES, Núbia Cristina dos Santos.
O Perfil Profissional Necessário para o Professor do Século XXI e a Importância do Estágio Supervisionado na Formação Inicial do Professor - CASTRO, Renato Lourenço; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva.
O Que é ser um Professor Pesquisador? Como o Estágio Pode Contribuir Para a Formação Deste Perfil Profissional? - OLIVEIRA, Camila Kássia Monteiro de¹; OLIVEIRA, Claudimary Moreira da Silva.
Questões Ambientais: Uma Possibilidade de se Trabalhar de Forma Interdisciplinar na Escola - OLIVEIRA, Camila Kássia Monteiro de¹; QUEIROZ, Aline Carvalho.
Uma Reflexão Sobre Uso dos Jogos como Facilitador no Ensino-Aprendizagem de Matemática, à Partir do Uso das Experiências do Estágio Supervisionado como Objetos de Pesquisa - SANTOS, Paula Roberta dos¹; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva.