É como muita satisfação que o Colegiado de História da Universidade Estadual de Goiás/UnU-Iporá apresenta o VII Simpósio de História do Oeste Goiano, cujo tema no presente ano é “Imaginário, Propaganda e Poder”.
O objetivo do evento é instrumentalizar o público discente com conceitos fundamentais para o estudo e pesquisa do imaginário social e sua relação com o poder. A tela novecentista “Os jogadores de Xadrez”, de Honoré Daumier (1808-1879), foi escolhida enquanto metáfora das disputas e relações de poder que perpassam a história: o imaginário é um conjunto de símbolos e representações que será sempre objeto de disputa no tabuleiro político em decorrência de seu papel de legitimador do poder.
No esteio das reflexões de BronislawBaczko, partimos da premissa de que é imprescindível ao poder o uso e manipulação do imaginário para se sustentar. As disputas pelo poder são também disputas pelo imaginário, pela possibilidade de recriá-lo e manipulá-lo feito peças de xadrez em favor dos inúmeros interesses. A partir de então, concebe-se a propaganda não apenas como “alma do negócio”, mas também do poder. A propaganda é um instrumento discursivo capaz de se valer dos elementos constituidores do imaginário para sustentar intenções específicas, seja no âmbito da legitimação ou no âmbito da resistência.
Por fim, esperamos ainda estimular reflexões capazes de tornar plenas a criticidade e a ação cidadã.