O Congresso de Educação da UEG de Iporá tem por objetivo propiciar temas provocativos sobre a formação do professor . A perspectiva adotada na elaboração desta proposta é a reflexão sobre docência como um campo de pesquisa ainda pouco internalizado nas reflexões em sala de aula (tanto no ensino superior e, por consequência, no ensino básico) e do papel da Universidade na preparação dos futuros professores para as questões da diversidade e da valorização da identidade regional. Este não é o primeiro evento na área realizado pela UEG de Iporá, em 2011 discutimos “Os saberes e as práticas pedagógicas” que envolvem a formação.
Almeja-se com as atividades que o evento saia do campo das ideias e estenda as discussões para o campo das proposições e encaminhamento de mudanças nos projetos dos cursos de licenciatura da unidade universitária de Iporá e na relação com os espaços educativos que são utilizados hoje como campo de estágio.
O envolvimento de todos os segmentos do corpo docente da UEG de Iporá é também um desafio que esta proposta busca superar e com isso ampliar o debate e a construção de uma ideia única de universidade é espaço de saberes diferentes, que se complementam e se apoiam na busca de um mesmo objetivo: a produção do saber a partir do estímulo à autonomia intelectual.
O Congresso tem por meta atender as discussões do Colegiado de Educação da unidade que sugeriu que o evento seja de caráter formativo e que o publico alvo tenha incluso os professores das redes estadual e municipal de ensino, os graduandos em licenciatura, os egressos dos cursos da UEG e os docentes que trabalham na formação do professor de ensino fundamental e médio.
Espera-se que as discussões realizadas no Congresso alcancem o topo prático. Ou seja, que as proposições feitas a partir das reflexões coletivas sejam utilizadas como instrumentos de melhoria no processo de ensino aprendizagem, tanto no espaço universitário quanto das escolas e outros espaços educativos que utilizamos como campo de pesquisa-ação.