Criada pela Lei Estadual 13.456, de 16 de abril de 1999, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, baseada nos preceitos da liberdade de pensamento, igualdade, pluralidade ideológica e acadêmica, democracia e Direitos Humanos, com o caráter público, gratuito e laico. Regido por um Estatuto, a UEG se destaca por sua forte atuação na interiorização do ensino superior, garantindo acesso à educação de qualidade em regiões onde outras instituições não chegam. Sua estrutura descentralizada permite atender às demandas locais, fomentando pesquisas aplicadas e extensão comunitária, além de fortalecer a cultura e a identidade goiana. Com cursos em diversas áreas do conhecimento, a universidade se consolida como um pilar essencial para o progresso educacional e socioeconômico do estado, ofertando uma formação não apenas profissional, mas também humana com leitura crítica de mundo.
Atualmente, a UEG possui sede administrativa no Câmpus Central, cidade de Anápolis, e se caracteriza por ser uma universidade multicampi, ou seja, ela está presente em 39 cidades, sendo 8 câmpus e 33 unidades universitárias espalhadas pelo estado de Goiás. Dentre estas, a Unidade Universitária de Inhumas.
A Unidade Universitária de Inhumas, ligada ao Câmpus Metropolitano, é uma unidade estratégica da Universidade Estadual de Goiás (UEG) que visa atender à demanda por ensino superior de qualidade na Região Metropolitana de Goiânia, oferecendo cursos de graduação (Psicologia, Letras e Pedagogia) e pós-graduação (Mestrado em Educação). Além disso, a unidade fomenta o desenvolvimento local por meio de projetos de pesquisa e ações de extensão vinculadas às necessidades da comunidade, reforçando o compromisso da UEG com a democratização do acesso à educação e a transformação social em Goiás.
Coordenador da Unidade Universitária de Inhumas: Me. Cleumar de Oliveira Moreira
Contato: unu.inhumas@ueg.br