Grupos de estudo e pesquisa são grupos de pessoas que se reunem para discutir e aprofundar o conhecimento sobre determinado tema.
•
Corpo e Mente – Grupo de Pesquisa sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física (CNPq/UEG): As ações desenvolvidas pelo grupo estão articulados com o projeto curricular do curso de Educação Física ao qual estão vinculados os pesquisadores, mas abrange debates e pesquisas vinculadas a outras áreas do conhecimento, especialmente aquelas relacionadas à educação e à formação de professores.
Formação de tradutores e intérpretes de Língua de Sinais (FORTRAD): O grupo vincula-se à linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da UFG denominada Ensino e aprendizagem de segunda línguas e línguas estrangeiras, e tem como objetivo desenvolver pesquisas institucionais e interinstitucionais que visam discutir sobre a formação de tradutores e intérpretes de língua de sinais sob diferentes perspectivas, versando sobre temas como surdez, profissionalização, discussão política, bilinguismo, aspectos linguísticos, de estado do conhecimento, de tecnologias, de práticas, de estratégias didáticas e da didática da tradução e interpretação. Também, ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Inhumas.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Bourdieu (GEPEB): O GEPEB tem como objetivo principal promover o levantamento e estudo da obra e do pensamento de Pierre Bourdieu, de seu método, de sua teorização a partir da teoria praxiológica. A partir desse objetivo geral, busca compreender as variadas abordagens que o autor realiza com o campo da Arte, da Política, do Estado, da Literatura, da Educação, dentre outros.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (GEPEDI): O GEPEDI objetivo de desenvolver estudos e pesquisas na área da educação, da formação de professores com foco nas diversidades nas suas diferentes nuances no sentido de problematizar as responsabilidades individuais e coletivas envolvidas em uma educação ética para as diversidades, alteridade, multiculturalismo, interculturalidade crítica e inter/transdisciplinaridade, considerando a importância dos processos interacionais em contextos escolares formais e não formais; discutir temas relativos à escola inclusiva, educação especial e pessoas minorizadas, como as questões étnico-raciais, de gênero, religião, orientação sexual e enfrentamento da violência nas/das instituições de ensino e em outros contextos sociais; desenvolver atividades de caráter didático-pedagógico, e de interação com a comunidade acadêmica, bem como estimular e estabelecer o trabalho coletivo e colaborativo, enfim, fomentar o processo formativo.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Juventude (GEPEJ): O GEPEJ surge das inquietações dos pesquisadores de diferentes instituições e objetiva constituir-se em um espaço privilegiado para a reflexão sobre o campo das políticas educacionais e juventudes buscando: a) produzir e socializar estudos e pesquisas sobre políticas educacionais e juventude; b) compreender e analisar as políticas educacionais para a educação básica em Goiás, com especial recorte para o atendimento dos jovens; c) fomentar estudos e pesquisas sobre a militarização das escolas públicas; d) investigar a condição juvenil em Goiás, em interface com os temas da educação, da religião, da violência e da política. Público-alvo: quaisquer pessoas interessadas pela temática do grupo.
Grupo de estudos e pesquisas em políticas educacionais (GEPPE): O GEPPE tem como objetivo promover, coletivamente, o estudo e o debate acadêmico e científico sobre o campo das políticas educacionais e suas subáreas entre os pesquisadores, professores e acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da UEG e de outras Instituições de Educação Superior, egressos e comunidade em geral, tais como: o direito a educação, a legislação educacional, o neoliberalismo, o gerencialismo, a gestão educacional, o financiamento da educação, as políticas de formação de professores, o currículo, o acesso e a permanência aos diferente níveis e modalidades da educação, as reformas educacionais, a avaliação educacional e dos sistemas de ensino, dentre outros.
Liberdade, Educação e Formação Humana: O grupo desenvolve estudos filosóficos sobre a educação na busca por contribuir para o desvelamento de ideologias presentes na atualidade. Essas ideologias empreendem paradigmas como a necessidade de democratizar o acesso à escola, na qual estaria contida a lógica da conformação, da fragmentação e da dominação a fim de adequar o homem à sociedade mercantil. Sociedade, esta, em que o pensamento converte-se em elemento de troca; em que o que importa são as aparências; um mundo em que o imediato se impõe à reflexão e o individual se sobrepõe ao coletivo, ao bem comum. O grupo é aberto à participação de todos os interessados pela temática da filosofia e da educação, partícipes da comunidade de forma geral.
Grupo de estudos em avaliação de políticas de valorização de professores em Anápolis: O grupo é constituído por professores e funcionários da Rede Municipal de Educação de Anápolis, acadêmicos do curso de Pedagogia da Unidade Nelson de Abreu Júnior de Anápolis. Tem por objetivo a formação política dos professores e funcionários para isto se coloca inicialmente, a tarefa de avaliar as políticas de valorização dos professores e funcionários da educação da Rede Municipal, em seguida a análise da Reforma administrativa em discussão no Congresso Nacional a PEC32/20.
Grupo de estudos em Educação e Filosofia (GEEF): O objetivo do GEEF é propiciar espaço de leitura e estudo de produções científicas em geral, e obras clássicas em particular, dos campos da educação e da filosofia com vistas a pôr em questão a formação humana. Desse modo, propõe-se pensar a importância da filosofia, da universidade nessa formação. Fundamentados na ideia de universidade como instituição e na articulação ensino, pesquisa e extensão, o trabalho do grupo visa estimular e consolidar a participação de professores (do ensino superior e educação básica), alunos, técnicos administrativos e comunidade em grupo de estudo e diferentes atividades acadêmicas. Os estudos realizados põem em questão a relação educação e filosofia, a formação docente e a formação humana.