ADRIANA APARECIDA SILVA
1. ADENSAMENTO URBANO E SUAS CONSEQUÊNCIAS AMBIENTAIS: o caso do Parque Flamboyant em Goiânia (2024-2026).
Orientações vinculadas: Wilcea Pacheco Geraldes.
Docentes vinculados: Gislaine Cristina Luiz (UFG) e Marcelo de Mello (Linha 1).
Discente e bolsista vinculada: PBIC/UEG - Bianka de Souza Ribeiro.
FERNANDO LOBO LEMES
2. A INVENÇÃO DO CERRADO: ESQUADRINHANDO DISCURSOS, RECONSTRUINDO HISTÓRIAS - GOIÁS (1890-1960). (2024-2026).
Docentes vinculados: Poliene Bicalho, Divina Lunas e Josana Peixoto.
Discentes vinculados: Juliana Brito Prates, Luciana dos Santos Siqueira e Thais Nascimento de Pina.
Laboratórios Vinculados: Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em História e Cultura do Cerrado (LAPIHCER).
IMPACTOS: A pesquisa é inovadora, pois não há ainda na produção acadêmica brasileira e mundial um recorte temporal que indique os contornos da história do cerrado enquanto domínio social e territorial – segundo maior e mais importante bioma do Brasil. Por outro lado, o PPGTECCER (que acaba de ser contemplado com o doutorado pela CAPES), tem como área de concentração exatamente o domínio do cerrado, o que torna ainda mais necessário a incorporação dos resultados da presente pesquisa às reflexões e ao conteúdo objeto do PPG.
GIULIANA MUNIZ VILA VERDE
3. AYAHUASCA: ANÁLISE DO POTENCIAL FARMACÊUTICO, QUÍMICO E BIOLÓGICO DAS BEBIDAS PRODUZIDAS NO ESTADO DE GOIÁS-GO E A OBTENÇÃO DE BIOPRODUTOS/INSUMOS. Projeto com financiamento das Convocatórias PRP Pró-laboratórios 2022 e PRP 23/2022 Plataforma de Bioinsumos. O projeto tem foco na Ayahuasca, que é uma bebida sacramental, que constitui elemento central na tradição das tribos indígenas amazônicas do Brasil, Peru e Equador. Essa proposta visa um estudo químico, biológico e técnico-farmacêutico com a finalidade de resultar na definição de parâmetros para a manipulação e uso seguros da Ayahuasca, na sua forma original e para a obtenção de bioprodutos e insumos derivados.
Discentes: IC-5, Mestrado - 2 (Warley Freitas participa), Doutorado-1 Maxwell Moreira.
Docentes: Josana Peixoto e Flávio Monteiro Ayres.
4. APICULTURA ORGÂNICA 4.0. RESUMO: APICULTURA ORGÂNICA 4.0 – Sos4-Atual. Resumo: É um projeto que resulta de uma parceria interinstitucional entre o Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio do Câmpus Anápolis e do Centro de Referência em Pesquisa e Inovação (Citelab), a Universidade de Brasília (UnB), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/GO) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pesquisadores de diferentes áreas profissionais dessas instituições se uniram oficialmente em agosto de 2022 para fazer um mapeamento da realidade específica da produção de mel no Cerrado. O projeto destina-se ao acompanhamento de um grupo de trabalhadores que atuam na apicultura com o objetivo de repassar a eles estratégias para aperfeiçoamento da qualidade do mel orgânico, gerando assim, mais trabalho e renda. Entre os beneficiários diretos e indiretos do projeto estão 80 famílias de apicultores e agricultores familiares de Anápolis e da região de Chapadinha, no Lago Leste, no Distrito Federal.
JOSANA DE CASTRO PEIXOTO
5. COLETIVO DE MULHERES CIENTISTAS EM REDE: IGUALDADE DE GÊNERO E CAMINHOS PARA SUSTENTABILIDADE. Início: (2024-2026).
Instituições parceiras: Universidade Federal de Goiás, Universidade do Porto, Universidade Federal do Paraná (PUC-GO)
Docentes vinculados: Josana de Castro Peixoto, Poliene Soares dos Santos Bicalho, Adriana Aparecida Silva.
Discentes vinculados: Marianny Amorim (PPGTECCER).
Laboratórios Vinculados: Laboratório de Saberes Tradicionais e Ambientais (LabSACER), Laboratório de Educação Científica e Popularização da Ciência (Lecpop), Rede Pop Ciência Goiás.
Principais Produções/Produtos vinculados: Artigos científicos. Clubes de ciências estruturadas, Coletivo de mulheres. Site de mulheres da comunidade; E-book sobre o protagonismo feminino.
6. COLETIVO DE MULHERES CIENTISTAS EM REDE: IGUALDADE DE GÊNERO E CAMINHOS PARA SUSTENTABILIDADE.
Financiamento: Projeto com financiamento de R$ 1.500.000,00 (CNPq);
Docentes vinculados: Poliene Bicalho, Adriana Aparecida Silva, Josana Peixoto.
Impactos: Os impactos sociais resultantes do desenvolvimento deste projeto incluem: Empoderamento Feminino: O projeto promove a visibilidade e o protagonismo das mulheres na ciência, especialmente no contexto do Cerrado, região que enfrenta desafios socioeconômicos e ambientais. Os impactos econômicos resultantes do desenvolvimento deste projeto incluem: Geração de Oportunidades: O projeto gera oportunidades de emprego e renda, especialmente para mulheres, por meio de iniciativas ligadas à sustentabilidade, como agroecologia, turismo sustentável ou manejo de recursos naturais; Inovação e Desenvolvimento local. Os impactos políticos resultantes do desenvolvimento deste projeto incluem: Advocacy por Políticas Públicas: O coletivo influencia a criação ou aprimoramento de políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero, a sustentabilidade ambiental e a valorização do Cerrado, pressionando governos e instituições a adotarem medidas concretas; Representatividade Feminina: Fortalece a participação das mulheres na ciência e na tomada de decisões, o projeto pode aumentar a representatividade feminina em espaços políticos e de governança, promovendo uma agenda mais inclusiva e sustentável; Fortalecimento de Movimentos Sociais etc.
7. “ARAGUAIA VIVO 2030” (2023-2030).
Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG); Tropical Water Research Alliance (TWRA);
Instituições parceiras: Universidade Comunitária da Região de Chapecó-UNOCHAPECO, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, Universidade Federal de Goiás- UFG, Museo Argentino de Ciencias Naturales- MACN, Argentina, Universidade Federal de Rondonópolis-UFR, Instituto Federal de Goiás- IFG, Câmpus Goiânia Oeste, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Universidade Evangélica de Goiás – UniEvangélica, Universidade Estadual de Goiás-UEG, Instituto Federal Goiano- IF Goiano, Universidade Federal da Bahia-UFBA, Universidade Federal do Tocantins- UFT, Universidade de Brasília- UnB, Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal-INPP, Universidade Federal de Jataí-UFJ.
Docentes vinculados: 150.
Discentes vinculados (PPGTECCER): Marianny Amorim, Vitória Maria de Oliveira (Bolsa Capes) e Estevão Martins.Estevão Martins (Bolsa Capes).
Laboratórios Vinculados: Laboratório de Pesquisa em Saberes Tradicionais e Ambientais do Cerrado; Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação de Produtos da Biodiversidade; Herbário da Universidade Estadual de Goiás; Laboratórios das universidades parceiras nas áreas de ecologia, genética.
Principais Produções/Produtos vinculados: Artigos científicos qualificados; E-books; Coletâneas; Formação continuada; Coleções científicas de plantas; Roteiros de identificação de peixes. Impacto cultural: O programa Araguaia Vivo 2030 deixará um legado importante, influenciando positivamente políticas de conservação, desenvolvimento sustentável e conscientização pública. Além disso, promoverá colaboração interdisciplinar e parcerias estratégicas, estabelecendo um precedente para esforços futuros de conservação para a região do Araguaia ao atrair experts de todo país. Outras informações importantes:
ISABELLA CHRISTINA DA MOTA BOLFARINI
8. DIÁLOGOS ACADÊMICOS EM DIREITOS HUMANOS (2021-Atual).
Resumo: O projeto Diálogos Acadêmicos em Direitos Humanos, inicialmente idealizado como uma oportunidade de intercâmbio linguístico e acadêmico entre docentes e discentes dos diferentes cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Estadual de Goiás, da Universidade Nacional de Quilmes (Argentina) e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, ao longo dos anos veio ampliando seus horizontes para a extensão, a pesquisa e o ensino acadêmico-científico.
Pós-doutorandas do PPGTECCER vinculadas: Renatha Candida da Cruz e Juliana Leme Faleiros.
POLIENE SOARES DOS SANTOS BICALHO
9. LITERATURA INDÍGENA NO CERRADO E NA ESCOLA - CONHECER PARA RECONHECER (2020-2024).
Docentes vinculados: Josana de Castro Peixoto; Adriana Aparecida Silva; Roseli Martins Tristão Maciel.
Discente e bolsista de IC vinculada: Yvyna Wyllyanne de Almeida Brandão.
Discentes dos PPGTECCER: Ana Carolina da Silva (Bolsa UEG); José Eduardo Lima Alcântara Lima (Bolsa PDPG/CAPES).
IMPACTO: Importantes resultados alcançados em nível de ensino-aprendizagem de discentes em formação, tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior. Foi produzido um material didático – Vamos Falar de Literatura Indígena? (2023) – para utilização nas escolas, a fim de informar as crianças, jovens e adultos sobre a existência da Literatura Indígena no passado e presente; assim como suas representações sobre o Cerrado.
10. O LUGAR DE GOIÁS NA HISTÓRIA DO MOVIMENTO INDIGENA NO BRASIL. Vigência: ago/2023 a jul/2025.
Docente vinculado: Fernando Lobo Lemes; Carlos Benítez Trinidad.
Discente bolsista: Danielly Queiroz Silva IC-CNPq;
IMPACTO: Grande contribuição para a produção do conhecimento relativo à atuação do Movimento Indígena em Goiás.
11. “MÚLTIPLOS OLHARES: A UNIVERSIDADE VAI À COMUNIDADE” – 2024.
Vigência do projeto: 03/04/2024 a 14/12/2024;
Carga horária total: 120h de extensão.
Discentes vinculados: Laura Corredeira, Kamilly Pereira, Lucas Monteiro, Gracielle Moysés, Gustavo Henrique de Lima Alves, Ana Christina de Souza Correia, Alanna Vanessa Mendes Moreira, Arthur Gonçalves Teófilo, Brunno Soares da Cruz Barbosa, Ulysses Maxuell Silva Arantes, Ana Carolina da Silva, Edilene Barbosa Moreira, Estevão Martins Maciel, Christyan de Paula Souza, Juliana Brito Prates, Luciana dos Santos Siqueira, Marianny R. Costa Amorim, Orlandina Soares da Silva Ramos, Thais Nascimento de Pina, Vitória Maria de Oliveira, Warley Freitas Silva, Wilcea Pacheco Geraldes, Beatriz Ferreira de Jesus Marçal, Danielly Queiroz Silva, Valéria Costa do Espírito Santo Gomes.