1. A INTERMINÁVEL ACUMULAÇÃO DE CAPITAL E O DESAFIO DA ASCENSÃO PACÍFICA: o crescimento econômico chinês e a geopolítica do sistema-mundo (2023-2025).
Coordenador: GLAUBER LOPES XAVIER.
Docentes vinculados: Janes Socorro Luz/Divina Aparecida Leonel Lunas Lima.
Discentes e bolsistas vinculados: João Pedro da Silva Rodrigues / Kaio César Martins / Leonila Barão de Souza Mendes / Wisley Micael Soares da Silva / Erick Lincoln Silva Cunha.
Impactos: A ascensão econômica da China tem promovido alterações significativas na economia e no jogo da geopolítica mundial, estabelecendo institucionalmente, mas também via finanças, comércio, indústria, serviços e tecnologia, novas balizas no âmbito da geoeconomia e no campo das relações internacionais.
2. VALORAÇÃO ECONÔMICA E VALORAÇÃO ECOLÓGICA UM INSTRUMENTAL APLICADO ÀS ÁGUAS E AO CLIMA NO CERRADO (2023-2025)
Coordenadora: Joana D’arc Bardella Castro.
Docentes vinculados: Giuliana Vila Verde e Adriana Aparecida Silva.
Orientações vinculadas: Ailson da Silva Fernandes (PPGTECCER/2023); Livia de Almeida Rocha (IC-2023. Álvaro José de Amorim (PPGTECCER/2024.
Discentes vinculados: Auto de Paula, Livia de Almeida Rocha, Agenilda Aparecida dos Santos.
Laboratórios Vinculados: Núcleo de Pesquisa em Economia-NEPE da UCSEH;Laboratório de Pesquisa em Bioprodutos e Síntese – LPBios da UnUCET. Bolsistas vinculados: Livia de Almeida Rocha IC; Ailson da Silva Fernandes (Bolsa UEG); Álvaro José de Amorim (PPGTECCER/Bolsa FAPEG).
Impactos: Os métodos de valoração Econômica e Ecológica ambiental são utilizados para propostas públicas que poderão surgir para o desenvolvimento local e obter valores para punições ambientais mais assertivas caso ocorra o dano ao patrimônio ambiental.
3. O VALOR DO RIO ARAGUAIA: UM ESTUDO DE ANÁLISE DE ÁGUAS E VALORAÇÃO AMBIENTAL PARA GOIÁS E TOCANTINS (2024-2026).
Financiamento: CNPq Auxílio Financeiro-código- 40188920238.
Coordenadora: Joana D’arc Bardella Castro.
Docentes vinculados: Marcelo José Moreira; Mário Cesar Gomes de Castro; Giuliana Vila Verde e Adriana Aparecida Silva.
Orientações vinculadas: Ailson da Silva Fernandes (PPGTECCER).
Discentes vinculados: Ailson da Silva Fernandes, Livia de Almeida Rocha; Maurício Martino Lino Junior.
Laboratórios Vinculados: Núcleo de Pesquisa em Economia-NEPE da UCSEH; e o Laboratório de Pesquisa em Bioprodutos e Síntese – LPBios da UnUCET.
Impactos: O projeto terá como beneficiários 196.378 pessoas diretas que residem ao longo do Rio Araguaia através das propostas de manutenção e conservação das águas e 589.134 pessoas indiretas que podem se beneficiar de produtos advindos da manutenção e conservação das águas num total de 785.512 pessoas aproximadamente.
4. GEOGRAFIA DO TURISMO NO CERRADO: ANÁLISES DE DESTINOS E CIDADES EM GOIÁS (2023-2025).
Coordenador: Jean Carlos Vieira Santos.
Orientações vinculadas: Camilla Alonso Lôbo Rosa, Maria de Lourdes Alves dos Santos, Hailla Fernanda Ribeiro Ferreira Rombauer.
Impactos: 1. Participações nos seguintes eventos: Conferência Internacional Mudanças Sociais no Sul: abordagens interdisciplinares (Universidade de Évora/Portugal), XII Encontro Rural RePort - Rede de História Rural Português (Universidade de Évora/Portugal), IV CLUP – Colóquio Latinoamericano sobre Urbanización y Patrimonialización (UNAM-México/UNS-Argentina) (em Bahía Blanca, Argentina), XXI Seminário da ANPTUR - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ECAH/USP, São Paulo); 2. As publicações de artigos acerca dos temas “Narrativas de Viagem e Geografia do Turismo” no Jornal Mundo Lusíada, da comunidade luso-brasileira de São Bernardo do Campo - São Paulo.
5. RE(EXISTÊNCIAS) FEMININAS NO MUNDO DO TRABALHO PRODUTIVO E REPRODUTIVO NO MUNICÍPIO DE CAVALCANTE NA CHAPADA DOS VEADEIROS (2024-2026).
Financiamento: Bolsas de iniciação científica, recurso próprio da UEG.
Coordenadora: Divina Aparecida Leonel Lunas.
Docentes vinculados: Roseli Martins Tristão Maciel, Mary Anne Vieira da Silva (linha 3) e Maria Idelma Vieira D’Abadia (linha 3).
Orientações vinculadas: Aryanne Cristinne de Paula Alencar (PPGTECCER/2023).
Discentes vinculados: Aryanne Cristinne de Paula.
Laboratórios Vinculados: Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas (NEPE-UEG) vinculado ao curso de Ciências Econômicas - UEG - Anápolis.
Bolsistas vinculados: Vanessa Almeida Menezes (PPGTECCER/2024). IC: Alex Júnio Antunes Vieira. Início (2024); Daniela Queiroz Mundim (2024).
Impactos: O projeto encontra-se na fase de execução espera-se contribuir para o entendimento do mercado de trabalho para as mulheres na região de Cavalcante podendo indicar possibilidades de inserção com maior geração de renda para as mesmas e também o entendimento das dinâmicas de políticas públicas voltadas para a geração emprego para mulheres na região da Chapada dos Veadeiros.
6. AÇÕES INOVADORAS NO SETOR AGROALIMENTAR NA REGIÃO SUL DE GOIÁS (2024-2026).
Coordenadora: Divina Aparecida Leonel Lunas.
Docentes vinculados: Janes Socorro da Luz.
Orientações vinculadas: Marta Silva Santos Mendes (2024); Leonila Barão de Souza Mendes (2024).
Laboratórios Vinculados: Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas (NEPE-UEG) vinculado ao curso de Ciências Econômicas-UEG.
Bolsistas vinculados: IC/UEG - Ana Gabrielly Grahi Morais (2024). IC: Guilherme Alves Ferreira (2024).
Impactos: O setor do agronegócio/agroalimentar do Estado de Goiás, tal como ocorre em âmbito nacional,
deve ser referência em inovação de produtos, processos, marketing e organizacional preceituados pelo Manual de Oslo (2005/2018), com foco em sustentabilidade, qualidade, confiabilidade e alimento seguro (safaety food), com agregação de valor.