O Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER), nível mestrado, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) possui atualmente três linhas de pesquisa, são elas:
LINHA 1 - DINÂMICAS TERRITORIAIS E RELAÇÕES DE PODER
A linha de pesquisa se dedica ao estudo do território e as relações de poder, tanto o poder exercido institucionalmente quanto o poder ocupado pelas relações entre grupos, classes e agentes sociais no contexto do Cerrado. Visa compreender o território em suas múltiplas escalas e dimensões (local, regional, nacional e global), privilegiando as articulações entre a política, a economia e a sociedade, com base nas intervenções e nos fenômenos que ocupam o Cerrado, sejam eles rurais ou urbanos. A linha compreende as seguintes dimensões do território: ambiental; processos educacionais; aspectos jurídicos, políticos, econômicos e sanitários envolvidos na ocupação e gestão do território; relações entre o local e o global e o processo de globalização; turismo e patrimônio
LINHA 2 - SABERES, SOCIEDADE E NATUREZA NO CERRADO
Relações Sociedade e Natureza. Povos e Saberes tradicionais. Indígenas e quilombolas no Cerrado. Meio Ambiente, Saúde, Diversidade Cultural e Interculturalidade. Tecnologias Sociais. Território e globalização. Transformações socioculturais, jurídicas e ambientais no Cerrado. Interações antrópicas de caráter político, sociocultural e ambiental no Cerrado. Educação e Interdisciplinaridade. Formação interdisciplinar em diferentes áreas da Educação: Educação Ambiental; Educação Indígena e Quilombola; Educação e temas transversais.
LINHA 3 - PATRIMÔNIO E EXPRESSÕES CULTURAIS NO CERRADO
Estudos e análise de expressões culturais e bens patrimoniais no Cerrado; Analisar as expressões culturais e os bens patrimoniais do Cerrado numa perspectiva interdisciplinar, que envolva os saberes geográficos, estéticos, históricos, literários, religiosos, sociológicos, antropológicos e pedagógicos. Dentre os temas de pesquisa pertinentes para a linha, destacam-se: as festas e rituais religiosos, as manifestações artísticas culturais e eruditas, os movimentos culturais urbanos e rurais, a produção literária e audiovisual, os monumentos e o patrimônio material e imaterial, a religiosidade, o estudo dos saberes e do patrimônio sob a perspectiva pedagógica.