DISCIPLINAS OFERTADAS PELO TECCER
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:
O CERRADO NA PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA
Ementa: A historiografia sobre a implantação da colonização no Cerrado no século XVIII. A historiografia sobre as atividades econômicas do cerrado. A historiografia sobre a cultura material no Cerrado. As novas tendências historiográficas contemporâneas e a abordagem do Cerrado.
POLÍTICAS TERRITORIAIS EM ÁREAS DO CERRADO
Ementa: Relações entre Estado e território. O Estado brasileiro e suas políticas com repercussões no território: questão agrária; migrações dirigidas; grandes projetos de investimento; experiências históricas de planejamento territorial. Práticas de intervenção em áreas do Cerrado. Configurações e reconfigurações espaciais do capitalismo contemporâneo. Mudanças recentes na dinâmica territorial brasileira. Inserção produtiva do Cerrado e seu papel na organização territorial e produtiva do Brasil.
SEMINÁRIO DE PESQUISA
Ementa: Estudo das questões de metodologia da pesquisa ligadas aos projetos de dissertação. Interdisciplinaridade na pesquisa em ciências sociais. Elaboração do problema e a construção do objeto da pesquisa. Elaboração do Plano de Pesquisa. Discussão das técnicas de pesquisa, da coleta de dados e formulação de instrumentos de análise. Orientações gerais para confecção de projeto de pesquisa. Ética na pesquisa científica. Redação científica. Discussão dos resultados parciais das dissertações por meio de seminários temáticos.
DISCIPLINAS OPTATIVAS:
A DIMENSÃO URBANA NO CERRADO
Ementa: O processo de urbanização e suas implicações em áreas de Cerrado. Sociedade urbana contemporânea. Tipologias e origem das cidades. Elementos da escala intraurbana. Análise dos novos fenômenos urbanos/refuncionalização/ reestruturação. O consumo da cidade.
A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NA REPRESENTAÇÃO ESPACIAL DO CERRADO
Ementa: Princípios básicos da linguagem cartográfica. Leitura de produtos cartográficos. Estatística descritiva. Coleta de dados, produção de tabelas e gráficos. Bancos de dados e programas disponíveis. O mapa como produto de pesquisa. Elaboração e interpretação de produtos cartográficos temáticos.
CAPITALISMO BRASILEIRO E MODERNIZAÇÃO EM PERSPECTIVA HISTÓRICA
Ementa: A formação do capitalismo originário (o modelo inglês). As economias retardatárias e as ultrapassagens no último quartel do século XIX. O debate via clássica X via prussiana na formação do capitalismo. O capitalismo tardio brasileiro. A transição do Estado oligárquico para o Estado burguês no Brasil. A incorporação do Cerrado no processo de acumulação de capital.
CERRADO, AMBIENTE E CULTURA
Ementa:Origem, evolução e fitofisionomias do bioma Cerrado; Povoamento – os primeiros habitantes e o equilíbrio ambiental; Características físicas e históricas do uso e ocupação das terras; Expansão antrópica, projetos desenvolvimentistas e etnodesenvolvimento no Cerrado; Causas e consequências dos impactos socioeconômicos, ambientais e culturais.
CIDADES, PAISAGENS E PATRIMÔNIO
Ementa:Dimensão cultural dos conceitos de cidade, paisagem e patrimônio. As relações das cidades com a natureza. A composição de um Patrimônio Cultural Ambiental e Urbano. Representação, imaginário e percepção das cidades e das paisagens.
CIDADES PLANEJADAS NO CERRADO
Ementa: A cidade e o urbano na instauração de uma nova disciplina espacial no contexto das revoluções burguesas. O pensamento urbanístico e as reformas urbanas no século XX. As cidades no processo de formação do território brasileiro. Cidades planejadas, planos de melhoramentos e embelezamentos, planos de circulação. Cidades capitais planejadas no Cerrado: Goiânia, Brasília e Palmas. Cidades novas de pequeno e médio porte no Cerrado. As relações entre a produção, a forma, os usos e as transformações de cidades planejadas.
CULTURA SERTANEJA E SABERES NO CERRADO
Ementa: A representação da cultura nas práticas cotidianas do homem sertanejo: plantio tradicional; plantas medicinais; alimentação; rituais; festas; visão de mundo. O sertanejo contemporâneo e as representações midiáticas. Reinvenção de identidades no cerrado.
ÉTICA EM PESQUISA
Ementa: Princípios éticos que envolvem as pesquisas com seres humanos nas Ciências Humanas e Sociais e constantes na legislação vigente. Elaboração documental exigida para a inserção dos projetos na Plataforma Brasil e ao CEP. Domínio metodológico de inserção do projeto de pesquisa na Plataforma Brasil.
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, LOGÍSTICA E AGRONEGÓCIO NO CERRADO
Ementa:A inovação tecnológica e as principais abordagens econômicas do seu impacto sobre o espaço produtivo e o território em áreas de Cerrado. A dinâmica da inovação tecnológica em regiões periféricas, em áreas de expansão agrícola. O agronegócio no Cerrado, o contexto de avanço tecnológico e da criação de valor. A geração e a incorporação dos diversos discursos tecnológicos no Cerrado nas cadeias do agronegócio. A importância dos transportes e da e logística na circulação da produção.
LITERATURA, HISTÓRIA E CINEMA NO CERRADO
Ementa: Introdução à História da Literatura e do Cinema goiano e do cerrado. Relações entre Literatura e História. A Literatura e o Cinema como documentos históricos. A estética literária e audiovisual como produtora de representações de processos históricos e difusora de discursos ideológicos. Transposições cinematográficas de obras literárias cerratenses. Documentário e ficção. Desenvolvimento do cinema étnico-ambiental a partir das novas tecnologias de registro fílmico-fotográfico. O papel do cineasta-historiador enquanto coletor, editor e primeiro analista das imagens captadas.
MOVIMENTOS SOCIAIS TERRITORIALIZADOS NO CERRADO
Ementa: Relações entre sociedade, técnica e território. Relações de poder e resistência que se materializam no espaço e delimitam territórios. Estratégias de apropriação e uso do espaço e seus reflexos na afirmação de comunidades. Movimentos sociais territorializados no campo e nas cidades. Dimensão espacial de estratégias de mobilização popular.
NATUREZA E SABERES NOS DOMÍNIOS DO CERRADO
Ementa: Visões de Natureza. Os domínios do Cerrado nas narrativas dos viajantes. Fronteira, Cultura e Natureza. O Cerrado e o espaço simbólico. Conservação e Proteção à natureza nos domínios do Cerrado. Devastação e Enfrentamento à natureza no Cerrado. História Natural e Ambiental do Cerrado. Plantas e Saberes do Cerrado. Biodiversidade e a biologia da conservação nos domínios do Cerrado.
PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO: TERRITÓRIO, SOCIEDADE E ECONOMIA
Ementa: O pensamento social brasileiro no século XIX: Joaquim Nabuco e Oliveira Vianna. O pensamento social brasileiro no século XX: Aspectos da formação cultural do povo brasileiro (Gilberto Freyre; Darcy Ribeiro; Sérgio Buarque de Holanda); A formação do capitalismo brasileiro e o debate sobre a revolução burguesa no Brasil (Caio Prado Jr; Celso Furtado; Florestan Fernandes); A formação das elites nacionais (José Murilo de Carvalho, Raymundo Faoro e Victor Nunes Leal). O debate sobre o capitalismo periférico brasileiro (TMD - Ruy Mauro Marini; TWE - Fernando Henrique Cardoso e Enzo Faletto; EC - Celso Furtado); Debates contemporâneos sobre o Brasil (Francisco de Oliveira; José de Souza Martins; Roberto Schwarz).
RELIGIOSIADES NO CERRADO
Ementa: Religiosidade e meio ambiente. A historiografia sobre as religiosidades no Cerrado. As religiosidades no Cerrado na contemporaneidade: tradição e ressignificação Católica; avanço Neopentecostal; as religiões Afro-brasileiras e suas expressões; práticas e crenças religiosas pós-modernas.
SABERES AUDIOVISUAIS NO CERRADO
Ementa: Introdução à História do Cinema. Cinematografia étnico-ambiental. Documentário e ficção. Filmes produzidos no e sobre o Cerrado Brasileiro, analisando-os no contexto da pesquisa histórica contemporânea. Utilização de registros audiovisuais como ilustração de discursos ideológicos. Difusão de culturas regionais. Desenvolvimento do cinema étnico-ambiental a partir das novas tecnologias de registro fílmico-fotográfico. O papel do cineasta-historiador enquanto coletor, editor e primeiro analista das imagens captadas.
SABERES INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIROS DO CERRADO
Ementa: Saberes indígenas e afro-brasileiros do Cerrado. Identidades e etnias do Cerrado. Preservação do Cerrado, indígenas e quilombolas. Diversidade cultural do Cerrado. Culturas indígena e afro-brasileira no Cerrado. Reprodução sociocultural de indígenas e quilombolas no Cerrado em transformação.
TEORIAS SOCIAIS APLICADAS AS PESQUISAS SOBRE O CERRADO
Ementa: Principais paradigmas das ciências humanas e sociais. Teorias sociais clássicas. O positivismo e o funcionalismo de Émile Durkheim. A sociologia compreensiva de Max Weber. A teoria social de Karl Marx. A teoria social contemporânea. O pensamento neomarxista. A teoria crítica e a escola de Frankfurt. O pensamento pós-estruturalista. Os estudos culturais. Dinâmicas sócio-territoriais no cerrado: política, poder, Estado, território e classes sociais.
TERRITÓRIOS, CULTURA E IDENTIDADES: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES
Ementa: A relação entre múltiplos territórios, culturas, expressões culturais e patrimônios enfatizando as questões relativas a identidade, representações culturais, festas, rituais e a materialidade dos povos do Cerrado.
TURISMO E ESTRATÉGIAS TERRITORIAIS NO CERRADO
Ementa: Teorias e fundamentos do Turismo, Geografia, Economia e Arte Popular Criativa. Categorias espaciais aplicadas ao turismo. Estratégias territoriais das atividades turísticas e os contextos social, econômico e cultural criativo. Estratégias territoriais e lógicas do turismo em escala regional e local - suas contradições. Lazer e turismo em áreas do Cerrado. O turismo como produtor e consumidor dos espaços urbano e rural do Cerrado goiano. Gestão de destinos turísticos no Cerrado goiano.
VALORAÇÃO DOS RECURSOS AMBIENTAIS E PATRIMONIAIS
Ementa:Conceitos de meio ambiente; Noções sobre patrimônio. Métodos de valoração para função Demanda.
VIVÊNCIAS, INTERAÇÕES E METODOLOGIA DE PESQUISA DE CAMPOS SOBRE CULTURAS POPULARES
Ementa: Entre os pioneiros estudos de folclore e, mais tarde, os de cultura popular, com o ingresso de antropólogos e outros cientistas sociais neste campo, até a atualidade das questões relativas ao patrimônio cultural, quase um século se passou. Resgatar em primeiro lugar a memória de tal percurso, tomando o Estado de Goiás e, com prioridade, o Município de Pirenópolis e suas imediações urbanas e rurais. Mapeamento etnográfico do que poderia em princípio ser considerado como um “acontecer de culturas populares”, de uma pequena e individual atividade de um artesão solitário às dimensões de uma Festa do Divino Espírito Santo. Em um segundo momento, é proposta do curso uma “revista” a festas e rituais estudados pelo coordenador do curso na década dos anos 70 e 80.