Linha de Pesquisa 1
Cultura, Preservação e Identidades
Reúne pesquisas que envolvam as discussões sobre preservação e as identidades. Está voltada para a investigação das principais questões que abrangem o preservacionismo enquanto projeto social e relacionado às estruturas de poder: tramas da intencionalidade das escolhas e exclusões preservacionistas, formas de construção e pertencimentos identitários. Preservação e identidades são aqui consideradas como enunciados de projetos em disputa, a partir dos quais é possível pensar identidades construídas e processos de preservação legitimados por contextos histórico-sociais específicos. Para tanto, contempla o processo de preservação e identidades do patrimônio artístico em suas visualidades materiais e imagéticas em amplo aspecto ao discutir processos de objetificação e de alegoria visual. Considera o patrimônio artístico expresso em traços construtivos presentes nos meios urbano e rural e seu acervo em documentos escritos e literários, escultura, pintura e cinema, bem como nas manifestações intangíveis que abarcam as festas tradicionais. Em relação aos acervos, reúne investigações que lidam com o papel desempenhado pelos arquivos como construtores de identidade, sua relação com o Estado, políticas culturais de preservação e os diversos usos sociais que se pode fazer dos registros. A natureza dos arquivos e sua organização e acesso, maneiras de gerir escolhas e intencionalidades, organizando permissões e interditos em processos patrimoniais.
Linha de Pesquisa 2
Educação Patrimonial e Gestão do Patrimônio
Reúne pesquisas que tratam da gestão do patrimônio e seus desdobramentos, especialmente os que estão relacionados à educação patrimonial. A linha acolhe pesquisas que tratam dos bens culturais, sua transmissão histórico-social, além dos diversos contextos e práticas de patrimonialização, museificação e preservação bem como, as políticas públicas dos bens culturais em suas diversas formas, por meio dos enquadramentos da memória e processos de transmissão. Tomando como base a investigação que lida com a cultura como meio privilegiado para o acesso à cidadania e redução da exclusão social, a linha se volta para pesquisas que tratam do planejamento, elaboração, desenvolvimento, gestão e assessoramento de bens culturais tangíveis e intangíveis, acervos de memória, museus e centros de cultura. Em que pesem as preocupações voltadas para processos de gestão e patrimonialização, a linha dá especial ênfase aos silenciamentos e exclusões do processo de construção identitária e patrimonial como a gentrificação das cidades e apagamento dos vestígios que negam pertencimentos sociais de grupos minoritários como a população negra. Do mesmo modo, há um acento sobre as pesquisas que lidam com discussões sobre corporalidades e formas subalternas de tratamento da preservação, análises de classes e relações de poder. Tomando-se como base processos educativos formais e não formais de educação patrimonial, a linha reúne, ainda, investigações que discutem propostas de discussão e intervenção em educação patrimonial com ações de formação e divulgação consideradas a partir das dinâmicas de suas localidades.