A turma da disciplina Educação e Diversidades, do curso de mestrado do programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Unidade de Ciências Socioeconômicas Nelson de Abreu Júnior, de Anápolis, participou, no dia 18 de outubro, de uma aula-campo sobre Educação Indígena, na aldeia Xavante Namunkurá, localizada na Reserva Indígena São Marcos, município de Barra do Garças-MT. Foi uma ação de base intercultural em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças, que desenvolve um programa de formação com professores indígenas de cerca de 50 aldeias da Reserva. Integram a Equipe de Educação Indígena da Secretaria, seis alunas e uma egressa do PPG-IELT. Além dos alunos e alunas da UEG, a atividade contou com mais de 40 professores e professoras indígenas e cerca de 10 integrantes da equipe da Secretaria. Durante o encontro foram discutidas questões culturais, linguísticas e educacionais relacionadas ao povo Xavante, com ênfase nos processos de educação indígena e educação escolar indígena naquele contexto.
Como parte da atividade, alunas do PPG-IELT promoveram uma ação de dignidade menstrual de mulheres indígenas, em parceria com o Projeto Absorver, com a distribuição de mais de 100 absorventes e levantamento da população de mulheres para continuar o envio desses produtos.
Na avaliação dos alunos e alunas e do professor Ariovaldo Lopes Pereira, responsável pela disciplina Educação e Diversidades e coordenador da atividade, o resultado foi altamente positivo, com destaque para a interação com os povos Xavante para entender sua cultura, sua língua e seus costumes. Outro ponto enfatizado é a parceria com a Secretaria de Educação de Barra do Garças na realização da ação, o que enriqueceu a atividade e ampliou a visão do processo de educação indígena desenvolvido nas aldeias da Reserva Xavante São Marcos.