Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
Área de Concentração: Processos Educativos, Linguagem e Tecnologias
|
A área de concentração articula, de maneira interdisciplinar, os campos científicos da Educação e dos Estudos da Linguagem, transversalizados por suas tecnologias e pelas práticas sociais, numa perspectiva sócio-histórica e cultural. Nesse âmbito, cria-se um espaço de pesquisa e produção acadêmica, gerando, nessa intersecção, novas possibilidades de intervenção nos processos de construção do conhecimento e de formação de sujeitos cientes de seu papel político e de seu lugar na sociedade como agentes de transformação e mudança. O objeto de estudo desta área interdisciplinar é constituído, assim, por teorias e práticas educativas e pela linguagem como prática social, se apoiando nas tecnologias para a mediação do conhecimento. As ações acadêmicas integram ensino, pesquisa e extensão, com vistas a fomentar a interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento, promover a formação integral e realizar o compromisso social do programa. No âmbito do ensino, isso se efetiva na oferta de disciplinas de natureza interdisciplinar ministradas por pares de professores, sendo um de cada área de conhecimento. No campo da pesquisa, a integração se dá pela implementação de projetos integradores que abrigam pesquisas de diferentes eixos temáticos. No escopo da extensão, as ações se articulam pela aproximação entre universidade e escola, contemplando a colaboração entre as redes de ensino.
|
Linhas de Pesquisa 1: Educação, Escola e Tecnologias
|
Linhas de Pesquisa 2: Linguagem e Práticas Sociais
|
Esta linha discute os fundamentos teóricos e metodológicos do campo da educação articulados a diversas áreas do conhecimento e às tecnologias como produção cultural da humanidade. Com diferentes bases epistemológicas, a linha abriga pesquisas que discutem educação escolar e superior, prática e mediação pedagógica, políticas educacionais, cultura e diversidades, inclusão, formação e trabalho docente e movimentos sociais. Promove reflexões sobre a escola e a diversidade cultural presente nela e na sociedade, nos diferentes tipos de educação, bem como nos processos educativos voltados à formação humana empreendidos em espaços formais e não formais de produção de conhecimento.
|
Esta linha propõe o estudo das múltiplas formas de manifestação e funcionamento da linguagem como prática social e suas tecnologias de mediação. Assim, a linha abriga pesquisas que investigam as práticas de linguagem em diferentes culturas e/ou diferentes grupos e pessoas, os discursos e suas formas de textualização, as múltiplas linguagens e suas expressividades, o funcionamento da linguagem na cultura digital, os processos de letramento, a educação linguística e a formação do professor de línguas. Concebe-se o campo educacional como um espaço de pesquisa privilegiado para o estudo das práticas de linguagem por ser o lugar social em que, por meio de diferentes linguagens, os discursos e os saberes podem ser construídos e reconstruídos, com vistas a transformações.
|
Fonte: Coordenação do PPG-IELT, 28/02/2024.