Grupo de Estudos Integra
Coordenação: Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira, Profa. Dra. Barbra Sabota, Prof. Dr. Sostenes Lima e Profa. Dra. Viviane Silvestre
Encontros: Sexta-feira (mensalmente), das 14h30 às 16h30, via GoogleMeet
Apresentação: O Grupo de Estudos Integra tem como proposta congregar as perspectivas críticas em educação linguística e suas interfaces com campos de estudos como formação docente, letramento digital e outros. O grupo tem como objetivo fortalecer o debate sobre a formação de professores/as e o processo de educação linguística crítica, com ênfase para o ensino e a aprendizagem de línguas na contemporaneidade. O grupo é aberto a toda a comunidade acadêmica da UEG e a membros da comunidade externa que se interessem pelos temas nele debatidos. A participação é voluntária e se dá por adesão. O grupo tem a intenção de ampliar a interlocução entre os projetos de pesquisa dos/as professores/as coordenadores/as, bem como de seus orientandos e orientandas (iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, mestrado e outros), visando ampliar o alcance e a visibilidade dos estudos de seus membros por meio da participação e apresentação em eventos, elaboração e publicação de artigos e capítulos de livros, planejamento conjunto de minicursos e demais modalidades de participação acadêmica.
Mais informações: barbra.sabota@ueg.br e/ou viviane.silvestre@ueg.br
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão - GEPEDI
Coordenação: Profa. Dra. Marlene Barbosa de Freitas Reis e Prof.ª Ma. Carla Salomé Margarida de Souza (UEG/Inhumas)
Encontros: Terça-feira (quinzenalmente), das 17h às 19h
Apresentação: O GEPEDI foi instituído desde 2015 com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas na área da educação, da formação de professores com foco nas diversidades nas suas diferentes nuances no sentido de problematizar as responsabilidades individuais e coletivas envolvidas em uma educação ética para as diversidades, alteridade, multiculturalismo, interculturalidade crítica e inter/transdisciplinaridade, considerando a importância dos processos interacionais em contextos escolares formais e não formais; discutir temas relativos à escola inclusiva, educação especial e pessoas minorizadas, como as questões étnico-raciais, de gênero, religião, orientação sexual e enfrentamento da violência nas/das instituições de ensino e em outros contextos sociais; desenvolver atividades de caráter didático-pedagógico, e de interação com a comunidade acadêmica, bem como estimular e estabelecer o trabalho coletivo e colaborativo, enfim, fomentar o processo formativo. Além disso, o Grupo tem sido utilizado como espaço crítico e reflexivo de desdobramentos de pesquisas e planos de trabalho de Iniciação Cientifica, no estudo e levantamento de dados das pesquisas de mestrandos, doutorandos e pós doutorandos, quanto nas ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a inclusão e formação de professores. Entre as principais atividades deste grupo, destacam-se o aprofundamento dos estudos relacionados à essa temática, proporcionando o conhecimento das principais correntes teóricas; a organização e execução de trabalhos em campo; a aprendizagem compartilhada a partir das trocas de saberes por meio de apresentações de resultados das pesquisas em seminários de estudos mensais, em participações e apresentações de trabalhos em eventos científicos e em publicações; estímulo à responsabilidade com os projetos de pesquisa individuais e coletivos; participação e organização de evento científico para divulgação de conhecimentos produzidos em decorrência das atividades desenvolvidas pelos participantes. Por isso, entendemos a relevância do seu registro institucional a fim de materializar a existência dessa atividade de pesquisa na UEG e no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq.
Espelho do grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8099952118699877
Contato e mais informações: marlene.reis@ueg.br e/ou gepediueg2015@gmail.com
Instagram: @gepedioficial
Grupo de Pesquisa LECCE – Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação
Coordenação: Profa. Dra. Olira Saraiva Rodrigues, Prof. Dr. Raimundo Márcio Mota de Castro, Profa. Dra. Carla Conti de Freitas (POSLLI/UEG) e Profa. Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo (PPGE/IFG)
Encontros: Sexta-feira (quinzenalmente), às 18h
Apresentação: O Grupo de Pesquisa LECCE – Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação, indexado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq, apresenta uma proposta de estudo e pesquisa interdisciplinar nas áreas de linguagem, cultura, tecnologia e educação. Os estudos sobre linguagem e educação vêm apontando para um aumento expressivo das discussões acerca da tecnologia, sobretudo em ambiente digital. Em atenção a esse fenômeno, o Grupo de Pesquisa LECCE emerge da cultura contemporânea, em atenção à cultura digital, com abordagens teóricas dominantes e autores de referência. O grupo se movimenta em um sistema compartilhado e colaborativo, na integração de pesquisadores das áreas de letramentos, com um viés tecnológico em contexto contemporâneo educacional. Por intermédio do Grupo de Pesquisa LECCE, espera-se que novas pesquisas possam ser realizadas e que a abertura para novos conceitos e contexturas possam surgir.
Contato e mais informações: olira.rodrigues@ueg.br
Espelho do grupo::http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/778741
Grupo de Estudos e Pesquisas DIVAS - Diversidade em Âmbito Social
Coordenação: Prof. Dr. Hélvio Frank
Encontros: Terça-feira (quinzenalmente), das 17h às 19h
Apresentação: O grupo de estudos e pesquisas DIVAS (Diversidade em Âmbito Social), devidamente cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), liderado pelo Prof. Dr. Hélvio Frank (UEG), desenvolve suas atividades desde o ano 2016. Trata-se de grupo de estudos multi/inter/transdisciplinares que reúne discentes da graduação e da pós-graduação stricto sensu da Universidade Estadual de Goiás, acolhendo também docentes e discentes de outras instituições de ensino superior, em parceria interinstitucional, a fim de discutir temas relacionados à diferença e à diversidade social pelo viés da linguagem, como opção de (trans)formação docente permanente. Tem por objetivo geral estudar práticas sociais envolvendo diversidade e diferença sob diferentes correntes teóricas e abordagens linguísticas, acolhendo perspectivas trans/interdisciplinares de conhecimento, a fim de promover possibilidades, práxis e processos outros, em prol de uma educação linguística em Linguística Aplicada crítica.
Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/784467
Link do grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FsMPfrvniPqFYIa136Ivd0
Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores -GPEFORP
Coordenação: Profa. Dra. Yara Fonseca de Oliveira e Silva
Encontros: Sexta-feira (mensalmente), das 8h às 12h, via GoogleMeet
Apresentação: O grupo tem se articulado com professores da UEG de forma interdisciplinar e seu principal intuito é trabalhar no sentido de ampliar o diálogo entre pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e, sobretudo, fortalecer as dimensões consecutivas da universidade, ou seja, o ensino, a pesquisa e a extensão, de modo a consolidar a pesquisa no âmbito da universidade.
Mais informações: yara.silva@ueg