EIXOS TEMÁTICOS |
DESCRIÇÃO / ABRANGÊNCIA |
1. Formação de professores/as e práticas pedagógicas |
Pesquisas que abordam a formação inicial e continuada de professores/as, e práticas pedagógicas, com enfoque nos aspectos curriculares, didáticos, avaliativos e autoavaliativos, da articulação entre teoria e prática e cognição e emoções. Estudos voltados para práticas pedagógicas inovadoras e criativas organizadas pelo professor e pelo aluno. Estudos que abordam uma prática intencional de ensino e aprendizagem articulada à educação como prática social e ao conhecimento como produção histórica e social, datada e situada, numa relação dialética entre prática-teoria, conteúdo-forma e perspectivas interdisciplinares. Investigações sobre ações curriculares que envolvem a elaboração e a implementação do currículo no âmbito do planejamento, de metodologias, estratégias de ensino, avaliação, tempo e espaço de aprendizagem, considerando perspectivas críticas, inovadoras, numa ação educativa entendida como práxis. |
2. Fundamentos da Educação |
Pesquisas que discutem os fundamentos teóricos no âmbito da educação, assim como a compreensão da sociedade, da cultura e da educação. Estudos voltados para a produção teórica e crítica na área da educação, compreendida conforme os princípios da filosofia, da sociologia e da história. |
3. Processos educativos e diversidade |
Pesquisas que se baseiam na compreensão de que os processos educativos extrapolam os muros da escola, acontecendo nos mais diversos espaços como a família, círculo de amizades, espaços públicos de relação interpessoal, seja presencial, telemático, radiofônico ou virtual. Estudos que abordam os processos aos quais estão estreitamente vinculados o desenvolvimento da consciência sobre Direitos Humanos, comunidade, meio ambiente, cidadania e outros temas do cotidiano. Pesquisas que contemplam os processos educativos centrados na ética da diversidade, da alteridade e da inclusão, além da relação entre educação e gênero, sexo, sexualidade, identidade e orientação sexual; educação e relações étnico-raciais; educação e necessidades especiais; educação e religião. Projetos que tratam da legislação brasileira para a educação inclusiva. |
4. Políticas públicas educacionais |
Pesquisas sobre história e filosofia da política moderna, liberalismo e neoliberalismo, Estado, sociedade, governo, democracia com ênfase na política educacional brasileira e as que contemplam o direito à educação e direitos humanos. Investigações que abarquem políticas educacionais na América Latina e no Brasil e as que abordam a elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas e políticas educacionais. Propostas de pesquisa sobre nova e velha república. Estudos sobre Estado e poder: conceitos e relações. Pesquisas no campo de educação e trabalho, que discutem as dimensões do trabalho e da educação, como também as articulações entre movimentos sociais, educação e escola. No âmbito da educação superior, estudos que abordam o processo de constituição e gênese das universidades e que investigam a universidade brasileira e a questão da formação e da formação profissional. |
EIXOS TEMÁTICOS |
DESCRIÇÃO / ABRANGÊNCIA |
1. Educação linguística e formação de professores/as de línguas |
Pesquisas sobre educação linguística em suas diversas faces: ensino, aprendizagem, práxis docente, processos didático-pedagógicos, formação de professores/as de línguas. Estudos desenvolvidos sob múltiplos enfoques e aspectos teórico- metodológicos em diferentes contextos da educação linguística (crítica) podem ser agregados neste eixo: aspectos didáticos e curriculares da formação docente; educação linguística crítica; epistemologias pós-estruturalistas; decolonialidade; letramentos críticos; letramentos múltiplos, entre outros. |
2. Análise crítica do texto/discurso |
Pesquisas que abordam o discurso e seus aspectos linguísticos, sociais, culturais, políticos, ideológicos. Reúne estudos voltados para a análise de práticas discursivas de instituições e sujeitos, em contextos situados, a partir dos seguintes focos temáticos: (a) discurso e suas relações com os processos de construção, reprodução e transformação sociocultural; (b) discurso e decolonialidades; (c) discurso, representação e identidades sociais; (d) discurso e saberes/práticas da instituição escolar; (e) constituição e funcionamento material do discurso: língua, texto, gênero e mídia. |
3. Linguagem, cultura e sociedade |
Pesquisas linguísticas pós-estruturalistas sob o enfoque da diversidade social e/ou cultural, com ênfase nos seguintes temas: linguagem e multi/ trans/ inter/ culturalidade; relações de poder e identidades em contextos de diversidade; gênero e sexismo; raça e racismo; linguagem e performatividade; e outras práxis linguísticas da diferença em interface com estudos culturais, decoloniais, queer e/ou de diversidade. |
4. Estudos interdisciplinares de Literatura e múltiplas linguagens |
Pesquisas transculturais e estético-formais e suas implicações para uma abordagem multicultural do ensino de literatura, em estudos comparativos da literatura e das artes (plásticas, cênicas, cinéticas, visuais e cibernéticas), com investigações acerca de letramento literário, poéticas digitais e ciberliteratura. Este eixo também acolhe projetos sobre humanidades digitais, cultura digital e narrativas transmídia, constituindo uma práxis de investigação interdisciplinar, por meio da aproximação metodológica na relação da linguagem com as tecnologias em contexto contemporâneo. |
Fonte: Coordenação do PPG-IELT, 28/02/2024.