Objetivos
Ao definir seus objetivos, o PPG-IELT fundamenta-se nos propósitos de formação estabelecidos em âmbito mais amplo, especialmente no primeiro objetivo descrito no Estatuto da Universidade Estadual de Goiás (Decreto Estadual n. 9.593/2020, p. 3): “formar, graduar e pós-graduar profissionais nas diversas áreas, preparando-os para o mundo do trabalho e a cidadania, com contribuição ao desenvolvimento de Goiás e do Brasil”. Assim, ciente de sua importância nos cenários acadêmico-científicos de sua abrangência, o programa tem como principal meta definida em seu regimento interno formar docentes e pesquisadores para atuar nos âmbitos da Educação e dos Estudos da Linguagem como áreas interdisciplinares, em sintonia com as demandas da contemporaneidade e atentos às inovações epistemológicas e tecnológicas, conscientes de seu papel como promotores de mudanças com vistas à construção da igualdade social e da justiça. Busca, dessa forma, contribuir com a formação de profissionais que atuarão na transformação do ambiente social, por meio da produção de conhecimentos em domínios específicos e interdisciplinares. O programa pretende, ainda, colaborar para a atualização, o aperfeiçoamento e a especialização de profissionais graduados que atuam na região de sua abrangência, no sentido de promover a interiorização da qualificação em nível de pós-graduação stricto sensu. Nesse sentido, com vistas a atender à crescente demanda da formação continuada de professores e outros profissionais nos campos de conhecimento de sua abrangência, o programa se propõe a: a) formar professores universitários pesquisadores no âmbito da Educação, da Linguagem e de áreas afins, como áreas interdisciplinares; b) contribuir para a formação de profissionais de alto nível profissional, capazes de atuar na transformação do ambiente social que integram; c) estimular a ambiência universitária e propiciar condições permanentes de atualização, aperfeiçoamento e especialização a egressos de cursos de graduação da região; d) produzir conhecimentos em domínios específicos e interdisciplinares e o diálogo entre as áreas do saber que integram o curso. O alcance desses objetivos passa, necessariamente, pelo compromisso de todo o corpo social – docentes, discentes, técnicos administrativos, egressos, comunidade em geral – com a proposta do programa.
Perfil do egresso
O Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) entende que seu egresso deve ser um profissional com formação interdisciplinar, constituída a partir de diferentes aportes epistemológicos, capacitado a atuar sociopoliticamente nos diversos contextos relacionados às áreas da educação e dos estudos da linguagem. Nesse sentido, busca oferecer uma formação que capacite seus egressos para:
- planejar e desenvolver pesquisas socialmente relevantes nas áreas de sua formação e atuação acadêmica e profissional;
- conceber a instituição escolar a partir de múltiplos paradigmas de conhecimento da contemporaneidade, de modo que possa, assim, propor novas abordagens educacionais e práticas pedagógicas inovadoras, bem como novas formas de gestão e de integração da escola com a sociedade;
- atuar interdisciplinarmente em instituições de ensino superior, especialmente em cursos de formação de professores, promovendo a integração dos saberes das áreas de educação e de estudos da linguagem;
- atuar como agentes sociopolíticos em diversos contextos, mais especificamente, identificar problemas sociais complexos relacionados à sua área de formação e contribuir para a transformação social;
- compreender a linguagem como prática social constitutiva de sujeitos engajados em instituições sociais permeadas de relações de poder, sistemas de representação e ideologias de diversos matizes;
- estar atentos às demandas sociais por educação e cultura, em sintonia com as epistemologias contemporâneas e as tecnologias atuais.
Fonte: Coordenação do PPG-IELT, 28/02/2024.