O Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), ciente de sua importância nos cenários acadêmico-científicos de sua abrangência, tem como objetivo central formar docentes e pesquisadores para atuar nos âmbitos da Educação e dos Estudos da Linguagem como áreas interdisciplinares, em sintonia com as demandas da contemporaneidade e atentos às inovações epistemológicas e tecnológicas, conscientes de seu papel como promotores de mudanças com vistas à construção da igualdade social e da justiça. Busca, assim, contribuir para a formação de profissionais capazes de atuar na transformação do ambiente social, por meio da produção de conhecimentos em domínios específicos e interdisciplinares. O programa pretende, ainda, colaborar para a atualização, o aperfeiçoamento e a especialização de profissionais graduados que atuam na região de sua abrangência, no sentido de promover a interiorização da qualificação em nível de pós-graduação stricto sensu.
O Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) entende que seu egresso deve ser um profissional com formação interdisciplinar, constituída a partir de diferentes aportes epistemológicos, capacitado a atuar sociopoliticamente nos diversos contextos relacionados às áreas da educação e dos estudos da linguagem. Nesse sentido, busca oferecer uma formação que capacite seus egressos para
1. Mestres e doutores:
- planejar e desenvolver pesquisas socialmente relevantes nas áreas de sua formação e atuação acadêmica e profissional;
- conceber a instituição escolar a partir de múltiplos paradigmas de conhecimento da contemporaneidade, de modo que possa, assim, propor novas
abordagens educacionais e práticas pedagógicas inovadoras, bem como novas formas de gestão e de integração da escola com a sociedade;
- atuar interdisciplinarmente em instituições de ensino superior, especialmente em cursos de formação de professores, promovendo a integração dos saberes das áreas de educação e de estudos da linguagem;
- atuar como agentes sociopolíticos em diversos contextos, mais especificamente, identificar problemas sociais complexos relacionados à sua área de formação e contribuir para a transformação social;
- compreender a linguagem como prática social constitutiva de sujeitos engajados em instituições sociais permeadas de relações de poder, sistemas de representação e ideologias de diversos matizes;
- estar atentos às demandas sociais por educação e cultura, em sintonia com as epistemologias contemporâneas e as tecnologias atuais.
2. Doutores:
- produzir pesquisas avançadas e originais, bem como propor ações decorrentes delas, a partir de epistemologias inovadoras e consoantes com as demandas da contemporaneidade, em sintonia com a evolução do conhecimento e os anseios socioeducacionais e políticos da sociedade;
- atuar como agentes educacionais docentes, pesquisadores e orientadores na pós-graduação, cientes da importância sociopolítica e científica de seu papel de colaboradores no processo de formação de outros pesquisadores e agentes educacionais;
- propor e formular políticas públicas socioeducacionais em instâncias responsáveis por pensar e executar essas políticas.
Assim, especialmente quanto ao perfil do egresso do doutorado, há o compromisso com a formação de profissionais reflexivos, criativos e proativos, capazes de identificar problemas relacionados às dinâmicas próprias das instituições educacionais e propor, implantar e avaliar alternativas para a sua superação, tendo como horizonte o seu aperfeiçoamento e a melhoria das atividades de gestão e de docência dos diversos ambientes em que atuam.
Fonte: Coordenação do PPG-IELT, 10/03/2025.