Estão abertas as inscrições para a Oficina gratuita de “Gêneros textuais e narrativas: possibilidades de escrita geográfica”, que será ministrada pelo Professor Rodrigo Emídio (UFG, Dona Alzira), no dia 26 de abril, das 14h às 17h e das 19h às 22h, no Núcleo de Pesquisa em Agroecologia e Educação do Campo (Gwatá/UEG), na UEG do Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás/GO.
Ementa:
A linguagem e o espaço constituem uma teia relacional, que explora as dimensões universais e singulares do ser humano. Destaca que a palavra possui uma escala que se estende ao infinito do mundo e ao âmago do ser, sendo o meio pelo qual o mundo é refletido. No contexto contemporâneo, a reflexão sobre a ciência geográfica se aproxima da interseção entre o humano e o mundo. A linguagem ocupa um lugar central na vida, o ecúmeno é o ato de habitar o mundo em linguagem e preencher a distância entre o humano e o mundo. A palavra tem o poder de evocar. A escrita é considerada uma dimensão profunda e planejada da linguagem, capaz de criar sentido, devaneio, deformação, tradição e ruptura. O texto influencia a percepção do(a) leitor(a), forma e deforma imagens captadas, o conduz pelos labirintos dos espelhos e pensamentos. A linguagem é essencial na experiência humana, desde a aquisição da fala até a constituição das ciências e das artes. Narradores(as), entre eles(as) os(as) geógrafos(as), utilizam a linguagem para dar sentido ao mundo, transformam experiências em narrativas. O interesse em pensar a escrita na ciência geográfica resgata a criatividade e a flexibilidade narrativa, enfatiza a observação, a sensibilidade e a síntese como perspectivas da geografia contemporânea.
📍Inscrições serão realizadas online pelo link: https://forms.gle/6ENDyPqkxyY3h8MdA
📍Serviço: Oficina gratuita de “Gêneros textuais e narrativas: possibilidades de escrita geográfica”
Data: 26 de abril, das 14h às 17h e das 19h às 22h
Local: Núcleo de Pesquisa em Agroecologia e Educação do Campo (Gwatá/UEG), Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina - Avenida Dr. Deusdete Ferreira de Moura - Centro