O professor João Roberto Resende Ferreira e seu orientando Antônio Marcos Bonfim, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências PPEC/UEG, participaram no dia 17 de dezembro de 2023, do 2º Encontro de Ciências e Saberes Quilombo Mesquita na Cidade Ocidental no Distrito Federal. O evento foi organizado pelas lideranças quilombolas, Flávia Costa e Silva, Sandra Braga e Manoel Alves dentre outros. O professor orienta pesquisa no Quilombo Mesquita pesquisando sobre como é o ensino de ciências para os alunos de comunidades quilombolas. A pesquisa está em andamento em todo ano de 2023. A previsão de término será em maio de 2024. O debate no encontro estava organizado em três eixos: Território e Identidade; Educação e Cultura; e Saúde e Meio Ambiente.
Foto: Docente (4o da esq. para dir.) e discente (1o da esq.) do PPG Ensino de Ciências participam do 2º Encontro de Ciências e Saberes Quilombo Mesquita na Cidade Ocidental no Distrito Federal
No que se refere ao eixo de Educação e Cultura, o Prof. destacou que os pontos principais para os Quilombolas estão centrados na luta por uma educação de qualidade, defesa de suas culturas e do território, bem como, a organização política de resistência contra a invasão de especuladores imobiliários e do agronegócio. De acordo com os achados da pesquisa até o momento, a maior dificuldade da escola quilombola está em fazer cumprir a Lei n. 10.639/2003 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação lei 9.394/1996, incluindo no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. Para o professor João Roberto, o não cumprimento da Lei “Fere os princípios democráticos, desconsidera as lutas dos movimentos sociais em especial o movimento negro, negando a participação deles na construção do país nas áreas econômicas, política e perpetua a anulação da história e cultura desse povo”.