Projeto de pós-doutorado vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC-UEG) promove primeira oficina de formação de professores com foco em Ensino de Ciências por Investigação
A promoção de oficinas de formação de professores voltadas tanto para professores em formação quanto para àqueles já em atuação na sala de aula, são alguns dos objetivos do projeto de estágio pós-doutoral vinculado ao PPG Ensino de Ciências do pesquisador Francisco J. Simões Calaça, sob supervisão da professora do PPG, Dra. Sabrina do Couto de Miranda e Dr. Plauto Simão de Carvalho. As atividades, desenvolvidas no âmbito do projeto apoiado pelo Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil, chamada 09/2022 da FAPEG, intitulado “Educação Científica para além dos muros da Universidade e da Escola: Estratégias para o ensino, aprendizagem, difusão e divulgação da Ciência”, estão sendo desenvolvidas no Laboratório de Pesquisas em Ensino de Ciências (LabPEC) do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC). As oficinas têm como objetivo, trabalhar a abordagem do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) com estudantes da Graduação (professores em formação inicial), com o foco nas potencialidades desta metodologia como estratégia para ensinar e aprender Ciências, e com professores da Educação Básica (formação continuada) visando a aplicação desta metodologia como estratégia para o ensino-aprendizagem de Ciências. Nas primeiras oficinas ofertadas, foram abordadas estratégias de Ensino por Investigação voltada para o ensino de Botânica e Micologia, onde abordou-se desde as bases epistemológicas do EnCI às formas pelas quais os docentes podem usar essa abordagem para a sala de aula e mostrar a seus estudantes como entender e explicar a natureza, contribuindo para a alfabetização científica destes (Figura 1). Além de uma investigação sobre conhecimentos prévios dos docentes quanto ao EnCI, dentre as atividades, foram destacadas diferentes possibilidades de EnCI utilizando elementos da flora e funga com base em diferentes abordagens (ex.: experimentativas, expositivas, discursivas, interativas, lúdicas); para isso, fez parte da oficina, um momento de saída de campo na Reserva Ecológica da UEG (REC/UEG), para coleta de dados variados e posterior proposição de hipóteses e análise de dados com o foco no EnCI da Botânica e Micologia. Participaram da primeira oficina, realizada em agosto de 2023, professores da Educação Básica da rede pública da cidade de Anápolis. Dentre as atividades futuras e as já em andamento no projeto, incluem a promoção de novas oficinas e workshops, desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de conceitos científicos de grupos taxonômicos do Cerrado que são pouco abordados, ou ainda negligenciados nos materiais didáticos convencionais e a realização de pesquisas científicas como forma de gerar e obter dados que serão utilizados no desenvolvimento de recursos e metodologias voltados para o EnCI e a alfabetização científica.
Figura. Oficinas de formação de professores com foco em Ensino de Ciências por Investigação ofertadas pelo LabPEC, vinculado ao PPEC. a: Professores da Rede pública de Educação Básica durante a apresentação de possibilidades de uso de elementos da flora e funga em aulas investigativas de Ciências. b: turma de Professores da Rede pública de Educação Básica participantes da oficina de formação continuada. c: turma de graduandos em Licenciatura em Ciências Biológicas, participantes da oficina de formação. d: Professores da Rede pública de Educação Básica em diferentes momentos da oficina.