Plauto Simão De-Carvalho1,2, Lília Aparecida de Oliveira1; Carlos de Melo e Silva-Neto3; Sabrina do Couto de Miranda1,2
1Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG (PPEC), 2Universidade Estadual de Goiás (UEG), 3Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais do Cerrado.
No ensino da Educação Ambiental é fundamental o desenvolvimento didático-pe-dagógico de maneira individual e coletiva para estimular uma postura crítica diante da realidade e do mundo. Faz-se necessário o uso dos conhecimentos prévios dos estudantes como facilitadores da aprendizagem, aquisição e restruturação cognitiva de novos conceitos, informações e valores próprios. Professores e estudantes precisam aproximar-se das comunidades, bem como, das instituições, especialistas, cientistas, empresas, líderes comunitários e debater a socialização e democratização do conhe-cimento ambiental.
Palavras-chave: Conhecimento popular; Meio ambiente; vivência.
In the teaching of environmental education, the didactic-pedagogical development in an individual and collective way is fundamental to stimulate a critical attitude towards rea-lity and the world. It is necessary to use the students’ prior knowledge as facilitators of learning, acquisition and cognitive restructuring of new concepts, information and own values. Teachers and students need to get closer to communities, such as institutions, spe-cialists, scientists, companies, community leaders and debate the socialization and demo-cratization of environmental knowledge.Key words: Popular knowledge; Environment; experience.