O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciência (PPEC/UEG) ajusta-se constantemente por meio de seu Planejamento Estratégico para garantir a alta aderência com a área de Ensino da CAPES. Conforme o Documento de área 46 (Ensino), a Área de Ensino integra a Grande Área Multidisciplinar, tendo sido uma das quatro áreas criadas em 6 de junho de 2011, por meio da Portaria CAPES no 83/2011.
Portanto, o PPEC engaja-se essencialmente no desenvolvimento de pesquisa de natureza translacional. Neste sentido, a perspectiva pedagógica, acadêmica e institucional do Programa procura promover estudos que transitem entre a ciência básica e a aplicação do conhecimento produzido. Outrossim, seguem abaixo o conhecimento produzido no âmbito do PPEC como resultado do empenho em construir pontes entre conhecimentos acadêmicos gerados na pesquisa em educação e ensino para sua aplicação em produtos e processos educativos voltados particularmente às demandas da sociedade goiana, bem como em atendimento às necessidades regionais e nacionais.
A sensibilidade quanto às estas demandas vem por meio do público alvo do Programa voltado para profissionais da educação, principalmente da educação básica, com alta capilaridade no estado de Goiás, atendendo todas as regiões do Estado como também outras regiões fora do estado. A percepção destas demandas são potencializadas por meio da estruturação das linhas de pesquisa e eixos temáticos do Programa. Portanto, as dissertações e produtos produzidos estão alinhados às seguintes linhas de pesquisa de eixos temáticos:
LINHA DE PESQUISA 1: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Eixo temático 1. Processos de formação inicial e continuada de professores em diferentes contextos formativos
LINHA 2. METODOLOGIAS E RECURSOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Eixo temático 2. Educação Especial e Inclusiva em Ensino de Ciências
Eixo temático 3. Educação Científica e/ou Educação Ambiental em espaços formais e/ou não formais de ensino
Eixo temático 4. Ensino-Aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
Eixo temático 5. Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Acesse também as dissertações e Produtos Educacionais no repositório de Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Goiás - Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
https://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/85
AUTOR(A): LIDIANE LIMA DA COSTA VILELA
ORIENTADOR (A): Profa. Dra. Juliana Simião Ferreira
DATA DA DEFESA: 22/06/2022
TÍTULO DO TRABALHO DE DISSERTAÇÃO: A Iniciação Científica na Educação Integral de Goiás: Atuação, Formação Continuada e Perspectivas dos Docentes
DISSERTATION TITLE: Scientific Initiation in Integral Education in Goiás: performance, continuing education and perspectives of teachers
PALAVRAS CHAVE: Abordagem Investigativa, Produto Educacional, Escolas de tempo integral, Alfabetização Científica, Natureza da Ciência, Formação Docente.
KEYWORDS: Investigative Approach, Educational product, Full-time Schools, Scientific Literacy, Nature of Science, Teacher Training.
RESUMO: O ensino de conteúdos científicos utilizando metodologias que envolvem a memorização de conceitos tem se mostrado desestimulante e ineficaz. Por esse motivo, o ensino de ciências deve focar em abordagens metodológicas que aproximem a ciência do cotidiano e promovam a Alfabetização Científica, de modo que os estudantes conheçam e compreendam como a Ciência está presente na sociedade. O componente curricular Iniciação Científica, presente na matriz curricular dos Centros de Ensino em Período Integral do Estado de Goiás, tem como meta fomentar a iniciação científica dos estudantes por meio do Ensino por Investigação. Diante deste fato, o presente estudo verificou o perfil e a atuação dos professores modulados no componente curricular Iniciação Científica (IC) dos Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs); promoveu e investigou a efetividade de um curso de formação continuada “Iniciação Científica na escola baseada no ensino por investigação” e desenvolveu como produto educacional, um Caderno de Iniciação Científica destinado aos professores, visando melhorar a compreensão sobre o Ensino por Investigação e a contribuição para o planejamento das aulas da IC. Os resultados desse estudo indicam que as aulas da IC são desafiadoras para os professores, muitos deles demonstraram pouca compreensão sobre como as atividades devem ser conduzidas, mesmo com as instruções enviadas pela Secretaria de Educação. Também foi observado, durante o desenvolvimento da pesquisa, a importância da formação inicial desses professores em relação à Ciência e à prática científica, assim como às abordagens de ensino inovadoras, evidenciando-se que a formação inicial dos docentes não foi suficiente para o desenvolvimento pleno dessas habilidades. Por isso, torna-se necessário estabelecer como gestão pública a formação continuada dos docentes, de forma a preencher as lacunas deixadas durante a formação inicial desses professores e para esclarecer as orientações dos órgãos de gestão do Estado.
Dissertação (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) Dissertação Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 3): INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL DE GOIÁS: caderno instrucional para professores
AUTOR(A): CAMILA PEREIRA BATISTA SOUSA
ORIENTADOR (A): Prof. Dr. José Divino dos Santos
DATA DA DEFESA: 31/08/2021
TÍTULO DO TRABALHO DE DISSERTAÇÃO: Trilhas Ecológicas virtuais: Uma metodologia para o ensino do Cerrado
DISSERTATION TITLE: Virtual Ecological Trails: A Methodology for teaching the Cerrado
PALAVRAS CHAVE: Trilhas ecológicas virtuais – Educação ambiental – Bioma Cerrado
KEYWORDS: Virtual ecological trails – Environmental education – Cerrado Biome
RESUMO: As Trilhas ecológicas vêm servindo há muito tempo para o ecoturismo e ações de Educação ambiental em todo país. A virtualização dessas trilhas vem ao auxílio do professor para o ensino de Ciências. O objetivo geral do trabalho é verificar como as Trilhas Ecológicas virtuais podem ser usadas como metodologia interativa para sanar algumas das dificuldades encontradas no ensino do Bioma Cerrado, para alunos do Ensino Fundamental II; uma vez que se torna clara a necessidade de preservação do Bioma. O estudo foi realizado através da pesquisa qualitativa e pesquisa ação, analisando questionários aplicados aos estudantes e professores em duas etapas, na escola conveniada no município de Goianésia-GO. Para obtenção dos dados, optou-se pela aplicação do questionário eletrônico. Os discentes relataram os conhecimentos básicos sobre o Cerrado, 4% responderam que não sabiam que o Cerrado era o Bioma predominante no estado de Goiás na primeira etapa, variando para 100% na segunda etapa, após a aplicação da Trilha virtual. Os docentes relataram como ministravam suas aulas sobre o Bioma, que materiais utilizam, quais métodos e quantidade de apresentações. Os dados obtidos mostram que as aulas de Ciências são ministradas de forma tradicional, utilizando basicamente o livro didático, sem aprofundamento dos conteúdos trabalhados; além disso, os alunos mostraram a superficialidade das informações sobre o Cerrado na primeira etapa, demonstrando que a aplicação da Trilha virtual auxiliou no processo de aprendizado aprofundando esse conhecimento imediato mostrado no primeiro questionário.
Dissertação (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) Dissertação Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 5): Sequências Didáticas: Trilha Ecológica Virtual, uma metodologia para o Ensino do Cerrado
AUTOR(A): ROSANA RIBEIRO OLIVEIRA PALMEIRA
ORIENTADOR (A): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto
DATA DA DEFESA: 31/08/2021
TÍTULO DO TRABALHO DE DISSERTAÇÃO: História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica.
DISSERTATION TITLE: History in comics as a teaching resource in promoting environmental education from the historical-critical pedagogy
PALAVRAS CHAVE: Educação Ambiental, História em quadrinhos, Pedagogia Histórico-Crítica, Teoria Sócio-Histórica.
KEYWORDS: Environmental Education, Comics, Historical-Critical Pedagogy, Socio-Historical Theory.
RESUMO: O presente estudo tem por objetivo identificar as potencialidades das histórias em quadrinhos como recurso didático na promoção da Educação Ambiental, na primeira fase do ensino fundamental, tomando como referência a Teoria Sócio-Histórica proposta por Vygotsky e a Pedagogia Histórico-Crítica elaborada por Saviani e seus colaboradores. A pesquisa foi realizada a luz da metodologia de Pesquisa Qualitativa, que subsidiou a elaboração e a proposição de uma história em quadrinhos e uma sequência didática com intuito de constituir instrumento didático aos professores na tarefa de trabalhar a temática ambiental. Os resultados apontam que as histórias em quadrinhos são recursos didáticos bastante pertinentes na promoção do ensino crítico da Educação Ambiental promovendo a ampliação dos conhecimentos dos estudantes e consequentemente uma nova compreensão da prática social.
Dissertação (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) Dissertação Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 3): PRODUTO EDUCACIONAL: Material Didático/Instrucional Sequência didática: História em quadrinhos como instrumento de promoção da Educação Ambiental. (PTT 1)
Material textual: HISTÓRIA EM QUADRINHOS: DEFENSORES AMBIENTAIS EM “O DESAFIO DO LIXO” (PTT 2)
PRODUTO EDUCACIONAL: JOGO DA MEMÓRIA. (PTT 3)
AUTOR(A): ANA PAULA GONÇALVES
ORIENTADOR (A): Prof. Dr. José Divino dos Santos
DATA DA DEFESA: 27/08/2021
TÍTULO DO TRABALHO DE DISSERTAÇÃO: O uso do software Poly pro no ensino-aprendizagem da geometria espacial no 6º ano do ensino fundamental
DISSERTATION TITLE:
PALAVRAS CHAVE: Software Poly Pro; Geometria Espacial; Sequência Didática.
KEYWORDS:
RESUMO: A pesquisa aborda a maneira como tem sido visto o ensino de geometria e sua relação com o insucesso do ensino-aprendizagem de alguns alunos do sexto ano do ensino Fundamental II. Tem como objetivo investigar as contribuições que o software Poly Pro pode trazer para o ensino-aprendizagem da geometria espacial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com alguns professores de matemática da cidade de Rubiataba, onde se verificou que poucos professores utilizam os softwares durante as aulas de matemática e que nenhum conhecia o Poly Pro. Numa segunda etapa, foi realizada um estudo de caso numa escola municipal de Rubiataba com o objetivo de verificar as possíveis potencialidades do software para o ensino de sólidos geométricos. A partir sequência didática utilizada no estudo de caso foi montado o produto educacional em forma de um ebook com atividades, sequência didática e informações sobre o software Poly Pro para que o professor possa ter mais recursos para trabalhar o conteúdo de sólidos geométricos de forma eficaz e significativa para o aluno. No decorrer da pesquisa pode-se perceber que o software Poly Pro é uma valiosa ferramenta para o ensino-aprendizagem dos sólidos geométricos no sexto ano do ensino fundamental II tanto no ensino presencial como mostra a bibliografia quanto no ensino remoto.
Dissertação (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações). Dissertação Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 5): Material didático/instrucional: O ensino-aprendizagem de geometria espacial com o uso do software Poly Pro
AUTOR(A): ELENICE BARBOSA ABRÃO
ORIENTADOR (A): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos
DATA DA DEFESA: 25/08/2021
TÍTULO DO TRABALHO DE DISSERTAÇÃO: Contribuições dos espaços não formais de aprendizagem para a alfabetização científica: uma experiência no zoológico de Goiânia
DISSERTATION TITLE: Contributions of non-formal learning for scientific literacy – an experience at the Goiânia Zoo
PALAVRAS CHAVE: Educação ambiental; fauna; flora; visita pedagógica; relato de experiência
KEYWORDS: Environmental education, Fauna; Flora; education visit; experience report.
RESUMO: O Parque Zoológico de Goiânia (PZG) é um espaço não formal de aprendizagem com múltiplas oportunidades para se desenvolver atividades educativas. Constantemente o PZG recebe a visita de grande número de estudantes, tanto da rede pública, quanto privada de ensino de todo o estado de Goiás. Diante disso, este trabalho teve por objetivo investigar as contribuições do PZG para o processo de alfabetização científica a partir de uma revisão histórico qualiquantitativa, bem como através do relato de uma experiência conduzida com alunos de duas turmas do 5º ano do ensino fundamental da rede estadual de Educação de Goiás. Dessa forma, a dissertação foi estruturada em dois artigos, de modo que cada uma dessas duas propostas de investigação compõe um artigo. Para o primeiro artigo, os dados foram obtidos através da revisão da literatura e da análise documental do PZG. Nesse sentido, foi possível constatar que, ao longo do tempo, de acordo com o desenvolvimento do pensamento humano, os zoológicos deixaram de ser locais de exibicionismo e de espetáculos, quando da sua criação, transformando-se em espaços de conservação, pesquisa, banco de dados genéticos, Educação e bem-estar animal, na atualidade. Foi verificado, ainda, um número expressivo de grupos institucionalizados e não institucionalizados que visitam o PZG, com destaque para estudantes da Educação Básica oriundos de escolas municipais. Analisando os projetos desenvolvidos pelos educadores ambientais do PZG, percebeu-se a conexão entre os temas das atividades ofertadas e as expectativas de aprendizagem das escolas, pois estas escolhem os projetos a serem desenvolvidos com os alunos de acordo com o seu interesse de ensino de modo que possam alcançar os objetivos propostos através da aproximação dos alunos com o objeto de estudo. A condução do segundo artigo foi realizada em cinco etapas: roda de conversa, sondagem dos conhecimentos prévios através de questionários e desenhos, visita ao PZG, verificação dos conhecimentos pós-visita por meio de questionários e desenhos, e socialização do conhecimento para a comunidade escolar. A roda de conversa revelou que poucos alunos conheciam o PZG e que a oportunidade de visitação despertou o interesse para o tema. Durante a visita, os alunos demonstraram empolgação e entusiasmo, através de perguntas e comentários. Nossa análise comparativa dos questionários e desenhos pré e pós-visita mostrou que ambas as turmas tiveram bom aproveitamento das atividades com ampliação do conhecimento, sobre a Fauna e a Flora do Cerrado. Foram verificados nos instrumentos de avaliação, elementos e informações apresentadas pelos educadores ambientais durante a palestra e ao longo da trilha pedagógica, tais como características peculiares da Flora do Cerrado e animais típicos do bioma, que tinham sido pouco lembrados antes da visita. Diante dos resultados obtidos, é possível concluir que o PZG pode funcionar como um espaço não formal de aprendizagem que contribui para o processo de alfabetização científica dos estudantes que o visitam. Como produtos educacionais dessa dissertação foram elaborados uma sequência didática contemplando o tema Cadeia Alimentar e um jogo educativo intitulado Fauna do Cerrado – Quem é o bicho? Contemplando as características dos animais do Cerrado, que foi desenvolvido em três versões: cartas, projeção e aplicativo para celular. Tais recursos objetivam contribuir com os professores na abordagem sobre o tema de forma lúdica, de modo a despertar maior interesse dos alunos.
Dissertação (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) Dissertação Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 3): Sequência Didática: Cadeia alimentar e o jogo pedagógico Fauna do Cerrado - Quem é o bicho?
JOGO EDUCATIVO NA VERSÃO POWERPOINT: FAUNA DO CERRADO - QUEM É O BICHO?
SEQUÊNCIA DIDÁTICA/ MATERIAL TEXTUAL: CADEIA ALIMENTAR
AUTOR(A): GLEICIMAR FARIA TEIXEIRA
ORIENTADOR (A): Prof. Dr. Plauto Simão de Carvalho
DATA DA DEFESA: 13/08/2021
TÍTULO DO TRABALHO DE DISSERTAÇÃO: Metodologias Ativas na Formação Continuada de Professores da Educação Básica
DISSERTATION TITLE: Active learning for Teachers Trainning from Brazilian Basic Education
PALAVRAS CHAVE: Formação Continuada. Metodologias Ativas. Aprendizagem Significativa. Ensino Inovador.
KEYWORDS: Continuing Teachers Training. Active Learning. Meaningful Learning. Innovative Teaching.
RESUMO: Neste estudo abordamos perspectivas da formação continuada de professores em contraposição às formações continuadas padronizadas, replicadas e insípidas para o professor sem que seja considerado suas experiências prévias. No desenvolvimento desta proposta buscamos alinhar o tema da formação continuada de professores com a abordagem das metodologias ativas e aprendizagem significativa. Portanto, desenvolvemos uma argumentação teórico-prática pela identificação de uma ponte conceitual entre as abordagens das metodologias ativas e aprendizagem significativa na perspectiva da formação continuada de professores. Neste contexto, configurou-se os seguintes problemas da pesquisa: De que maneira as metodologias ativas, na perspectiva da aprendizagem significativa, podem contribuir com a melhoria dosprocessos de formação continuada de professores, com vista a ressignificação da prática docente? Esta dissertação foi estruturada em quatro capítulos: No capítulo 1: Formação Continuada de Professores – almejamos por objetivo discutir a formação de professores, com ênfase na formação continuada, buscando entender acerca da temática desde as dimensões legais, políticas, pedagógicas e didáticas. Neste capítulo foi desenvolvida uma coletânea de informações sobre leis, programas e metas para a formação continuada de professores; assim, contextualizamos a formação continuada, a partir da análise documental documentos oficiais (leis, decretos, portarias e programas) referente à política de formação de professores. Abordamos sobre a formação continuada de professores na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Apresentaremos as contribuições da literatura apoiando-se em autores que são referência na temática e cujas contribuições corroboram com os documentos norteadores da educação básica, para uma nova perspectiva de formação continuada de professores. No capítulo 2 – Formação de Professores na perspectiva da Aprendizagem Significativa pela abordagem das Metodologias Ativas - descrevemos o referencial teórico buscando aporte sobre a formação de professores no contexto das metodologias ativas, sendo este essencial para o desenvolvimento desta pesquisa. Já no capítulo 3 - A disciplina MAAS - experiências prévias na perspectiva de professores da educação básica sobre Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa - pretende-se neste capítulo, socializar e apresentar, no contexto do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPEC da Universidade Estadual de Goiás – UEG, os desafios e contribuições oportunizadas pela disciplina Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa (MAAS), para a formação continuada e desenvolvimento profissional docente. Finalmente, por se tratar de uma dissertação no âmbito de um Programa de Mestrado Profissional, o capítulo 4 – Apresentação do Produto Educacional – Projeto/Oficina para professores formadores – tem por finalidade apresentar o produto educacional: Projeto Oficina Formativa intitulado: Formação Continuada de Professores: Por um Ensino Inovador, Ativo e Significativo, elaborado a partir do estudo realizado acerca da temática central desta pesquisa que é a Formação Continuada de Professores na perspectiva das metodologias ativas.
Dissertação (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) Dissertação Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 1): Projeto Oficina Formativa: Formação Continuada de Professores por um ensino inovador, ativo e significativo.
AUTOR(A): REGIANE JANAINA SILVA DE MENEZES
ORIENTADOR (A): Prof. Dr. Plauto Simão de Carvalho
DATA DA DEFESA: 06/08/2021
TÍTULO DO TRABALHO DE DISSERTAÇÃO: Estratégias didático-pedagógicas de matemática financeira pela abordagem das metodologia ativas e aprendizagem significativa - contribuições para a educação financeira.
DISSERTATION TITLE: Enem's evaluation policy and its implications for the routine of three state schools in Goiânia
PALAVRAS CHAVE: ENEM, Ensino Médio, Trabalho, Políticas Educacionais
KEYWORDS: ENEM, High School, Work, Educational Politic.
RESUMO: O “novo” ENEM, como parte de uma política educacional, associado com as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e suas demandas para os estudantes e docentes do Ensino Médio, é o tema abordado neste trabalho. A questão central, que norteia o estudo, refere se quais as ações desenvolvidas nas escolas públicas referentes às possibilidades de ingressos no Ensino Superior, por meio do desempenho no ENEM? Justificam-se no contexto do novo modelo de acumulação, das mudanças ocorridas no mundo do trabalho e de suas relações com a educação, com foco no Ensino Médio, ofertado aos filhos da classe trabalhadora. O objetivo geral é investigar como a mudança no formato do ENEM em 2009, tem alterado ou não as ações das escolas públicas de Ensino Médio, em relação aos alunos da 3ª série, colocando em seus horizontes a possibilidade de ingresso no Ensino Superior. Para alcançá-lo, buscou-se entender quais as concepções e significados tem o “novo” ENEM para diretores, coordenadores, professores e alunos da 3ª série do Ensino Médio de três escolas públicas de Goiânia. As fundamentações teóricas respaldam-se em autores como Frigotto (2003, 2009, 2010, 2012), Kuenzer (1998, 2000, 2005), Saviani (2003, 2005, 2007), dentre outros. A opção metodológica pautou-se na abordagem qualitativa através de uma pesquisa-ação. O trabalho de campo foi realizado em três escolas públicas estaduais de Goiânia e, foram utilizados questionários semiestruturados, observações diretas, entrevistas e análises documentais, como procedimentos para coleta de informações. Como resultado, constatou-se que existe mais discurso do que ações efetivas realizadas na escola.
Dissertação (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) Dissertação Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 4): Material didático desenvolvido para o ensino médio com vídeos sobre matemática financeira na perspectiva da aprendizagem ativa e significativa visando uma educação financeira.
AUTOR(A): CELMA PEREIRA DOS SANTOS
ORIENTADOR (A): Profa Dra. Leicy Francisca da Silva
DATA DA DEFESA: 28/06/2021
TÍTULO DO TRABALHO DE DISSERTAÇÃO: Ensino de Ciências: metodologias ativas com enfoque na história da doença de Chagas no Brasil
DISSERTATION TITLE: Science teaching: active methodologies focusing on the history of Chagas disease in Brazil
PALAVRAS CHAVE: Carlos Chagas. Instituto Oswaldo Cruz. Profilaxia. Movimento sanitarista. Popularização da Ciência.
KEYWORDS: Carlos Chagas. Oswaldo Cruz Institute. Prophylaxis. Sanitary movement. Popularization of science
RESUMO: A presente pesquisa refere-se ao estudo realizado com uma turma de alunos do 2º ano “A” do Colégio Estadual Dário Sampaio de Paiva, município de Araguapaz-GO. A maioria desses alunos reside em áreas rurais e assentamentos, onde ainda existem algumas moradias que não possuem as condições sanitárias adequadas, podendo tornar lugar propício à proliferação de doenças, justificando-se a escolha do objeto de estudo doença de Chagas, o problema é que o ensino de ciências nas escolas sempre acontece de forma fragmentada, muitas vezes não desperta o interesse dos alunos. Portanto esta pesquisa tem por objeto repensar o ensino de ciências na busca do aperfeiçoamento do processo de ensino aprendizagem numa perspectiva sócio-histórico-cultural e, a partir dessa perspectiva, fazer uma análise sobre a doença de Chagas, contextualizando-a desde o século XIX até as primeiras décadas do século XX, fazendo a transposição dos conteúdos da pesquisa para o produto a ser trabalhado com os alunos, no modelo híbrido de ensino. Para alcançar esse objetivo, foi feita uma revisão de literatura na qual buscou-se conhecer melhor os referenciais teóricos Thomas Kuhn (1970) e Ludwik Fleck (2010), que defendem a ideia de que a ciência é dinâmica e deve ser estudada a partir de sua história e a partir desses referenciais e suas categorias epistemológicas, assim, busca-se compreender como acontece a construção social das doenças de forma contextualizada. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas, que envolve o estudo da doença de Chagas na sua historicidade e um produto educacional, utilizando a metodologia de ensino baseado em projeto, com abordagem do tema “Popularização da ciência”, dividido em duas etapas, sendo a primeira voltada ao estudo teórico com estratégia de estudo em sala de aula, que aborda sobre ciências, cientistas e espaços científicos. Na segunda etapa, foi utilizada a estratégia de pesquisa de campo para possibilitar a sistematização da aprendizagem. Após o desenvolvimento dessas etapas da pesquisa, pode-se afirmar que houve maior interesse dos alunos, que se sentiram mais estimulados e houve uma participação ativa satisfatória. Isto se deve às variadas estratégias de ensino utilizadas durante a execução do projeto e à escolha de estudar a ciência por meio de sua história, correlacionando-a com a realidade dos alunos. Essa pesquisa teve grande importância na minha atuação profissional, no sentido de entender que o ensino de ciências se torna mais interessante quando é abordado por meio de sua história e entender a importância das metodologias que levam o aluno a uma participação ativa no processo de ensino aprendizagem.
Dissertação (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) Dissertação Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 4): Projeto populariza ciência na escola: ciência, espaços da ciência e doença de Chagas
AUTOR(A): MAYCKON DIMAS CARDOSO SILVA
ORIENTADOR (A): Prof. Dr. Roberto Barcelos Souza
DATA DA DEFESA: 17/06/2021
TÍTULO DO TRABALHO DE DISSERTAÇÃO: Letramento informacional e resolução de problemas no ensino de matemática: perspectivas para o letramento matemático.
DISSERTATION TITLE: Information literacy and problem solving in mathematics education: perspectives for the literacy mathematic learning.
PALAVRAS CHAVE: Estratégias de ensino; Pesquisa em Sala de Aula; Questionamento Reconstrutivo; Mediação; Comportamento Informacional.
KEYWORDS: Teaching Strategies; Classroom Research; Reconstructive Questioning; Mediation; Informational Behavior.
RESUMO: A presente dissertação insere-se na linha de Pesquisa – Metodologias e recursos educacionais para o ensino de ciências do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás. Teve por objetivo geral propor e investigar práticas pedagógicas do Letramento Informacional e da Resolução de Problemas no ensino de Matemática, com vistas ao alcance do Letramento Matemático. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a observação de alunos de quatro diferentes turmas da 2ª série do ensino médio de uma escola estadual na cidade de Alexânia-GO, entre outubro/2019 e março/2020, apresentando resultados predominantemente qualitativos. Para coleta de dados, utilizou-se o registro da observação de alunos durante a aplicação de sequências didáticas que tratavam os temas Letramento Informacional, Área e Volume de Sólidos Geométricos e Matrizes. Estas compõem o produto educacional o qual trata-se de um e-book, que contempla, também, tutoriais das ferramentas MindMeister e Padlet, e sugestões de atividades. No modelo proposto, o professor é mediador e percebeu-se que a prática de pesquisa em sala de aula serviu como um alicerce para a construção dos novos conceitos, considerando que os problemas propostos foram pontos de partida, ou seja, introdutórios aos conteúdos abordados nas sequências didáticas e não tinham como objetivos a fixação ou finalização de um conteúdo já abordado. Destacamos que o Letramento Informacional influencia diretamente no alcance do Letramento Matemático, que trata de dar subsídios aos alunos para compreender a Matemática no mundo moderno.
Dissertação (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) Dissertacao Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 4): Letramento informacional e resolução de problemas nas aulas de matemática.
AUTOR(A): FERNANDA CABRAL NASCIMENTO DE ABREU
ORIENTADOR (A): Prof. Dr. Pedro Oliveira Paulo
DATA DA DEFESA: 29/04/2021
TÍTULO DO TRABALHO DE DISSERTAÇÃO: O ensino por investigação criando possibilidades para os professores de ciências e biologia em formação inicial a partir da pesquisa-ação
DISSERTATION TITLE: Inquiry-based teaching creating possibilities for science and biology teachers in initial training through action research
PALAVRAS CHAVE: Ensino por investigação; Formação inicial de professores; Ensino de Ciências.
KEYWORDS: Teaching through research; Initial teacher education; Science education.
RESUMO: A presente pesquisa objetivou contribuir com a formação inicial de professores de ciências no uso da abordagem do ensino por investigação, com vistas à superação de dificuldades e à realização de mudanças na prática pedagógica. A pesquisa foi realizada em consonância com princípios da abordagem qualitativa e pesquisa-ação com alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, período em que cursavam o 5º e depois o 6ºsemestre, da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Central - Sede, em Anápolis, Goiás. A pesquisa foi realizada em dois momentos: o primeiro, com observações dos participantes durante a disciplina de Orientação e Prática de Ensino de Ciências, aplicação de questionários e entrevista semiestruturada; no segundo momento foi realizada uma intervenção junto a esses licenciandos, caracterizada por uma formação via remota, com propostas de leituras, estudos e atividades que proporcionassem conhecimento dos princípios do ensino por investigação e estimulassem uma prática reflexiva e motivadora. Durante a pesquisa foi possível verificar dificuldades e lacunas na formação inicial e a insegurança dos futuros professores na prática docente, caracterizada por ser tradicional e transmissora de conceitos. Durante a formação percebeu-se fragilidades ao embasamento teórico, resistência ao uso da abordagem, dificuldades nos planejamentos das atividades e a falta de vivência. Destaca-se o potencial da abordagem do ensino por investigação que possibilita o desenvolvimento de professores autônomos, mediadores, reflexivos, que conseguem ensinar ciências de maneira contextualizada, interativa de elaborar atividades que promovam o engajamento dos seus alunos e os conduza ao desenvolvimento da cultura científica. Dessa forma, pondero que a abordagem investigativa deve estar entremeada às disciplinas oferecidas na graduação, como forma de permitir que os licenciandos sejam formados como profissionais ativos, capazes de construir seus conhecimentos e que saibam mediar os caminhos no processo de ensino e aprendizagem.
Dissertação (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) Dissertação Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 1): Proposta de formação para professores de ciências: Ensino de Ciências por investigação como abordagem didática.
AUTOR(A): RAQUEL SILVA COTRIM CARVALHO
ORIENTADOR (A): Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda
DATA DA DEFESA: 28/04/2021
TÍTULO DO TRABALHO DE DISSERTAÇÃO: O Ensino de Botânica e o Ensino de Ciências por investigação: contribuições na aprendizagem de alunos nos anos iniciais.
DISSERTATION TITLE: The teaching of botany and inquiry-based science teaching: contributions to student learning in the early years
palavras chave: Ensino; investigação; botânica; aprendizagem significativa
KEYWORDS: Teaching; investigation; botany; meaningful learning
RESUMO: Ensinar Ciências de forma satisfatória é o desafio dos professores da Educação Básica atualmente. Os alunos estão cada vez mais alfabetizados digitalmente e apresentando pouco interesse pelas aulas e conteúdos repassados de forma tradicional. O ensino de botânica se torna ainda mais complexo, uma vez que, em geral, a forma com que o professor conduz está distante da realidade dos alunos, com currículos que não são atrativos, repletos de conceitos e nomenclaturas complexos, distantes da realidade dos alunos. Com base em trabalhos descritos na literatura podemos afirmar que o Ensino de Ciências por Investigação tem revelado bons resultados na Educação Básica no que diz respeito a interação professor-aluno, motivação, engajamento, produtividade e aprendizagem. Assim, buscamos nessa pesquisa identificar de que forma o Ensino de Ciências por Investigação pode contribuir no ensino de botânica com vista à aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante do proposto, a dissertação foi dividida em capítulos que contemplam revisões sistemáticas da literatura que subsidiaram o aporte teórico necessário para as análises de resultados; as elaborações e aplicações de Sequências de Ensino Investigativas (SEI’s); a análise de resultados após as aplicações das sequências de ensino e a confecção dos produtos educacionais. Para elaboração das SEI’s utilizamos a Ferramenta de Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI) de modo a assegurar o rigor investigativo em todas as sequências. As SEI’s foram trabalhadas com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e os resultados obtidos foram satisfatórios. Observou-se que os alunos apresentam curiosidade e instinto investigativo natos, o que facilita o processo de ensino-aprendizagem, bem como a aquisição de aprendizagem significativa. O produto educacional principal consiste em um material didático de apoio ao professor, com orientações, imagens e direcionamentos de como aplicar as SEI’s, desde a introdução e levantamento de conhecimentos prévios até a avaliação da aprendizagem. Se faz necessário o aprimoramento de estudos referentes à botânica nos anos iniciais do Ensino Fundamental para que a cegueira botânica seja minimizada.
Dissertação (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) Dissertação Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 4): Sequências de ensino investigativas em botânica para os anos iniciais: a botânica numa perspectiva dinâmica, criativa e interessante.
Jogo de Tabuleiro sobre as plantas.
História em Quadrinhos - O feijãozinho curioso.
AUTOR(A): DIÂNGELO CRISÓSTOMO GONÇALVES
ORIENTADOR (A): Prof. Dr. Cláudio Roberto Machado Benite
DATA DA DEFESA: 22/04/2021
TÍTULO DO TRABALHO DE DISSERTAÇÃO: O Ensino de Física: um olhar para a educação Maker
DISSERTATION TITLE: The teaching of physics: a look at Maker education
PALAVRAS CHAVE: Cultura Maker, Educação Maker, Tecnologias, Trilha Pedagógica, Protótipos.
KEYWORDS: Maker Culture, Maker Education, Technologies, Educational Trail, Prototyping.
RESUMO: Este estudo insere-se na linha de pesquisa Metodologias e Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Nível Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Por fatores internos e externos, o ensino dos conteúdos escolares de Física tem se tornado um grande obstáculo para os alunos, que se sentem desmotivados em compreender os fenômenos da natureza abordados pelo professor apenas pelo método tradicional de ensino. O professor/pesquisador ciente da realidade vivida pelos alunos quanto ao processo de ensino aprendizagem, procurou rever sua prática pedagógica, sendo ele o condutor do processo de ensino aprendizagem. Os alunos em sua grande maioria atualmente, já nascem em um contexto de diversidade de linguagens e produtos tecnológicos, educacionais ou não. Tais questionamentos nos suscitam ao seguinte objetivo geral que é investigar quais as contribuições da inserção da cultura Maker no ensino de Física orientado pela Aprendizagem Baseadas em Projetos visando à participação ativa e autônoma dos alunos no processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa é de caráter qualitativo por meio de uma abordagem participante, que busca a reflexão do professor quanto a sua prática pedagógica relacionada ao ensino dos conteúdos de Física, a utilização das tecnologias presentes no ambiente escolar, de forma a contribuir para participações mais ativa dos alunos. A partir do método da Pesquisa Participante - PP, cujo intuito é que o professor venha a agregar as tecnologias e as metodologias ativas, como fator motivador para a construção de um processo de ensino aprendizagem que possa ser mais eficaz quanto à aprendizagem dos conteúdos de Física. O professor ao analisar sua prática pedagógica e os resultados alcançados pelos alunos propôs um plano de ação segundo as fases da PP propostas por Le Boterf (1980). A mediação proposta nesta pesquisa segue a corrente sócio-histórico-cultural, no qual, há valorização de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, ressaltando a importância do uso da tecnologia no ambiente escolar, fazendo um link entre, professor, aluno e o conhecimento. A utilização dos elementos da cultura Maker na educação busca tornar os alunos ativos no processo de ensino aprendizagem, através da estimulação e engajamento, tendo a escola um papel de pluralidade de métodos e intervenções que estimule os alunos a criarem, tornando-se ao lado do professor sujeitos de primeira ordem. Este estudo envolveu 504 (quinhentos e quatro) alunos, distribuídos em doze turmas, sendo 172 alunos da 1ª série e 332 alunos da 3ª série do Ensino Médio. Com o uso da metodologia Maker na educação, os alunos aprendem fazendo, colocando a mão na massa, apoiados pela Aprendizagem Baseadas em Projetos – ABP. Neste trabalho de pesquisa buscamos desenvolver uma prática pedagógica que venha a contribuir com modelo de educação tradicional e gerar conhecimento através do uso de práticas de ensino mais flexíveis. A pesquisa não pretende exaurir a questão da falta de estímulos dos alunos em aprender os conteúdos escolares de Física, pois, as questões são inúmeras, mas levantar elementos que venham a aclarar a problemática. Conclui-se que a proposta da educação Maker associada a tecnologias digitais e manuais, produz condições mobilizadoras quanto a sua aplicação em sala de aula, auxiliando na aprendizagem dos conteúdos escolares de Física. Com a aplicação do plano de ação houve uma melhora não só na participação dos alunos durante as aulas como nas notas. Importante salientar que em relação à participação ativa dos alunos, ainda resta um longo caminho para percorrem em busca do protagonismo do aluno.
Dissertação (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) Dissertação Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 5): PRÁTICA MAKER: seu manual de atividades inovadoras.
AUTOR(A): MARILIA SOARES PEREIRA
ORIENTADOR (A): Profa. Dra. Juliana Simião Ferreira
DATA DA DEFESA: 12/02/2021
TÍTULO DO TRABALHO DE DISSERTAÇÃO: Sequência de ensino investigativa sobre o bioma cerrado: uma proposta para o letramento científico
DISSERTATION TITLE: Investigative teaching sequence about the cerrado biome: a proposal for scientific literacy
PALAVRAS CHAVE: BNCC. DC-GO Ampliado. Ensino de Ciências. Indicadores de Alfabetização Científica.
KEYWORDS: BNCC. Extended DC-GO. Science Teaching. Indicators of Scientific Literacy.
RESUMO: O ensino de Ciências precisa ser cada vez mais voltado para a busca de soluções de problemas, em que o estudante atue como protagonista das investigações, além de conhecer a aplicabilidade da Ciência no cotidiano e desenvolver uma consciência crítica para promover o conhecimento científico. Portanto, o ensino de Ciências precisa ir além da memorização de conceitos, questões com respostas prontas ou experiências para comprovação de uma teoria, mas um ensino direcionado para novas possibilidades com base na resolução de problemas e levantamento de hipóteses, o que possibilita a criatividade e o protagonismo dos alunos. Desta forma, este trabalho busca responder a seguinte questão: como a abordagem do Ensino por Investigação, com tema “Bioma Cerrado” pode auxiliar no Letramento Científico dos estudantes de sexto ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede estadual de Anápolis-GO? Para tanto, usamos a abordagem do Ensino por Investigação, com aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) e análise de Indicadores de Alfabetização Científica (Sasseron; Carvalho, 2008) e (Del Corso, 2015), com o intuito de auxiliar o processo de Letramento Científico. A metodologia adotada foi uma pesquisa-ação respaldada nos documentos oficiais da educação brasileira, em especial a BNCC e DC-GO Ampliado, nos aportes teóricos sobre Alfabetização Científica, Letramento Científico, Ensino por Investigação e nas concepções do construtivismo. Os dados da investigação, de acordo com os desdobramentos da SEI, perpassam pelas seis etapas conforme proposto por Carvalho (2013). Os dados foram analisados a partir dos conhecimentos prévios até avaliação final, fundamentada na Análise de Bardin (2016). Para avaliação, numa perspectiva processual, foram utilizados diversos instrumentos como a aplicação de questionários, atividades desenvolvidas em grupo e individualmente, em ambiente formal e não formal. As discussões ancoradas nos resultados da aplicação da SEI, sob alguns aspectos do construtivismo, baseadas em Piaget e Vygotsky e também atendendo as habilidades propostas na BNCC e no DC-GO Ampliado. De acordo com os resultados observados através das análises dos dados após a aplicação da SEI, com a utilização de estratégias didáticas em uma abordagem investigativa, contribuíram significativamente para a realização de aulas mais dinâmicas, estudantes participativos exercendo o protagonismo com a mediação da professora-pesquisadora, fomentando assim, uma atmosfera propícia para efetivar o Letramento Científico.
Dissertação (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) Dissertação Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 4): Sequência de ensino investigativo: "você conhece o cerrado?"
Orientador(a): Profa. Dra. Juliana Simião Ferreira
TÍTULO: "A química no ensino fundamental: uma proposta interdisciplinar e investigativa"
Chemistry In Elementary School: An Investigative And Contextualized Proposal
Palavras chave: Sequência de Ensino Investigativa; Experimentação; Ensino Fundamental; Ensino de Química.
Keywords: Investigative Teaching Sequence; experimentation; Elementary School; chemistry teaching.
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 3): A QUÍMICA NO ENSINO DE FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA E CONTEXTUALIZADA
Orientador(a): Prof. Dr. Clodoaldo Valverde
TÍTULO: "A INCLUSÃO DOS SURDOS NA PRÁTICA DO FUTSAL E O JVISUAL: um instrumento auxiliador de árbitros de Futsal de Surdos"
INCLUSION OF THE DEAF IN THE FUTSAL PRACTICE AND THE JVISUAL: a helping tool for Deaf Futsal referees.
Palavras chave: Educação Física, Educação de Surdos, Futsal de Surdos, Libras, Esporte Surdo.
Keywords: Physical Education, Deaf Education, Deaf Futsal, Pounds, Deaf Sport.
Resumo da Dissertação Dissertação Completa (embargo de publicação de 12 meses para Registro de Patente) Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 2): INCLUSÃO DOS SURDOS NA PRÁTICA DO FUTSAL E O JVISUAL: um instrumento auxiliador de árbitros de Futsal de Surdos
PRODUTO (Eixo temático 2): Pedido nacional de Invenção, Modelo de Utilidade, Certificado de Adição de Invenção e entrada na fase nacional do PCT. Número do Processo: BR 10 2020 012047 6
Orientador(a): Profa. Dra. Juliana Simião Ferreira
TÍTULO: Clube de Ciências: contribuições para a alfabetização científica
Science Club: contributions to scientific literacy
Palavras chave: Ensino Fundamental, Natureza da ciência, História da Ciência, Demonstrações investigativas, Educação Científica.
Keywords: Elementary Education, Nature of Science, History of Science, Investigative Demonstrations, Science Education.
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT
Produto educacional (Eixo temático 3): (Guia Didático): Como montar um clube de Ciências em minha Escola?
Autor (a): Leonora Aparecida dos Santos
Orientador(a): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto
TÍTULO: O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO INCLUSIVO: FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
SCIENCE TEACHING IN THE INCLUSIVE CONTEXT: CURRICULAR FLEXIBILIZATION AND APPROPRIATION OF KNOWLEDGE BY STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES
Palavras chave: Currículo Escolar. Educação Inclusiva. Deficiência Intelectual
Keywords: School Curriculum. Inclusive Education. Intellectual. Disability
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 2): PRODUTO EDUCACIONAL: EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador(a): Prof. Dr. José Divino dos Santos
TÍTULO: O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NOS PRODUTOS EDUCACIONAIS ELABORADOS NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO ESTADO DE GOIÁS
RESEARCH TEACHING ON EDUCATIONAL PRODUCTS PREPARED IN PROFESSIONAL MASTERS IN SCIENCE TEACHING IN THE STATE OF GOIÁS
Palavras chave: Ensino por Investigação; Ensino Investigativo; História da Ciência; Ensino de Ciências; Mestrado Profissional; Produto Educacional
Keywords: Research Teaching; Investigative Teaching; History of Science; Science teaching; Professional Master's; Educational Product.
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 3): O ensino por investigação como abordagem científica norteadora no ensino de Ciências
Orientador(a): Profa. Dra. Cleide Sandra Tavares
TÍTULO: PRÁTICAS ESCOLARES USUAIS E A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL
USUAL SCHOOL PRACTICES AND THE IMPORTANCE OF EXPERIMENTATION IN CHEMISTRY TEACHING IN BRAZIL
Palavras chave: Experimentações químicas; Ensino investigativo; Problematização; Metodologias ativas; CTSA; Sequência didática.
Keywords: Chemical experiments; Investigative teaching, problematization, active methodologies; CTSA; Following teaching.
Resumo da Dissertação Dissertação Completa (embargo de publicação de 12 meses para publicação) Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 3): SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE SOLUÇÕES POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA
Autor (a): Andréa Brito Macêdo
Orientador(a): Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda
TÍTULO: A LITERATURA COMO INSTRUMENTO PARA SE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
LITERATURE AS AN INSTRUMENT FOR WORKING ON ENVIRONMENTAL EDUCATION IN SCHOOL
Palavras chave: Interdisciplinaridade; Educação Básica; Meio Ambiente; Expressão Cultural.
Keywords: Interdisciplinarity; Basic Education; Environment; Cultural Expression.
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT
PRODUTO (Atividade de extensão): CICLO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES: LITERATURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PRODUTO (Material Textual): Coletânea de Poesias “Duas cidades separadas por um Rio”
Orientador(a): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos
TÍTULO: A Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, o Ensino por Investigação e a Teoria da Aprendizagem Sócio-Histórica: articulações possíveis para o Ensino de Química
The Relevant Pedagogy Of Paulo Freire, Research Teaching And The Socio-Historic Learning Theory: Possible Joints For Teaching Chemistry
Palavras chave: Pedagogia Libertadora. Teoria Sócio-Histórica. Sequência de Ensino Investigativa. Ensino de Química. Ensino Médio. Alfabetização Científica.
Keywords: Liberating Pedagogy. Socio-Historical Theory. Investigative Teaching Sequence. Chemistry teaching. High school. Scientific Literacy.
Resumo da Dissertação Dissertacao_Emilia_Fadua_PPEC_VERSAOFINALagosto2020 sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 4): Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para o conteúdo de Polaridade e Solubilidade das Soluções ministrado no Ensino Médio
Autor (a): Kézia Ribeiro Gonzaga
Orientador(a): Prof. Dr. Claudio Roberto Machado Benite
TÍTULO: A experimentação no Ensino de Química e os Saberes Indígenas
Experimentation In Chemistry Teaching And Indigenous Knowledge
Palavras chave: Educação Indígena, Ensino por Investigação, Lei 11.645/08.
Keywords: Indigenous Education, Research Education, Law 11.645/08.
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 2): A experimentação no Ensino de Química e os Saberes Indígenas
Orientador(a): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos
TÍTULO: História e Filosofia da Ciência no Processo de Formação Inicial de Professores de Ciências
History and Philosophy of Science in the Initial Science Teacher Education Process
Palavras chave: Metodologia. Ensino de Ciências. Formação Inicial. História da Ciência. Filosofia da Ciência.
Keywords: Methodology. Science teaching. Initial formation. History of Science. Philosophy of Science.
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 1): Mídia Educacional voltada para os professores e público em geral sobre a História e Filosofia das Ciências
Autor (a): Ana Maria do Nascimento
Orientador(a): Profa. Dra. Cleide Sandra Tavares Araújo
TÍTULO: A DIVULGAÇÃO E A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA NA BACIA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE/GO: PROPOSTAS E PERSPECTIVAS
The dissemination and popularization of Science in the Ribeirão João Leite Basin / GO: proposals and perspectives
Palavras chave: Biomas; Área de Proteção Ambiental; Página Virtual; Ensino de Ciências; Tecnologias.
Keywords: Biomes; Environmental Protection area; Virtual page; Science teaching; Technologies.
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 3): (1) Mostra Virtual da APA do João Leite - MosAPA: Disponível no portal da Educação da Prefeitura de Anápolis no período de 06/11/2019 a 06/12/19.
PRODUTO (Eixo temático 3): (2) Livreto: Astrokids em uma viagem pela APA do João Leite.
PRODUTO (Eixo temático 3): (3) Jogo: " Dominó do Cerrado".
Orientador(a): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos
TÍTULO: RESULTADOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA - A BIOLOGIA COMO ALIADA NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
RESULTS, CHALLENGES AND POSSIBILITIES IN TEACHING LEARNING MATHEMATICS - BIOLOGY AS AN ALLY IN PROMOTING SIGNIFICANT LEARNING OF MATHEMATICAL CONCEPTS
Palavras chave: Rendimento Escolar; Prática pedagógica, Metodologias de ensino, Interdisciplinaridade; Experimentação.
Keywords: School performance; Pedagogical practice, Teaching methodologies, Interdisciplinarity; Experimentation.
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 4): Experimentando e Contextualizando a Matemática – A Biologia como aliada na promoção da aprendizagem significativa de conceitos matemáticos
PRODUTO (Eixo temático 4): Jogo (Tabuleiro): Trilha Matemática da Preservação
PRODUTO (Eixo temático 4): Tabuleiro
Orientador(a): Prof. Dr. João Roberto Resende Ferreira
TÍTULO: TEMAS GERADORES NO ENSINO DE BIOQUÍMICA: O CASO DO QUEIJO E DO DOCE DE LEITE
GENERATING TOPICS IN BIOCHEMISTRY TEACHING: THE CASE OF CHEESE AND SWEET MILK
Palavras chave: Química/Bioquímica; Ensino de Química, temas geradores; doces de leite e queijos, Momentos Pedagógicos.
Keywords: Chemistry / Biochemistry; Chemistry teaching, generating themes; dulce de leche and cheeses, Pedagogical Moments.
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre PTT
PRODUTO (Eixo temático 4): Aprendendo Química com sabor - Bioquímica do Doce de Leite e do Queijo como Temas Geradores para o Ensino de Química
Orientador(a): Prof. Dr. Pedro Oliveira Paulo
TÍTULO: OS MIXOMICETOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO - UM KIT DE APOIO PEDAGÓGICO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
Myxomycetes as a Teaching tool - a Pedagogical Support Kit and Science Popularization
Palavras chave: Recurso didático, Ensino de Ciências, Organismos modelo.
Keywords: Didactic resource, Model organisms, Science Teaching.
Resumo da Dissertação Dissertação Completa (Embargo de divulgação por 12 meses por motivo de: Submissão de artigo em revista científica) Sobre o PTT
Produto educacional (Eixo temático 1): OS MIXOMICETOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO - UM KIT DE APOIO PEDAGÓGICO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
Produto educacional (Eixo temático 1): “Conhecendo os protistas” Um recurso didático voltado para uma Aprendizagem Significativa
Produto educacional (Eixo temático 5): Videoaulas: Modelando os Mixomicetos - Faça você mesmo !
Produto educacional (Eixo temático 5): Videoaulas: Biodiversidade Oculta - Os mixomicetos
Orientador(a): Prof. Dr. Plauto Simão de Carvalho
TÍTULO: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ethnic-racial relationships in nature sciences teaching - an analysis of the teaching books of the final years fundamental education.
Palavras chave: Étnico-racial; História da Ciência; Raça; Ensino de Ciências; Colonialidade.
Keywords: Ethnic-racial; History of Science; Race; Science Teaching; Coloniality.
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 2): VOG : Relações étnico-raciais na Educação - Diálogos possíveis para o Ensino de Ciências
Orientador(a): Prof. Dr. Plauto Simão de Carvalho
TÍTULO: LUDICIDADE & ENSINO DE CIÊNCIAS: COMO ESSE ELO DIDÁTICO PODE ATUAR NA RESSIGNIFICAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO?
Playfulness and science teaching: a powerful didactic link capable of reframing innovative pedagogical performance
Palavras chave: Lúdico; Ensino de Ciências; Novas Metodologias; Formação Continuada; Aprendizagem Significativa
Keywords: Ludic; Science Teaching; New Education Methodologies; Continuing Education; Meaningful Learning
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 1): OFICINAS PEDAGÓGICAS + PRÁTICAS LÚDICAS: QUE POTENCIALIDADES DIDÁTICO FORMATIVAS PODEM EMERGIR DESSE ENLACE AFINAL?
PRODUTO (Eixo temático 1): PRODUTO EDUCACIONAL EM FOCO: IMPLICAÇÕES DO USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRODUTO (Eixo temático 1): Ludicidade & Ensino de Ciências: Novos Enfoques Metodológicos
PRODUTO (Eixo temático 1): Novas Metodologias Didáticas em Ciências
PRODUTO (Eixo temático, Produção intelectual): A LUDICIDADE EM UM VIÉS HISTÓRICO PEDAGÓGICO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS NO FAZER E ENSINAR CIÊNCIAS (SANTOS, Gabriel Jeronimo Silva; DE-CARVALHO, Plauto Simão. A LUDICIDADE EM UM VIÉS HISTÓRICO PEDAGÓGICO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS NO FAZER E ENSINAR CIÊNCIAS. REVISTA ANÁPOLIS DIGITAL. v. 7 n. 3. 2018.)
PRODUTO (Eixo temático, Produção intelectual): O LÚDICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: POSSIBILIDADES INTEGRATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS (SANTOS, Gabriel Jerônimo Silva; DE-CARVALHO, Plauto Simão; MIRANDA,Sabrina do Couto. O LÚDICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: POSSIBILIDADES INTEGRATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS (Ludicity and Continuous Teacher Training: Integrative Possibilities in the Teaching of Sciences ). Trabalho Completo, II CECIFOP – 2019, ISSN: 2526-7485, V. 2, 2019.
PRODUTO (Eixo temático, Produção intelectual): Ludicidade em Foco: Interfaces Entre as Teorias de Ausubel e Piaget Aplicadas ao Ensino de Ciências (SANTOS, Gabriel Jerônimo Silva; PORTO, Marcelo Duarte; DE-CARVALHO, Plauto Simão; MIRANDA, Sabrina do Couto. Ludicidade em Foco: Interfaces Entre as Teorias de Ausubel e Piaget Aplicadas ao Ensino de Ciências (Ludicity in Focus: Interfaces between the theories of Ausubel and Piaget Applied to the Teaching of Sciences). Trabalho Completo, II CECIFOP – 2019, ISSN: 2526-7485, V. 2, 2019.)
Orientador(a): Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda
TÍTULO: Reflexões sobre o Ensino de Termoquímica no Ensino Médio a partir da análise de artigos da Química Nova na Escola
Reflections on the Teaching of Thermochemistry in High School from the analysis of articles from the Química Nova na Escola
Palavras chave: Ensino de Termoquímica, Alfabetização Científica, Formação da Cidadania, Análise Textual Discursiva
Keywords: Teaching of Thermochemistry, Scientific Literacy, Citizenship Formation, Discursive Textual Analysis
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 4): FUNDAMENTOS PARA A COMPREENSÃO DA TERMOQUÍMICA: Um Guia Didático-Metodológico
Autor (a): Cristina de Araújo Oliveira
Orientador(a): Profa. Dra. Leicy Francisca da Silva
TÍTULO: Promoção da Saúde na formação de professores da Educação Infantil
Health Promotion in the training of Early Childhood Education teachers
Palavras chave: Formação docente. Promoção da saúde. Formação curricular. Educação infantil.
Keywords: Teacher training. Health promotion. Curricular training. Child education
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 2): Mídias educativas para promoção da saúde na educação infantil
Autor (a): Malena Marilia Martins Gatinho
Orientador(a): Prof. Dr. Claudio Magalhães de Almeida
TÍTULO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PALEONTOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O PROFESSOR
CHALLENGES AND POSSIBILITIES OF PALEONTOLOGY IN BASIC EDUCATION: A PROPOSAL FOR A PARADIDATIC BOOK FOR THE TEACHER
Palavras chave: Ensino de Paleontologia; Livro Didático; Ensino de Biologia; Educação Básica; Aprendizagem Significativa.
Keywords: Paleontology teaching; Textbook; Biology teaching; Basic education; Meaningful Learning.
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 4): A HISTÓRIA DA TERRA: O ESTUDO DOS FÓSSEIS E SUA IMPORTÂNCIA
Autor (a): Ionara Cardoso Alves Marquestti
Orientador(a): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos
TÍTULO: Educação Científica em Espaços Não Formais de Ensino: Um olhar sobre a biodiversidade do Cerrado
Scientific Education in Non-Formal Teaching Spaces: A Look at the Cerrado's Biodiversity
Palavras chave: Planetário Digital de Anápolis, Lembrança Estimulada, Oficina Pedagógica, Ensino de Ciências.
Keywords: Anápolis Digital Planetarium, Stimulated Recall Method, Pedagogical Workshop, Science Teaching.
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT
Produto educacional (Eixo temático 4): Livro Paradidático: Cadê o Cerrado que estava aqui?
Produto educacional (Eixo temático 4): PRODUTO EDUCACIONAL / MATERIAL TEXTUAL - PPEC. GUIA DOCENTE METODO DA LEMBRANÇA ESTIMULADA : FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO
Produto educacional (Eixo temático 4): PRODUTO EDUCACIONAL / MATERIAL TEXTUAL-PPEC GUIA DOCENTE OFICINA PEDAGÓGICA: INSTRUMENTO PARA AVALIAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES SOBRE O BIOMA CERRADO
Quer voltar para o início das Dissertações Defendidas?
ORIENTADOR (A): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto
TÍTULO: "O ensino de matemática na perspectiva da formação de valores democráticos"
"The teaching of mathematics from the perspective of the formation of democratic values"
Palavras chave: Cidadania/Democracia; Capitalismo; Formação de valores.
Keywords: Citizenship / Democracy; Capitalism; Formation of values.
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 4, Material textual): Sequência didática: matemática financeira para o 8º ano do ensino fundamental.
AUTOR (A): Antônio Marcos de Andrade
ORIENTADOR (A): Profa. Dra. Hélida Ferreira da Cunha
TÍTULO: "A geometria plana e a espacial no Ensino Médio: Um contexto formal e não formal como espaço de aprendizagem"
"Flat and spatial geometry in high school: A formal and non-formal context as a learning space"
Palavras chave: Matemática. Ensino de Geometria. Metodologia. Oficina. Trilha Ecológica.
Keywords: Mathematics. GeometryTeaching. Methodology. Workshop. Ecological trail.
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 3, Atividade de extensão): Uma Sequência Didática para o Ensino de Geometria Plana e Espacial - OFICINAS PEDAGÓGICAS E TRILHA ECOLÓGICA COMO APOIO AO PROFESSOR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EM ESPAÇO FORMAL E NÃO FORMAL
ORIENTADOR (A): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos
TÍTULO: "Metodologias diversificadas como alternativas para o ensino de micologia na Educação Básica".
"Diversified methodologies as alternatives for teaching mycology in Basic Education".
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Experimentação. Fungos. Ludicidade.
Keywords: Meaningful Learning. Experimentation. Fungi. Playfulness.
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT
PRODUTO (Eixto temático 4, MATERIAL DIDÁTICO INSTRUCIONAL): Guia de atividades para o ensino de fungos na Educação Básica
AUTOR (A): Camila Sabino Teixeira
ORIENTADOR (A): Profa. Dra. Cleide Sandra Tavares Araújo
TÍTULO: "Educação Sexual no meio escolar: elaboração de um guia pedagógico para escolas municipais de Anápolis- GO"
"Sexual Education in the school environment: preparation of a pedagogical guide for municipal schools in Anápolis-GO"
Palavras chave: Educação Sexual. Educação Básica. Formação de Professores.
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT
PRODUTO ():
ORIENTADOR (A): Profa. Dra. Leicy Francisca da Silva
TÍTULO: "Meio Ambiente e Interdisciplinaridade nas Escolas Públicas Estaduais de Rialma"
"Environment and Interdisciplinarity in State Public Schools in Rialma"
Palavras chave: Meio ambiente; ensino; interdisciplinaridade; Paulo Freire; método histórico dialético
Keywords: Environment; teaching; interdisciplinarity; Paulo Freire; dialectical historical method
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 4, Mídias educacionais): Jogos Educacionais Meio ambiente e interdisciplinaridade
AUTOR (A): ELSON LUIS DOS ANJOS JUNIOR
ORIENTADOR (A): Prof. Dr. José Divino dos Santos
TÍTULO: Desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem em Tabela Periódica: um Recurso Pedagógico no Processo de Ensino-aprendizagem
Development of a Learning Object in the Periodic Table: a Pedagogical Resource in the Teaching-Learning Process
Palavras chave: Ensino de química; objeto de aprendizagem; tabela periódica.
Keywords: Chemistry teaching; learning object; periodic table.
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 4, Proposta de Ensino): Objeto de Aprendizagem "Desafio de Dmitri"
ORIENTADOR (A): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto
TÍTULO: "Inserção de sequências didáticas em ambientes virtuais de aprendizagem e sua aplicação pelos professores de Biologia"
"Insertion of didactic sequences in virtual learning environments and their application by Biology teachers"
Palavras chave: Ausubel; aprendizagem significativa; Google Sala de Aula; site; internet; ensino híbrido; personalização ensino, metodologias ativas.
Keywords: Ausubel; meaningful learning; Google Classroom; site; Internet; hybrid teaching; teaching customization, active methodologies.
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 4, Proposta de ensino): Sequências Didáticas aplicadas na criação de um Site e no Google Sala de Aula
ORIENTADOR (A): Prof. Dr. José Divino dos Santos
TÍTULO: "Repositórios de objetos de aprendizagem para o Ensino de Ciências e mediação por tecnologias da informação e comunicação"
"Repositories of learning objects for Science Teaching and mediation by information and communication technologies"
Palavras chave: DSpace, Repositório de Objetos de Aprendizagem, TICs na Educação, Objetos de Aprendizagem, Ensino de Ciências.
Keywords: DSpace, Repository of Learning Objects, ICT in Education, Learning Objects, Science Teaching.
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 5, Mídias educacionais): Repositório de objetos de aprendizagem Palipalan PALIPALAN - Repositório de Objetos de Aprendizagem
AUTOR (A): Lília Aparecida de Oliveira
ORIENTADOR (A): Prof. Dr. Plauto Simão de Carvalho
TÍTULO: "Oficina de Educação Ambiental por meio de Aprendizagem Significativa para Professores"
"Environmental Education Workshop through Meaningful Learning for Teachers"
Palavra chave: Educação Ambiental, teoria ausubeliana, oficina pedagógica.
Keyword: Environmental Education, ausubelian theory, pedagogical workshop
RESUMO/DESTAQUE VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 3, Atividade de extensão): Oficina de Educação Ambiental por Meio de Aprendizagem Significativa para Professores
AUTOR (A): Luciano Alves de Almeida
ORIENTADOR (A): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto
TÍTULO: "Abordagem histórico - cultural: resistências e possibilidades de sua aplicação na Educação Básica"
"Historical-cultural approach: resistance and possibilities of its application in Basic Education "
Palavras chave: abordagem histórico cultural, resistências, possibilidades.
Keywords: cultural historical approach, resistance, possibilities.
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 1, Atividade de extensão): Abordagem histórico cultural: relato de trabalho com oficinas pedagógica com duas escolas da rede municipal de Anápolis
ORIENTADOR (A): Prof. Dr. Clodoaldo Valverde
TÍTULO: "O uso de um conto popular na discussão do tema diversidade com alunos autistas."
"The use of a folktale in the discussion of the diversity theme with autistic students."
Palavras chave: Conto Popular. Autismo. Recursos Pedagógicos.
Keywords: Popular tale. Autism. Pedagogical Resources.
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 2):
ORIENTADOR (a): Prof. Dr. Cláudio Roberto Machado Benite
TÍTULO: "Formação de professores: estudos avaliativos da prática docente como pressupostos para elaboração de materiais didáticos"
"Teacher training: evaluative studies of teaching practice as presuppositions for the elaboration of didactic materials"
Palavras chave: Professor reflexivo. Trabalho colaborativo. Pesquisa Participante. Material Didático.
Keywords: Reflective teacher. Collaborative work. Participating Research. Courseware.
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 1, Propostas de ensino): Fontes renováveis de energia: uma abordagem interdisciplinar no Ensino de Física
ORIENTADOR (A): Prof. Dr. Cláudio Magalhães de Almeida
TÍTULO: "Oficinas Paleontológicas e Geológicas: Uma ferramenta didática para o Ensino Fundamental"
"Paleontological and Geological Workshops: A didactic tool for Elementary Education"
Palavras chave: Ensino de Geociências, Oficinas, Metodologias Diferenciadas, Aprendizagem Significativa.
Keywords: Teaching of Geosciences, Workshops, Differentiated Methodologies, Meaningful Learning.
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 4, Atividade de extensão): Conhecendo e desvendando o passado
ORIENTADOR (A): Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda
TÍTULO: "Botânica e o Ensino por investigação na Educação Básica"
"Botany and Teaching by Research in Basic Education"
Palavras chave: Atividade Investigativa; Ciência; Ensino-Aprendizagem; Educação Básica; Plantas.
Keywords: Investigative Activity; Science; Teaching-Learning; Basic education; Plants.
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT
PRODUTO (Eixo temático 3, Material textual): Aulas investigativas para o Ensino de Botânica
AUTOR (A): Vanderson dos Santos Alves |
ORIENTADOR (A): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto |
TÍTULO: "Desafios na implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquitetura" "Challenges in implementing the BIM platform in contemporary architecture education" |
Palavras chave: Formação de professores; Arquitetura e Urbanismo; Tecnologia e Educação; Plataforma BIM. Keywords: Teacher training; Architecture and urbanism; Technology and Education; BIM platform. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 5, Atividade de extensão): Curso de curta duração: Primeiros passos na plataforma BIM (Autodesk Revit) |
Quer voltar para o início das Dissertações Defendidas?
AUTOR (A): Adevane da Silva Pinto |
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos |
TÍTULO: "A educação ambiental na formação de professores/pedagogos: A práxis pedagógica com foco na problemática local" "Environmental education in the training of teachers / pedagogues: Pedagogical praxis with a focus on local issues" |
Palavras-chave: Sustentabilidade; Educação e Meio Ambiente; Objetos Virtuais; Espaço não Formal de Aprendizagem Keywords: Sustainability; Education and Environment; Virtual Objects; Non-formal Learning Space |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 1, Mídias educacionais): Objetos Virtuais de Aprendizagem - Vídeos Ambientais |
|
|
AUTOR (A): Edimar Correa e Silva |
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Roberto Barcelos de Souza |
TÍTULO: "A História da Matemática na Educação Básica: Contribuições à formação docente e à prática pedagógica" "The History of Mathematics in Basic Education: Contributions to teacher training and pedagogical practice" |
Palavras-chave: História da Matemática; Educação Matemática; formação docente. Keywords: History of Mathematics; Mathematical Education; teacher training. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 1, Material textual): Uma Aventura Matemática |
|
|
AUTOR(A): Edinalva Fernandes Alves do Nascimento |
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto |
TÍTULO: "Jogos didáticos no ensino de Química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnóstico de TDAH no Ensino Médio" "Didactic games in the teaching of Chemistry as mediators in mobilizing the attention of students diagnosed with ADHD in High School" attica; Mathematical Education; teacher training. |
Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática, jogos didáticos no ensino de Química, TDAH, teoria histórico-cultural de Vigotski Keyword: Teaching of Sciences and Mathematics, didactic games in the teaching of Chemistry, ADHD, Vigotski's historical-cultural theory |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 2, Material interativo): Jogo Didático: uma proposta para o ensino de química na mobilização da atenção voluntária |
|
|
AUTOR(A): Flávia Fragoso Barbosa |
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Hélida Ferreira da Cunha |
TÍTULO: “Biodiversidade do cerrado no Ensino de Ciências: Uma sequência didática com abordagem sobre insetos” “Biodiversity of the cerrado in Science Education: A didactic sequence with an approach to insects” |
Palavras-chave: Jogos; Momentos Pedagógicos; Ensino Fundamental Keywords: Games; Pedagogical Moments; Elementary School |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 3, Propostas de ensino): Sequência Didática: Insetos e Cerrado |
|
|
AUTOR(A): Janaína Lopes Xavier |
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. José Divino dos Santos |
TÍTULO: “Química e tecnologia: Um aplicativo para abordagem dos conteúdos de ácidos e bases no Ensino Médio” “Chemistry and technology: An application for addressing the contents of acids and bases in high school” |
Palavras-chave: Ensino de química; aplicativo educacional; ácidos e bases; tecnologia educacional. Keywords: Chemistry teaching; educational application; acids and bases; educational technology. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 5, Material interativo): AciBase |
|
|
AUTOR(A): Lídia Carla do Nascimento |
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Cleide Sandra Tavares Araújo |
TÍTULO: "Encontro Municipal para educadores de Anápolis em astronomia (EMEAA): Contribuições para o Ensino de Ciências nos anos iniciais" "Municipal meeting for Anápolis educators in astronomy (EMEAA): Contributions to Science Education in the early years" |
Palavras-chave: Astronomia; Formação de professores; Ensino de Ciências; Os três momentos pedagógicos. Keywords: Astronomy; Teacher training; Science teaching; the three pedagogical moments. |
PRODUTO (Eixo temático 1): Atividade de Extensão - EMEAA - ENCONTRO MUNICIPAL PARA EDUCADORES EM ASTRONOMIA DE ANÁPOLIS |
|
|
AUTOR(A): Mariana Carvalho de Souza |
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos |
TÍTULO: "Implicações do ensino aprendizagem de evolução biológica - A perspectiva docente, os conceitos de ancoragem dos estudantes e uma estratégia didática baseada na contação de histórias" "Implications of teaching biological evolution learning - The teaching perspective, the students' anchoring concepts and a didactic strategy based on storytelling" |
Palavras-chave: Aprendizagem significativa; Mapas conceituais; Livro paradidático Keywords: Meaningful learning; Concept maps; Paradidactic book |
PRODUTO (Eixo temático 4): Material Textual - Livro: “Onde foi que nos separamos? A história evolutiva dos Equídeos” |
|
|
AUTOR(A): Maria Helena Ferreira de Souza |
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos |
TÍTULO: “A experimentação no ensino de Química: uma proposta para o desenvolvimento de atividades práticas investigativas" "Experimentation in the teaching of Chemistry: a proposal for the development of practical investigative activities" |
Palavras-chave: Atividade Experimental; Abordagem Investigativa; Prática Docente; Ensino de Química. Keywords: Experimental Activity; Investigative Approach; Teaching Practice; Chemistry teaching. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Propostas de Ensino: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA |
|
|
AUTOR(A): Marilda Marques Barbosa |
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto |
TÍTULO: "A ressignificação do conflito de ensinar: Contribuições da Psicanálise e do PBL para o Ensino Médio" "The reframing of the conflict of teaching: Contributions of Psychoanalysis and PBL to High School" |
Palavras-chave: ABProb. Educação. Adolescência. Conflito. Metodologia. Keywords: ABProb. Education. Adolescence. Conflict. Methodology. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Atividades de Extensão: Curso - A Psicanálise e o conflito de ensinar |
|
|
AUTOR(A): Maysa de Fátima Moreira |
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto |
TÍTULO: "Contribuições dos jogos para o processo de ensino-aprendizagem em matemática na Educação Básica" "Contributions of games to the teaching-learning process in mathematics in Basic Education" |
Palavras-chave: Mathematical Education, Focus Group, Playful, Vygotsky. Keywords: Mathematical Education, Focus Group, Playful, Vygotsky. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Materiais Interativos - JOGOS MATEMÁTICOS |
|
|
AUTOR(A): Priscila Batista de Sousa |
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Clodoaldo Valverde |
TÍTULO: “Literatura infantil associada a um software educativo como recurso didático no ensino de cores para alunos com síndrome de Down" "Children's literature associated with educational software as a didactic resource in the teaching of colors for students with Down syndrome" |
Palavras-chave: Literatura infantil. Síndrome de Down. Recursos lúdicos. Meios de ensino. Keywords: Children's literature. Down's syndrome. Playfullness resources. Means of education. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 2): Material Textual - Fofa e Teco: descobrindo o mundo colorido |
|
|
AUTOR(A): Rayan Soares dos Santos |
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Clodoaldo Valverde |
TÍTULO: "Quimlibras: objeto virtual de aprendizagem (OVA) como instrumento de articulação entre a química e a libras/Elis" "Quimlibras: virtual learning object (OVA) as an instrument of articulation between chemistry and libras / Elis" |
Palavras-chave: Ensino de Química em Libras, OVA, Quimlibras, Glossário, Escrita das Línguas de Sinais (ELiS) Keywords: Teaching Chemistry in Libras, OVA, Quimlibras, Glossary, Sign Language Writing (ELiS). |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 2): Mídia Educacional - QUIMLIBRAS: Objeto virtual de aprendizagem (OVA) como instrumento de articulação entre a Química e a Libras/ELis |
|
|
AUTOR(A): Regiane Alves Vicente Marinho |
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. João Roberto Resende Ferreira |
TÍTULO: "A política de avaliação do Enem e suas implicações na rotina de três escolas estaduais de Goiânia" "Enem's evaluation policy and its implications for the routine of three state schools in Goiânia" |
Palavras-chave: ENEM, Ensino Médio, Trabalho, Políticas Educacionais. Key words: ENEM, High School, Work, Educational Politic. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Material Textual - Informativo: SIMPLIFICANDO O ENEM |
|
|
AUTOR(A): Silvania Pereira de Aquino |
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos |
TÍTULO: “O ensino da genética utilizando modelos didáticos: Uma proposta metodológica na formação inicial de professores” “The teaching of genetics using didactic models: A methodological proposal in the initial training of teachers” |
Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Modelos. Modelagem. Formação docente Keywords: Meaningful learning. Models. Modeling. Teacher training. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Atividades de Extensão - Oficina de modelagem: uma proposta para o ensino de Genética |
|
|
AUTOR(A): Sylvânia Silvany Rodrigues Batista |
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. João Roberto Resende Ferreira |
TÍTULO: "Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências e redesenho curricular do Ensino Médio inovador na regional de Silvânia - GO." "Interdisciplinarity, Science Teaching and curricular redesign of innovative High School in the region of Silvânia - GO." |
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ensino Médio Inovador. Políticas Públicas Educacionais. Ensino de Ciências. Keywords: Interdisciplinarity. High School Innovative. Public Educational Policies. Science teaching. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 1): Atividades de Extensão - MINICURSO: interdisciplinaridade e ensino de ciências, desafios para a formação humana |
|
|
AUTOR(A): Tássia Balbina Pereira Sousa |
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda |
TÍTULO: "Questões Sociocientíficas (QSC’s) no Ensino de Ciências e Biologia no Contexto do Currículo Referência do Estado de Goiás" "Sociocientific Issues (QSC’s) in Science and Biology Teaching in the Context of the Reference Curriculum of the State of Goiás" |
Palavras-chave: Matriz Bimestralizada; Educação CTS; Ensino de Ciências e Biologia. Keywords: Curriculum Reference; CTS Education; Teaching of Sciences and Biology. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Material Textual - MATERIAL DE APOIO AO PROFESSOR - Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências e Biologia |
|
|
AUTOR(A): Weslene Freitas Mendonça |
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda |
TÍTULO: “Ensino-aprendizagem do tema corpo humano no Ensino Médio" "Teaching-learning of the human body theme in high school" |
Palavras-chave: Escola Básica, Currículo, Ensino-Aprendizagem, Interdisciplinaridade Keywords: Basic School, Curriculum, Teaching-Learning, Interdisciplinarity |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Propostas de Ensino - Uma proposta interdisciplinar entre Biologia e Educação Física no Ensino Médio, a partir do tema “Corpo Humano” |
|
|
AUTOR(A): Wilker Rodrigues de Oliveira |
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos |
TÍTULO: “A formação do professor/pedagogo e o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Estratégias pedagógicas com foco na abordagem sobre microrganismos" "The formation of the teacher / pedagogue and the Science Teaching in the early years of Elementary School: Pedagogical strategies with a focus on the approach on microorganisms" |
Palavras-chave: Professor/Pedagogo; Formação continuada em Ciências; Microbiologia Keywords: Teacher / Pedagogist; Continuing education in science; Microbiology |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Material Textual - “Um mundo muito pequeno: Aprendendo sobre Microrganismos” |
Quer voltar para o início das Dissertações Defendidas?
AUTOR(A): Andreza Fiorini Perez Rivera |
||
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira |
||
TÍTULO: O desafio da inclusão de alunos com NEE em aulas de matemática: O caso dos anos iniciais do Ensino Fundamental The challenge of including students with SEN in math classes: The case of the early years of elementary school |
||
Palavras-chave: Necessidades Educativas Especiais; Educação Matemática Inclusiva; Inclusão; Cartilha de conscientização Keywords: Special Educational Needs; Inclusive Mathematical Education; Inclusion; Awareness Primer |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO EDUCACIONAL Produto educacional (Eixo): Material Textual - Educação Especial: Um caminho de lutas |
||
AUTOR(A): Alyne Lopes Gomes Persjin |
||
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos |
||
TÍTULO: A micologia na formação de professores: Uma análise das licenciaturas em Ciências Biológicas no Estado de Goiás Mycology in teacher education: An analysis of undergraduate courses in Biological Sciences in the State of Goiás |
||
Palavras-chave: Fungos. Ensino Superior. Conhecimento micológico. Formação de Professores de Ciências e Biologia. Matriz curricular Keywords: Fungi. University education. Mycological knowledge. Formation of Science and Biology teachers. Curriculum |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO EDUCACIONAL Produto educacional (Eixo temático 5): Mídias Educacionais - O MUNDO DOS FUNGOS – UM BLOG EDUCATIVO PARA A DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO MICOLÓGICO |
||
AUTOR(A): Celso Pinto Soares Júnior |
||
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto |
||
TÍTULO: A tutoria nos cursos de licenciatura a distância: Saberes docentes e a formação continuada Tutoring in distance education courses: Teaching knowledge and continuing education |
||
Palavras-chave: formação de tutores; mídias digitais; educação online; mediação pedagógica Keywords: training of tutors; digital media; online education; pedagogical mediation |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO EDUCACIONAL Produto educacional (Eixo temático 5): Mídias Educacionais - Blog “Educação Online e o professor tutor” |
||
AUTOR(A): Claci Clair Röpke da Silva |
||
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Wilton de Araújo Medeiros |
||
TÍTULO: “A tecnologia como estratégia etnomatemática: Um estudo de caso sobre o uso das tecnologias no ensino de matemática no sexto ano do Ensino Fundamental” “Technology as an ethnomathematical strategy: A case study on the use of technologies in the teaching of mathematics in the sixth year of elementary school” |
||
Palavras-chave: tecnologia, matemática, Ensino Fundamental. Keywords: technology, mathematics, elementary school. |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO 1 PRODUTO 2 Produto educacional (Eixo temático 5): Material Textual - E-BOOK CiberAulas de Matemática para o Ensino Fundamental Produto educacional (Eixo temático 5): Mídias Educacionais Blog “CiberMatemática” |
||
AUTOR(A): Cleirianne Rodrigues de Abreu |
||
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda |
||
TÍTULO: O campo de pesquisa da educação ambiental e suas relações com o tema mudanças climáticas The research field of environmental education and its relations with the theme of climate change |
||
Palavras-chave: Ensino, Escola, Clima, Alterações Keywords: Teaching, School, Climate, Changes |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO EDUCACIONAL Produto educacional (Eixo temático 3): Proposta de Ensino “MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA ESCOLA – A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO” |
||
AUTOR(A): Gislane Silvério Neto Barreto |
||
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. José Divino dos Santos |
||
TÍTULO: “Desenvolvendo jogo educativo para o ensino de química: Um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino aprendizagem" "Developing an educational game for teaching chemistry: An alternative teaching material to support the teaching-learning binomial" |
||
Palavras-chave: Ensino. Química. Tecnologia. Software. Balanceamento. Químico Keywords: Teaching. Chemistry. Technology. Software. Balancing. Chemical |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO EDUCACIONAL Produto educacional (Eixo temático 5): Materiais Interativos - BALANCEQUÍMICO |
||
AUTOR(A): Gislaine Maria Ferreira Matos |
||
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos |
||
TÍTULO: Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino para Aulas de Matemática no Ensino Médio Mathematical Modeling as a Teaching Strategy for High School Mathematics Classes |
||
Palavras-chave: Educação Matemática, Modelagem Matemática, Problematização, Investigação Matemática Keyword: Mathematical Education, Mathematical Modeling, Problematization, Mathematical Research |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO EDUCACIONAL Produto educacional (Eixo temático 4): Material Textual PROPOSTAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO |
||
AUTOR(A): Glauber Oliveira Rocha |
||
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Juliana Simião Ferreira |
||
TÍTULO: “Ensino de Ciências por investigação: Desafios e possibilidades para professores de ciências” “Science teaching through research: Challenges and possibilities for science teachers” |
||
Palavras-chave: Produto Educacional, Experimentos Investigativos; Educação Básica; Biologia Keywords: Educational Product, Investigative Experiments; Basic education; Biology |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO EDUCACIONAL Produto educacional (Eixo temático 3): Material Textual - LIVRETO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS “TODO DIA É DIA DE CIÊNCIA: EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL” |
||
AUTOR(A): Helma Salla |
||
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira |
||
TÍTULO: O Atendimento pedagógico domiciliar de alunos que não podem frequentar fisicamente a escola: O caso do Distrito Federal Home pedagogical assistance for students who cannot physically attend school: The case of the Federal District |
||
Palavras-chave: Atendimento Pedagógico Domiciliar; Educação Inclusiva; Direito à Educação; Trabalho integrado; SEEDF. Keywords: Pedagogical Home Care; Inclusive education; Right to education; Integrated work; SEEDF. |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO EDUCACIONAL Produto educacional (Eixo temático 2): Material Textual - SUGESTÃO DE NORMATIVA PARA A ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL |
||
AUTOR(A): Leandro Frederico da Silva |
||
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira |
||
TÍTULO: A (In)formalidade da linguagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: O blog como ferramenta auxiliar. The (In) formality of mathematical language in the early years of elementary school: The blog as an auxiliary tool. |
||
Palavras-chave: Linguagem matemática; Anos iniciais; Ensino Fundamental; Blog na educação; Educação Matemática Keywords: Mathematical language; Initial years; Elementary School; Education blog; Mathematics Education |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO EDUCACIONAL (link) Produto Educacional (Eixo temático 4): Mídias Educacionais Blog “XequeMath” |
||
AUTOR(A): Lívio de Castro Pereira |
||
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos |
||
TÍTULO: Ensino contextualizado de biologia no ensino médio: Desafios e possibilidades Contextualized teaching of biology in high school: Challenges and possibilities |
||
Palavras chave: Educação contextual; Ensino de Biologia; Contextualização; Formação de professores. Keywords: Contextual education; Biology teaching; Contextualization; Teacher training. |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO EDUCACIONAL Produto educacional (Eixo temático 1): Propostas de Ensino Atividades contextualizadas de Biologia |
||
AUTOR(A): Mauricio Resende Rodovalho |
||
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira |
||
TÍTULO: Educação inclusiva no ensino superior privado: Concepções dos professores de uma instituição da cidade de Anápolis Inclusive education in private higher education: Conceptions of teachers of an institution in the city of Anápolis |
||
Palavras-chave: inclusão, educação inclusiva, inclusão no ensino superior, necessidades educacionais especiais, formação de professores Keyword: inclusion, inclusive education, inclusion in higher education, special educational needs, teacher training |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO EDUCACIONAL Produto educacional (Eixo temático 2): Material Textual - Inclusão no Ensino Superior Dicas e Informações |
||
AUTOR(A): Marineide Abreu Batista |
||
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos |
||
TÍTULO: O ensino das interações ecológicas utilizando a investigação científica e a pedagogia diálogo-problematizadora The teaching of ecological interactions using scientific research and dialogue-problematizing pedagogy |
||
Palavras-chave: Sequência Didática Investigativa; Alfabetização Científica; Argumentação; Trilha Ecológica; Cerrado. Keywords: Investigative Didactic Sequence; Scientific Literacy; Argumentation; Ecological trail; Cerrado. |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO EDUCACIONAL Produto educacional (Eixo temático 4): Proposta de Ensino Sequência Didática Investigativa: “Interações Ecológicas no Cerrado” |
||
Quer voltar para o início das Dissertações Defendidas?
AUTOR(A): Alberto Rogélio Orioli |
||
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Cláudio Magalhães de Almeida |
||
TÍTULO: Análise das concepções de evolução biológica de estudante de licenciatura em ciências biológicas no Estado de Goiás. Analysis of the biological evolution conceptions of a graduate student in biological sciences in the State of Goiás. |
||
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de biologia. Ensino de ciências. Evolução biológica. Biologia evolutiva. Keywords: Teacher training. Biology teaching. Science teaching. Biological evolution. Evolutionary biology. |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO (PROPOSIÇÃO) Produto educacional (Eixo temático 1): Ensino e pesquisa da evolução biológica na formação de professores: uma proposta didática na perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
||
AUTOR(A): Eliane Pereira dos Santos |
||
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Clodoaldo Valverde |
||
TÍTULO: Ensino de números inteiros associado à literatura infantil para alunos com síndrome de down. Teaching whole numbers associated with children's literature for students with down syndrome. |
||
Palavras-chave: Síndrome de Down. Inclusão educacional. Literatura Infantil. Jogos. Números inteiros Keywords: Down syndrome. Educational inclusion. Children's literature. Games. Whole numbers |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO (PROPOSIÇÃO) Produto Educacional (Eixo temático 2): PRODUTO EDUCACIONAL (LIVRO LITERÁRIO, RÉGUA REFERENCIAL, JOGO DE CARTAS, JOGO DE DOMINÓ E SOFTWARE) E APORTE TEÓRICO AO PRODUTO EDUCACIONAL |
||
AUTOR(A): Jáder de Castro Andrade Rodrigues |
||
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos |
||
TÍTULO: Compartilhando fotografias de natureza nas redes sociais: uma experiência midiática de ensino-aprendizagem das interações ecológicas Sharing nature photographs on social networks: a media-teaching-learning experience of ecological interactions |
||
Palavras-chave: Ensino de Ecologia. Facebook. Imagens de natureza. Divulgação científica. Tecnologias da informação e comunicação (TIC). Keywords: Ecology teaching. Facebook. Nature images. Scientific divulgation. Information and communication technologies (ICT). |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO (PROPOSIÇÃO) Produto educacional (Eixo temático 4): Ecologia no Facebook - aprendendo sobre as interações ecológicas |
||
AUTOR(A): Jhonny David Echalar |
||
ORIENTADOR(A): Wellington Pereira de Queirós |
||
TÍTULO: Proposição formativa de professores a partir da reflexão crítica de objetos virtuais de aprendizagem Formative proposal of teachers from the critical reflection of virtual learning objects |
||
Palavras-chave: Pedagogia histórico-crítica; análise de OVA; formação de professores; tendências pedagógicas; possibilidades didático-pedagógica Keywords: Historical-critical pedagogy; analysis of OVA; teacher training; pedagogical trends; didactic-pedagogical possibilities |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO (PROPOSIÇÃO) Produto educacional (Eixo temático 1): PROPOSIÇÃO FORMATIVA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
||
AUTOR(A): Jullyanna Cabral de Moura |
||
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Hélida Ferreira da Cunha |
||
TÍTULO: Contribuições de aulas investigativas para o ensino da biodiversidade de cupins do cerrado: Uma sequência didática Contributions of investigative classes for teaching the termite biodiversity of the cerrado: A didactic sequence |
||
Palavras-chave: Ensino por investigação. Educação científica. Insetos sociais. Cientistas. Momentos pedagógicos Keywords: Research teaching. Science education. Social insects. Scientists. Pedagogical moments |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO (PROPOSIÇÃO) Produto educacional (Eixo temático 3): Sequência didática: Biodiversidade do Cerrado: o caso do cupins |
||
AUTOR(A): Kárita de Jesus Boaventura |
||
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Wilton de Araújo Medeiros |
||
TÍTULO: A história da ciência como objeto mediador do conhecimento do conteúdo de parasitologia no ensino médio: Um livro paradidático. The history of science as a mediating object for the knowledge of parasitology content in high school: A paradidactic book. |
||
Palavras-chave: mediação; ensino de ciências; professor-mediador; interdisciplinaridade; doenças negligenciadas; livro didático Keywords: mediation; science teaching; teacher-mediator; interdisciplinarity; neglected diseases; textbook |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO (PROPOSIÇÃO) Produto educacional (Eixo temático 4): CHAGAS, MALÁRIA E AMARELÃO Doenças negligenciadas que ainda matam no Brasil |
||
AUTOR(A): Luciana Cristina de Melo Tavares |
||
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos |
||
TÍTULO: A geometria no ensino médio: Uma sequência didática utilizando a fotografia, os ambiente não formais de ensino e os objetos virtuais de aprendizagem Geometry in high school: A didactic sequence using photography, non-formal teaching environments and virtual learning objects |
||
Palavras-chave: Trilha Ecológica; Geometria Plana e Espacial; Aprendizagem Significativa Keywords: Ecological Trail; Flat and Spatial Geometry; Meaningful Learning |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO (PROPOSIÇÃO) Produto educacional (Eixo temático 4): SEQUÊNCIA DIDÁTICA - A GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: uma sequência didática utilizando a fotografia, os ambientes não formais de ensino e os objetos virtuais de aprendizagem |
||
AUTOR(A): Marcelo de Sousa Coêlho |
||
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Wellington Pereira de Queirós |
||
TÍTULO: Proposição de uma sequência didática para formação de professores centrada na discussão da natureza da ciência por meio de estudo histórico do telescópio de Galileu. Proposition of a didactic sequence for teacher training centered on the discussion of the nature of science through a historical study of the Galileo telescope. |
||
Palavras-chave: Natureza da Ciência, Astronomia, Telescópio de Galileu, Sequência Didática, Formação de Professores Keywords: Nature of Science, Astronomy, Galileo Telescope, Didactic Sequence, Teacher Training |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO (PROPOSIÇÃO) Produto educacional (Eixo temático 1): PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CENTRADA NA DISCUSSÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA POR MEIO DO ESTUDO HISTÓRICO DO TELESCÓPIO DE GALILEU |
||
AUTOR(A): Mariana Araguaia de Castro Sá Lima |
||
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Clodoaldo Valverde |
||
TÍTULO: Desenvolvimento de videoaulas de ciências para estudantes surdos usuários de língua brasileira de sinais. Development of science video classes for deaf students using Brazilian sign language. |
||
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Libras; Surdez; Tecnologia; Vídeo; Vygotsky. Keywords: Science teaching; Pounds; Deafness; Technology; Video; Vygotsky. |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO (PROPOSIÇÃO) Produto educacional (Eixo temático 2): VIDEOAULA DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES SURDOS USUÁRIOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS |
||
AUTOR(A): Michelle Abadia Cirilo |
||
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Juliana Simião Ferreira |
||
TÍTULO: Biodiversidade aquática e impactos ambientais: Percepção e proposta de ensino por atividades investigativas. Aquatic biodiversity and environmental impacts: Perception and teaching proposal by investigative activities. |
||
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ambientes não formais de ensino. Conservação Ambiental. Keywords: Science teaching. Non-formal teaching environments. Environmental Conservation. |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO (PROPOSIÇÃO) Produto educacional (Eixo temático 3): SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS UTILIZANDO INSETOS AQUÁTICOS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM AMBIENTE NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO |
||
AUTOR(A): Nara Alinne Nobre da Silva |
||
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Cláudio Roberto Machado Benite |
||
TÍTULO: Formação de professores: Reflexões sobre a prática docente como proposta para elaboração de módulo instrucional. Teacher training: Reflections on teaching practice as a proposal for the preparation of an instructional module. |
||
Palavras-chave: Formação docente. Professor reflexivo. Pesquisa Participante. Módulo instrucional. Keywords: Teacher training. Reflective teacher. Participating Research. Instructional module. |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO (PROPOSIÇÃO) Produto educacional (Eixo temático 1, Material didático): QUÍMICA – MINERAÇÃO: RIQUEZAS E IMPACTOS |
||
AUTOR(A): Orlandina Aparecida Borges Mendes |
||
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Cleide Sandra Tavares de Araújo |
||
TÍTULO: Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: Prática docente dos professores da rede municipal de Uruaçu - Goiás. Science teaching in the early years of elementary school: Teaching practice of teachers from the municipal network of Uruaçu - Goiás. |
||
Palavras-chave: Diretrizes Curriculares. Educação Básica. Ensino de Ciências. Prática Pedagógica. Keywords: Curricular Guidelines. Basic education. Science teaching. Pedagogical Practice. |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO (PROPOSIÇÃO) Produto educacional (Eixo temático 4): Caderno de Sequências Didáticas: Recurso Pedagógico Dinâmico no Ensino de Ciências |
||
AUTOR(A): Patrícia Spinassé Borges |
||
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Juliana Simião Ferreira |
||
TÍTULO: Biodiversidade do cerrado: Percepção e estratégias para o ensino de ciências. Cerrado biodiversity: Perception and strategies for teaching science. |
||
Palavras-chave: CTSA. Sequência Didática. Espaços não-formais Keywords: CTSA. Following teaching. Non-formal spaces |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO (PROPOSIÇÃO) Produto Educacional (Eixo temático 4): SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE DO BIOMA CERRADO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
||
AUTOR(A): Ranib Aparecida dos Santos Lopes |
||
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos |
||
TÍTULO: Formação docente e ensino aprendizagem de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental no estado de Goiás. Teacher education and teaching learning of natural sciences in the final years of elementary education in the state of Goiás. |
||
Palavras-chave: Formação reflexiva. Trabalho docente.Estratégias de ensino.Prática pedagógica. Keywords: Reflective formation. Teaching work. Teaching strategies. Pedagogical practice. |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO (PROPOSIÇÃO) Produto Educacional (Eixo temático 4): GUIA PEDAGÓGICO: sugestões de atividades diversificadas para o ensino aprendizagem de Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental |
||
AUTOR(A): Renata Rolins da Silva Oliveira |
||
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos |
||
TÍTULO: Jogos didáticos na formação inicial de professores de biologia. Didactic games in the initial training of biology teachers. |
||
Palavras-chave: Ensino de Botânica. Aprendizagem Significativa. Prática como Componente Curricular. Metodologia de Ensino Keywords: Botany teaching. Meaningful Learning. Practice as a Curricular Component. Teaching Methodology |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO (PROPOSIÇÃO) Produto Educacional (Eixo temático 4): JOGOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA PROPOSTA VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
||
AUTOR(A): Victor Menezes de Freitas |
||
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Wellington Pereira de Queirós |
||
TÍTULO: Um estudo do processo de desenvolvimento de uma sequência temática crítico transformadora com foco na produção, exibição e divulgação de audiovisuais sobre questões energéticas do mundo com alunos do ensino médio. A study of the process of developing a transformative critical thematic sequence with a focus on the production, exhibition and dissemination of audiovisuals about energy issues in the world with high school students. |
||
Palavras-chave: Ensino de Física, Tecnologia da Informação e Comunicação, Audiovisual Crítico Transformador, Relações Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), Ensino Médio. Keywords: Physics Education, Information and Communication Technology, Transforming Critical Audiovisual, Science, Technology, Society and Environment (CTSA) Relationships, High School. |
||
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT PRODUTO (PROPOSIÇÃO) Produto (Eixo temático 4): Proposição Educacional – Sequência Temática: Exibição e Produção de Audiovisual com o Tema Energia em uma Perspectiva Crítico Transformadora para o Ensino de Física |