A QUÍMICA NO ENSINO DE FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA E CONTEXTUALIZADAANA CARULINA RODRIGUES DE OLIVEIRA SANTANA |
Eixo temático 3. Educação Científica e/ou Educação Ambiental em espaços formais e/ou não formais de ensino Palavras chave: Sequência de Ensino Investigativa; Experimentação; Ensino Fundamental; Ensino de Química. Keywords: Investigative Teaching Sequence; experimentation; Elementary School; chemistry teaching. Dissertação vinculada: "A química no ensino fundamental: uma proposta interdisciplinar e investigativa" Chemistry In Elementary School: An Investigative And Contextualized Proposal |
|
INCLUSÃO DOS SURDOS NA PRÁTICA DO FUTSAL E O JVISUAL: um instrumento auxiliador de árbitros de Futsal de SurdosEpaminondas Rodrigues da Cruz Junior Clodoaldo Valverde |
Eixo temático 2. Educação Especial e Inclusiva em Ensino de Ciências Palavras chave: Educação Física, Educação de Surdos, Futsal de Surdos, Libras, Esporte Surdo. Keywords: Physical Education, Deaf Education, Deaf Futsal, Pounds, Deaf Sport. Dissertação vinculada: "A INCLUSÃO DOS SURDOS NA PRÁTICA DO FUTSAL E O JVISUAL: um instrumento auxiliador de árbitros de Futsal de Surdos" INCLUSION OF THE DEAF IN THE FUTSAL PRACTICE AND THE JVISUAL: a helping tool for Deaf Futsal referees. Resumo da Dissertação Sobre o PTT Livreto Notícias PRODUTO (Eixo temático 2): Pedido nacional de Invenção, Modelo de Utilidade, Certificado de Adição de Invenção e entrada na fase nacional do PCT. Número do Processo: BR 10 2020 012047 6 |
|
Como montar um clube de Ciências em minha Escola?Robson Rocha Alves Juliana Simião Ferreira |
Eixo temático 3. Educação Científica e/ou Educação Ambiental em espaços formais e/ou não formais de ensino Palavras chave: Ensino Fundamental, Natureza da ciência, História da Ciência, Demonstrações investigativas, Educação Científica. Keywords: Elementary Education, Nature of Science, History of Science, Investigative Demonstrations, Science Education. Dissertação vinculada: Clube de Ciências: contribuições para a alfabetização científica Science Club: contributions to scientific literacy |
|
Autor (a): Leonora Aparecida dos Santos |
Orientador(a): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto |
TÍTULO: O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO INCLUSIVO: FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SCIENCE TEACHING IN THE INCLUSIVE CONTEXT: CURRICULAR FLEXIBILIZATION AND APPROPRIATION OF KNOWLEDGE BY STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES |
Palavras chave: Currículo Escolar. Educação Inclusiva. Deficiência Intelectual Keywords: School Curriculum. Inclusive Education. Intellectual. Disability |
PRODUTO (Eixo temático 2): PRODUTO EDUCACIONAL: EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
|
Autor (a): Frederico Passini Silva |
Orientador(a): Prof. Dr. José Divino dos Santos |
TÍTULO: O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NOS PRODUTOS EDUCACIONAIS ELABORADOS NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO ESTADO DE GOIÁS RESEARCH TEACHING ON EDUCATIONAL PRODUCTS PREPARED IN PROFESSIONAL MASTERS IN SCIENCE TEACHING IN THE STATE OF GOIÁS |
Palavras chave: Ensino por Investigação; Ensino Investigativo; História da Ciência; Ensino de Ciências; Mestrado Profissional; Produto Educacional Keywords: Research Teaching; Investigative Teaching; History of Science; Science teaching; Professional Master's; Educational Product. |
PRODUTO (Eixo temático 3): O ensino por investigação como abordagem científica norteadora no ensino de Ciências |
|
Autor (a): Ângelo Gomes de Melo |
Orientador(a): Profa. Dra. Cleide Sandra Tavares |
TÍTULO: PRÁTICAS ESCOLARES USUAIS E A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL USUAL SCHOOL PRACTICES AND THE IMPORTANCE OF EXPERIMENTATION IN CHEMISTRY TEACHING IN BRAZIL |
Palavras chave: Experimentações químicas; Ensino investigativo; Problematização; Metodologias ativas; CTSA; Sequência didática. Keywords: Chemical experiments; Investigative teaching, problematization, active methodologies; CTSA; Following teaching. |
Resumo da Dissertação Dissertação Completa (embargo de publicação de 12 meses para publicação) Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 3): SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE SOLUÇÕES POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA |
|
Autor (a): Andréa Brito Macêdo |
Orientador(a): Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda |
TÍTULO: A LITERATURA COMO INSTRUMENTO PARA SE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA LITERATURE AS AN INSTRUMENT FOR WORKING ON ENVIRONMENTAL EDUCATION IN SCHOOL |
Palavras chave: Interdisciplinaridade; Educação Básica; Meio Ambiente; Expressão Cultural. Keywords: Interdisciplinarity; Basic Education; Environment; Cultural Expression. |
PRODUTO (Atividade de extensão): CICLO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES: LITERATURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRODUTO (Material Textual): Coletânea de Poesias “Duas cidades separadas por um Rio” |
|
Autor (a): Emília Fádua Sued Paulino |
Orientador(a): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos |
TÍTULO: A Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, o Ensino por Investigação e a Teoria da Aprendizagem Sócio-Histórica: articulações possíveis para o Ensino de Química The Relevant Pedagogy Of Paulo Freire, Research Teaching And The Socio-Historic Learning Theory: Possible Joints For Teaching Chemistry |
Palavras chave: Pedagogia Libertadora. Teoria Sócio-Histórica. Sequência de Ensino Investigativa. Ensino de Química. Ensino Médio. Alfabetização Científica. Keywords: Liberating Pedagogy. Socio-Historical Theory. Investigative Teaching Sequence. Chemistry teaching. High school. Scientific Literacy. |
Resumo da Dissertação Dissertacao_Emilia_Fadua_PPEC_VERSAOFINALagosto2020 sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para o conteúdo de Polaridade e Solubilidade das Soluções ministrado no Ensino Médio |
|
Autor (a): Kézia Ribeiro Gonzaga |
Orientador(a): Prof. Dr. Claudio Roberto Machado Benite |
TÍTULO: A experimentação no Ensino de Química e os Saberes Indígenas Experimentation In Chemistry Teaching And Indigenous Knowledge |
Palavras chave: Educação Indígena, Ensino por Investigação, Lei 11.645/08. Keywords: Indigenous Education, Research Education, Law 11.645/08. |
PRODUTO (Eixo temático 2): A experimentação no Ensino de Química e os Saberes Indígenas |
|
Autor (a): Bianca Patrícia de Faria |
Orientador(a): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos |
TÍTULO: História e Filosofia da Ciência no Processo de Formação Inicial de Professores de Ciências History and Philosophy of Science in the Initial Science Teacher Education Process |
Palavras chave: Metodologia. Ensino de Ciências. Formação Inicial. História da Ciência. Filosofia da Ciência. Keywords: Methodology. Science teaching. Initial formation. History of Science. Philosophy of Science. |
PRODUTO (Eixo temático 1): Mídia Educacional voltada para os professores e público em geral sobre a História e Filosofia das Ciências |
|
Autor (a): Ana Maria do Nascimento |
Orientador(a): Profa. Dra. Cleide Sandra Tavares Araújo |
TÍTULO: A DIVULGAÇÃO E A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA NA BACIA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE/GO: PROPOSTAS E PERSPECTIVAS The dissemination and popularization of Science in the Ribeirão João Leite Basin / GO: proposals and perspectives |
Palavras chave: Biomas; Área de Proteção Ambiental; Página Virtual; Ensino de Ciências; Tecnologias. Keywords: Biomes; Environmental Protection area; Virtual page; Science teaching; Technologies. |
PRODUTO (Eixo temático 3): (1) Mostra Virtual da APA do João Leite - MosAPA: Disponível no portal da Educação da Prefeitura de Anápolis no período de 06/11/2019 a 06/12/19. PRODUTO (Eixo temático 3): (2) Livreto: Astrokids em uma viagem pela APA do João Leite. PRODUTO (Eixo temático 3): (3) Jogo: " Dominó do Cerrado". |
|
Autor (a): Rosemeire Terezinha da Silva |
Orientador(a): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos |
TÍTULO: RESULTADOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA - A BIOLOGIA COMO ALIADA NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS MATEMÁTICOS RESULTS, CHALLENGES AND POSSIBILITIES IN TEACHING LEARNING MATHEMATICS - BIOLOGY AS AN ALLY IN PROMOTING SIGNIFICANT LEARNING OF MATHEMATICAL CONCEPTS |
Palavras chave: Rendimento Escolar; Prática pedagógica, Metodologias de ensino, Interdisciplinaridade; Experimentação. Keywords: School performance; Pedagogical practice, Teaching methodologies, Interdisciplinarity; Experimentation. |
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Experimentando e Contextualizando a Matemática – A Biologia como aliada na promoção da aprendizagem significativa de conceitos matemáticos PRODUTO (Eixo temático 4): Jogo (Tabuleiro): Trilha Matemática da Preservação PRODUTO (Eixo temático 4): Tabuleiro |
|
Autor (a): Paulo Henrique de Souza |
Orientador(a): Prof. Dr. João Roberto Resende Ferreira |
TÍTULO: TEMAS GERADORES NO ENSINO DE BIOQUÍMICA: O CASO DO QUEIJO E DO DOCE DE LEITE GENERATING TOPICS IN BIOCHEMISTRY TEACHING: THE CASE OF CHEESE AND SWEET MILK |
Palavras chave: Química/Bioquímica; Ensino de Química, temas geradores; doces de leite e queijos, Momentos Pedagógicos. Keywords: Chemistry / Biochemistry; Chemistry teaching, generating themes; dulce de leche and cheeses, Pedagogical Moments. |
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Aprendendo Química com sabor - Bioquímica do Doce de Leite e do Queijo como Temas Geradores para o Ensino de Química |
|
Autor (a): Jéssica Conceição Araújo |
Orientador(a): Prof. Dr. Pedro Oliveira Paulo |
TÍTULO: OS MIXOMICETOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO - UM KIT DE APOIO PEDAGÓGICO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA Myxomycetes as a Teaching tool - a Pedagogical Support Kit and Science Popularization |
Palavras chave: Recurso didático, Ensino de Ciências, Organismos modelo. Keywords: Didactic resource, Model organisms, Science Teaching. |
Resumo da Dissertação Dissertação Completa (Embargo de divulgação por 12 meses por motivo de: Submissão de artigo em revista científica) Sobre o PTT |
Produto educacional (Eixo temático 1): OS MIXOMICETOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO - UM KIT DE APOIO PEDAGÓGICO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA Produto educacional (Eixo temático 1): “Conhecendo os protistas” Um recurso didático voltado para uma Aprendizagem Significativa Produto educacional (Eixo temático 5): Videoaulas: Modelando os Mixomicetos - Faça você mesmo ! Produto educacional (Eixo temático 5): Videoaulas: Biodiversidade Oculta - Os mixomicetos |
|
Autor (a): Vanessa Oliveira Gonçalves |
Orientador(a): Prof. Dr. Plauto Simão de Carvalho |
TÍTULO: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Ethnic-racial relationships in nature sciences teaching - an analysis of the teaching books of the final years fundamental education. |
Palavras chave: Étnico-racial; História da Ciência; Raça; Ensino de Ciências; Colonialidade. Keywords: Ethnic-racial; History of Science; Race; Science Teaching; Coloniality. |
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 2): VOG : Relações étnico-raciais na Educação - Diálogos possíveis para o Ensino de Ciências |
|
Autor (a): Gabriel Jerônimo Silva Santos |
Orientador(a): Prof. Dr. Plauto Simão de Carvalho |
TÍTULO: LUDICIDADE & ENSINO DE CIÊNCIAS: COMO ESSE ELO DIDÁTICO PODE ATUAR NA RESSIGNIFICAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO? Playfulness and science teaching: a powerful didactic link capable of reframing innovative pedagogical performance |
Palavras chave: Lúdico; Ensino de Ciências; Novas Metodologias; Formação Continuada; Aprendizagem Significativa Keywords: Ludic; Science Teaching; New Education Methodologies; Continuing Education; Meaningful Learning |
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 1): OFICINAS PEDAGÓGICAS + PRÁTICAS LÚDICAS: QUE POTENCIALIDADES DIDÁTICO FORMATIVAS PODEM EMERGIR DESSE ENLACE AFINAL? PRODUTO (Eixo temático 1): PRODUTO EDUCACIONAL EM FOCO: IMPLICAÇÕES DO USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRODUTO (Eixo temático 1): Ludicidade & Ensino de Ciências: Novos Enfoques Metodológicos PRODUTO (Eixo temático 1): Novas Metodologias Didáticas em Ciências PRODUTO (Eixo temático, Produção intelectual): A LUDICIDADE EM UM VIÉS HISTÓRICO PEDAGÓGICO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS NO FAZER E ENSINAR CIÊNCIAS (SANTOS, Gabriel Jeronimo Silva; DE-CARVALHO, Plauto Simão. A LUDICIDADE EM UM VIÉS HISTÓRICO PEDAGÓGICO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS NO FAZER E ENSINAR CIÊNCIAS. REVISTA ANÁPOLIS DIGITAL. v. 7 n. 3. 2018.) PRODUTO (Eixo temático, Produção intelectual): O LÚDICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: POSSIBILIDADES INTEGRATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS (SANTOS, Gabriel Jerônimo Silva; DE-CARVALHO, Plauto Simão; MIRANDA,Sabrina do Couto. O LÚDICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: POSSIBILIDADES INTEGRATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS (Ludicity and Continuous Teacher Training: Integrative Possibilities in the Teaching of Sciences ). Trabalho Completo, II CECIFOP – 2019, ISSN: 2526-7485, V. 2, 2019.) PRODUTO (Eixo temático, Produção intelectual): Ludicidade em Foco: Interfaces Entre as Teorias de Ausubel e Piaget Aplicadas ao Ensino de Ciências (SANTOS, Gabriel Jerônimo Silva; PORTO, Marcelo Duarte; DE-CARVALHO, Plauto Simão; MIRANDA, Sabrina do Couto. Ludicidade em Foco: Interfaces Entre as Teorias de Ausubel e Piaget Aplicadas ao Ensino de Ciências (Ludicity in Focus: Interfaces between the theories of Ausubel and Piaget Applied to the Teaching of Sciences). Trabalho Completo, II CECIFOP – 2019, ISSN: 2526-7485, V. 2, 2019.)
|
|
Autor (a): Isney Rodrigues de Sousa Júnior |
Orientador(a): Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda |
TÍTULO: Reflexões sobre o Ensino de Termoquímica no Ensino Médio a partir da análise de artigos da Química Nova na Escola Reflections on the Teaching of Thermochemistry in High School from the analysis of articles from the Química Nova na Escola |
Palavras chave: Ensino de Termoquímica, Alfabetização Científica, Formação da Cidadania, Análise Textual Discursiva Keywords: Teaching of Thermochemistry, Scientific Literacy, Citizenship Formation, Discursive Textual Analysis |
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): FUNDAMENTOS PARA A COMPREENSÃO DA TERMOQUÍMICA: Um Guia Didático-Metodológico |
|
Autor (a): Cristina de Araújo Oliveira |
Orientador(a): Profa. Dra. Leicy Francisca da Silva |
TÍTULO: Promoção da Saúde na formação de professores da Educação Infantil Health Promotion in the training of Early Childhood Education teachers |
Palavras chave: Formação docente. Promoção da saúde. Formação curricular. Educação infantil. Keywords: Teacher training. Health promotion. Curricular training. Child education |
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 2): Mídias educativas para promoção da saúde na educação infantil |
|
Autor (a): Malena Marilia Martins Gatinho |
Orientador(a): Prof. Dr. Claudio Magalhães de Almeida |
TÍTULO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PALEONTOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O PROFESSOR CHALLENGES AND POSSIBILITIES OF PALEONTOLOGY IN BASIC EDUCATION: A PROPOSAL FOR A PARADIDATIC BOOK FOR THE TEACHER |
Palavras chave: Ensino de Paleontologia; Livro Didático; Ensino de Biologia; Educação Básica; Aprendizagem Significativa. Keywords: Paleontology teaching; Textbook; Biology teaching; Basic education; Meaningful Learning. |
Resumo da Dissertação Dissertação Completa Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): A HISTÓRIA DA TERRA: O ESTUDO DOS FÓSSEIS E SUA IMPORTÂNCIA |
|
Autor (a): Ionara Cardoso Alves Marquestti |
Orientador(a): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos |
TÍTULO: Educação Científica em Espaços Não Formais de Ensino: Um olhar sobre a biodiversidade do Cerrado Scientific Education in Non-Formal Teaching Spaces: A Look at the Cerrado's Biodiversity |
Palavras chave: Planetário Digital de Anápolis, Lembrança Estimulada, Oficina Pedagógica, Ensino de Ciências. Keywords: Anápolis Digital Planetarium, Stimulated Recall Method, Pedagogical Workshop, Science Teaching. |
Produto educacional (Eixo temático 4): Livro Paradidático: Cadê o Cerrado que estava aqui? Produto educacional (Eixo temático 4): PRODUTO EDUCACIONAL / MATERIAL TEXTUAL - PPEC. GUIA DOCENTE METODO DA LEMBRANÇA ESTIMULADA : FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO Produto educacional (Eixo temático 4): PRODUTO EDUCACIONAL / MATERIAL TEXTUAL-PPEC GUIA DOCENTE OFICINA PEDAGÓGICA: INSTRUMENTO PARA AVALIAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES SOBRE O BIOMA CERRADO |
|