Nome: Ensino de Ciências
Código: 52012018007P0 (52012018007F2)
Portaria MEC: Curso autorizado para implantação na UEG Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas - Henrique Santillo (denominação de acordo com a Lei 18.934, de 16/07/2015) pela Resolução CsA nº 748/2013 de 20/03/2013 e Resolução CsU nº 575/2013 de 27/03/2013, recomendado pela CAPES e reconhecido pela Portaria Ministerial nº 327 de 09/03/2017, DOU nº 48 de 10/03/2017.
Áreas de Concentração do Nível: Ensino de Ciências
Área de Avaliação: Ensino
Data de Início: 12/12/2013
Regime Letivo: Semestral
Modalidade: Mestrado Profissional
Situação: Em Funcionamento
Créditos em Disciplinas para Titulação: 24
Créditos em Trabalhos de Conclusão para Titulação: 8
Equivalência Hora-Aula/Crédito: 15
Download da Matriz Curricular completa
Aqui você encontras as disciplinas ofertadas pelo PPG Ensino de Ciências. Confira a ementa das disciplinas obrigatórias, optativas e os componentes curriculares obritatórios:
As disciplinas são continuamente atualizadas para atender às propostas formativas do Programa bem como a partir de levantamentos de planejamento estratégico e autoavaliação.
CÓDIGO |
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS |
CARGA HORÁRIA |
EMENTA |
PEC501-01 |
Filosofia, História e Sociologia da Ciência |
04 créditos – 60h |
Visualizar |
PEC502-01 |
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências |
04 créditos – 60h |
Visualizar |
PEC503-01 |
Seminário Interno de Pesquisa (SIP) |
02 créditos – 30h |
Visualizar |
PEC504-01 |
Teorias de Aprendizagem como Fundamento do Ensino de Ciências |
04 créditos - 60h |
|
Seminário Interno de Produtos Educacionais em Ensino de Ciências (SIPEDUC) |
02 créditos - 30h |
||
CÓDIGO |
DISCIPLINAS OPTATIVAS |
CARGA HORÁRIA |
EMENTA |
PEC601-01 |
Avaliação do Processo de Aprendizagem no Ensino de Ciências |
04 créditos – 60h |
Visualizar |
PEC602-01 |
Ciência para Ensino Fundamental |
04 créditos – 60h |
Visualizar |
PEC603-01 |
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) |
04 créditos – 60h |
Visualizar |
PEC604-01 |
Desenvolvimento de Recursos Didáticos |
04 créditos – 60h |
Visualizar |
PEC605-01 |
Educação Ambiental |
04 créditos – 60h |
Visualizar |
PEC606-01 |
Educação Científica em espaços Não Formais |
04 créditos – 60h |
Visualizar |
PEC607-01 |
Educação, Trabalho e Escola |
04 créditos – 60h |
Visualizar |
PEC608-01 |
Ensino de Ciências por Investigação |
04 créditos – 60h |
Visualizar |
PEC609-01 |
Fundamentos da Educação Inclusiva no Ensino de Ciências |
04 créditos – 60h |
Visualizar |
PEC610-01 |
Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa (MAAS) (anteriormente) Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências:Aprendizagem Ativa e Significativa |
04 créditos – 60h |
Visualizar |
PEC611-01 |
Técnicas em Redação Científica |
04 créditos – 60h |
Visualizar |
PEC612-01 |
Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências |
04 créditos - 60h |
Visualizar |
PEC613-01 |
Tópicos em Educação Matemática |
04 créditos – 60h |
Visualizar |
PEC614-01 |
Tópicos em Ensino de Biologia |
04 créditos – 60h |
Visualizar |
PEC615-01 |
Tópicos em Ensino de Física |
04 créditos – 60h |
Visualizar |
PEC616-01 |
Tópicos em Ensino de Química |
04 créditos – 60h |
Visualizar |
PEC617-01 |
Tratamento da Informação |
04 créditos – 60h |
Visualizar |
CÓDIGO |
COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO |
CARGA HORÁRIA |
|
PEC618-01 |
Prática docente supervisionada |
00 créditos - 30h |
|
PEC619-01 |
Desenvolvimento da dissertação |
08créditos – 120h |
As seguintes disciplinas são pilares da formação no Programa, ofertadas anualmente entre 2021 e 2024:
Desenvolvimento de Recursos Didáticos
Educação Científica em Espaços Não-Formais
Filosofia, História e Sociologia da Ciência
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências
Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa
Teorias de Aprendizagem como Fundamento do Ensino de Ciências
Tópicos em Ensino de Química
Ofertadas conforme demanda discente ou induzida:
Tópicos em Educação Matemática (2021)
Tópicos em Ensino de Biologia (2022)
Tópicos em Ensino de Física (2023)
Novidade em 2024:
Seminário Interno de Produtos Educacionais em Ensino de Ciências
Categoria | Percentual | Exemplos |
---|---|---|
Metodologias de Ensino | 27% | Metodologias Ativas, Desenvolvimento de Recursos Didáticos |
Fundamentos Teóricos | 18% | Filosofia da Ciência, Teorias de Aprendizagem |
Aplicações Práticas | 18% | Educação em Espaços Não-Formais, Seminários de Pesquisa |
Tópicos Específicos | 37% | Ensino de Química/Física/Biologia/Matemática |
Estabilidade:
As 7 disciplinas estruturantes representam 64% da grade anual, reforçando o foco em formação prática (ex.: Desenvolvimento de Recursos Didáticos) e base teórica (ex.: Metodologia da Pesquisa).
Inovação em 2024:
Introdução do Seminário de Produtos Educacionais, alinhado à valorização de recursos aplicados e produção docente.
Interdisciplinaridade:
Disciplinas como Educação em Espaços Não-Formais integram teoria e prática social, enquanto os Tópicos Específicos (37% das ênfases) atendem a demandas especializadas por área.
Expansão gradual:
Em 2024, o Programa atingiu 11 disciplinas, incluindo a novidade do Seminário e a retomada de Tópicos em Ensino de Biologia.
Ano | Total de Disciplinas |
---|---|
2021 | 10 |
2022 | 10 |
2023 | 10 |
2024 | 11 |