Descrição da linha de Pesquisa: Esta linha de pesquisa tem o intuito de debater questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem na formação continuada de professores, considerando perspectivas curriculares e práticas pedagógicas para a construção de conceitos nos processos de desenvolvimento profissional, contemplando a pesquisa em sala de aula. Dentro desta perspectiva faremos estudos que visam desenvolver metodologias e estratégias para o ensino e aprendizagem relativas à educação básica e ao ensino superior.
EIXOS TEMÁTICOS |
DESCRIÇÃO / ABRANGÊNCIA |
Professores pesquisadores |
||
1. Processos de formação inicial e continuada de professores em diferentes contextos formativos |
Discutir os processos de ensino e aprendizagem na formação humana considerando a educação na perspectiva de sua estreita relação com a cultura. Entender os fundamentos teóricos e metodologias dos processos educacionais que incidem nas práticas pedagógicas sempre contextualizadas em uma sociedade e cultura determinadas. Considerar a contribuição de diferentes áreas do conhecimento - filosofia, psicologia, sociologia e biologia - para compreender os processos de socialização do saber mediado pela escolarização formal ou outras diversas manifestações da cultura, nos sentido de uma formação ético-política, elevação do espírito, cultivo do pensamento, da imaginação e da sensibilidade humana. Este eixo busca desenvolver pesquisas voltadas sobre e para a formação inicial e continuada de professores e gestores escolares para os diferentes níveis de ensino, incluindo programas de aperfeiçoamento de professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e formadores, avaliação de práticas pedagógicas e de cursos, considerando o professor e as instituições formadoras. |
Prof. Dr. João Roberto Resende Ferreira Profa. Dra. Cleide Sandra Tavares Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos Prof. Dr. Plauto Simão de Carvalho Prof. Dr. Pedro Oliveira Paulo Profa. Dra. Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho |
Descrição da linha de Pesquisa: Esta linha propõe o estudo e discussão de estudos e pesquisas em ensino de ciências abordando os processos de aprendizagem, o desenvolvimento de materiais didáticos e paradidáticos de práticas experimentais e quase-experimentais, e o uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs).
EIXOS TEMÁTICOS |
DESCRIÇÃO / ABRANGÊNCIA |
Professores pesquisadores |
||
2. Educação Especial e Inclusiva em Ensino de Ciências |
Desenvolvimento e análise de processos investigativos sobre ensino e aprendizagem na Educação Inclusiva, fomentando a formação de profissionais com uma postura crítica e reflexiva sobre o ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da inclusão. |
Prof. Dr. Claudio Roberto Machado Benite Prof. Dr. Clodoaldo Valverde |
||
3. Educação Científica e/ou Educação Ambiental em espaços formais e/ou não formais de ensino |
Abordar o ensino de ciências sob o ponto de vista da educação científica, a fim de ensinar e aprender como a pesquisa científica trabalha e como interpretar seus resultados e transpor para situações cotidianas. Essa educação científica pode ocorrer no espaço escolar (formal) ou em espaços não escolares (não formal) e não institucionalizados (informal). Busca ainda o desenvolvimento de pesquisas sobre a educação ambiental e sua importância na formação para a cidadania. |
Profa. Dra. Hélida Ferreira da Cunha Profa. Dra. Juliana Simião Ferreira Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda |
||
4. Ensino-Aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática |
Desenvolvimento de pesquisas sobre e para o ensino e a aprendizagem, com o objetivo de promover articulações e reflexões entre e sobre os processos de ensinar e aprender na área de Ciências e Matemática nos diferentes níveis de ensino. Este eixo temático engloba campos teóricos relacionados ao ensino e aprendizagem; abordagens, metodologias de ensino e práticas educacionais; avaliação da aprendizagem; desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos; tecnologias de informação e comunicação e suas implicações no ensino e aprendizagem das Ciências da Natureza e Matemática; processos cognitivos de aprendizagem. |
Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos Prof. Dr. Plauto Simão de Carvalho Prof. Dr. Roberto Barcelos de Souza Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos Prof. Dr. Wilton de Araujo Medeiros Profa. Dra. Hélida Ferreira da Cunha Profa. Dra. Juliana Simião Ferreira |
||
5. Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino |
Este eixo traz a contribuição de metodologias, recursos educacionais inovadores e as tecnologias como e ferramentas de ensino. Esta temática alinha-se com ensino híbrido ao incorporar o computador, a internet, as mídias digitais, smartphones, sites especializados, Robótica aplicada ao ensino, a televisão, o rádio, reprodutores de vídeo, criação de vídeos, revisita e ressignifica tecnologias convencionais na educação. |
Prof. Dr. José Divino dos Santos Prof. Dr. Claudio Roberto Machado Benite Prof. Dr. Marcos Roberto da Silva |