O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC), inserido na Área de Concentração em Ensino de Ciências, engaja-se em pesquisas voltadas para formação inicial e continuada de professores e metodologias e recursos educacionais para o ensino de ciências. O Programa está voltado para a preparação e qualificação do profissional em atuação na educação básica e superior englobando os campos de conhecimento nas áreas de Ciências, Biologia, Física, Química e Matemática e afins.
A área de concentração do Programa abarca pesquisas com abordagens conceituais nos campos teóricos e epistemológicos da educação, história e filosofia da ciência, práticas e contextos pedagógicos, práticas de ensino, processos de ensino-aprendizagem em espaços formais e não-formais, avaliação, currículos e políticas educacionais, tecnologias da comunicação e informação, materiais didáticos, abordagens investigativas, bem como, educação em saúde, educação CTS, temas transversais como educação ambiental, educação financeira, inclusão e diversidade. É influenciado pelos novos movimentos metodológicos inovadores, da abordagem dos conteúdos e objetivos do ensino e dos processos de formação de professores e formação continuada de professores. Estas dimensões da área de Ensino de Ciências são concatenadas em projetos de pesquisa, disciplinas, dissertações e produtos educacionais.
Portanto, no contexto de avaliação da qualidade e adequação das dissertações concluídas no quadriênio 2017-2020, quanto à Área de Concentração em Ensino de Ciências consideramos qualitativamente as dissertações em termos de alta aderência às áreas de conhecimento em Ciências, Biologia, Física, Química e Matemática. As dissertações com aderência média são também consideradas qualitativamente quando alinhadas com outras áreas do conhecimento (áreas afins como educação física, educação sexual, educação em saúde, educação ambiental, educação financeira), pois trazem temas a importância e a relevância de temas transversais e potencializa o alcance do Ensino de Ciências pela pesquisa translacional. Isto porque amplia-se as pontes entre o conhecimento acadêmico em Ensino de Ciências para a aplicação em produtos e processos educacionais na sociedade. Finalmente, as dissertações qualitativamente consideradas de baixa aderência, são dissertações que exploraram áreas do conhecimento fora da área de concentração. O PPEC engaja-se em oferecer condições para produzir conhecimento e soluções com sempre com alta aderência, mas considera a relevância de ações de média aderência pela incorporação de áreas afins ao Ensino de Ciências.