Os objetivos do Programa visam alinhamento às linhas de pesquisa, aderência com a Área de Concentração de Ensino de Ciências, coerência com o público alvo e com a proposta curricular do PPG Ensino de Ciências
As linhas de ensino e pesquisa do PPEC estão voltadas para “Formação de professores em ensino de ciências” (1) e “Metodologias e recursos educacionais para o ensino de ciências” (2). Neste contexto os objetivos específicos do Programa são:
- Averiguar, avaliar e criar alternativas didáticas que possibilitem o uso das tecnologias digitais, bem como desenvolver ações de educação e divulgação científica (2)
- Criar e analisar estudos e pesquisas na área de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis da Educação Básica e Superior (1)
- Promover debates que envolvam o processo de ensino-aprendizagem, resultando no desenvolvimento de perspectivas pedagógicas que auxiliem os docentes em sua formação/atuação (1)
- Estudar a utilização e o desenvolvimento de materiais didáticos, tais como: livros, textos da mídia, periódicos, equipamentos, experimentos, jogos, vídeos e softwares respeitando as necessidades regionais, sem perder de vista as pesquisas desenvolvidas pela área de ensino de ciências (2)
- Investigar o processo de aproximação das várias perspectivas teórico-metodológicas como: Filosofia, História e Sociologia da Ciência, Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), Educação Especial, Experimentação e novas Tecnologias da comunicação e informação com a sala de aula (1)
- Investigar como os espaços (formais e não formais) influenciam na construção de saberes escolares para o ensino/aprendizagem; (1)
- Formar profissionais com maior conhecimento interdisciplinar para refletirem e redimensionarem sua prática pedagógica; (1)
- Desenvolver, nos pós-graduandos, a autonomia que os capacite a desenvolver atividades, unidades didáticas, projetos, cursos e outras formas de integração entre as diferentes disciplinas e conteúdos da área de ciências; (1 e 2)
- Permitir aos profissionais que não atuam em sala de aula um aperfeiçoamento voltado para o Ensino de Ciências de forma crítica e inovadora, acompanhando os atuais paradigmas da área. (1)
Neste sentido, os objetivos refletem as metas de integração com os cursos de Graduação, em especial as Licenciaturas, integração com a Sociedade e Mundo do Trabalho