O objetivo geral do Programa é oferecer aos professores das diversas áreas uma formação continuada, fundamentada em concepções teórico, metodológico e prática, que contribua para o desenvolvimento do ensino de ciências, capaz de promover o desenvolvimento científico, tecnológico e a socialização do saber na Educação Básica, bem como revelar as relações sociais de exploração, não apenas do homem, mas também do meio ambiente e da saúde humana.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ensino de Ciências (PPEC), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), na modalidade Profissional, é um programa consolidado na UEG e em expansão na região Centro-Oeste. A atuação dos professores do Programa continuam aderente à Área de Concentração em Ensino de Ciências, alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2028 (PDI) da UEG, particularmente no que se refere à missão da Universidade: “Promover a interiorização integrada do ensino, da pesquisa e da extensão universitária pública em Goiás, para a formação de pessoal de nível superior comprometido com o desenvolvimento e a vida sustentável em nível local, regional e no Brasil.” (https://cdn.ueg.edu.br/source/universidade_estadual_de_goias_306/noticias/63711/UEG__PDI_2023_2028__FINAL_PUBLICACAO.pdf, p.68).
Nesse sentido, o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC), constitui-se no quadriênio de 2021 a 2024, em um dos principais Programas de formação da UEG, promovendo o direito à formação continuada de professores das redes municipais, estaduais, particulares e conveniadas do Estado e do Brasil.
As linhas de ensino e pesquisa do PPEC estão voltadas para “Formação de professores em ensino de ciências” (1) e “Metodologias e recursos educacionais para o ensino de ciências” (2). Neste contexto os objetivos específicos do Programa são:
1) Averiguar, avaliar e criar alternativas didáticas que possibilitem o uso das tecnologias digitais, bem como desenvolver ações de educação e divulgação científica;
2) Criar e analisar estudos e pesquisas na área de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis da Educação Básica e Superior;
3)Promover debates que envolvam o processo de ensino-aprendizagem, resultando no desenvolvimento de perspectivas pedagógicas que auxiliem os docentes em sua formação/atuação;
4) Estudar a utilização e o desenvolvimento de materiais didáticos, tais como: livros, textos da mídia, periódicos, equipamentos, experimentos, jogos, vídeos e softwares respeitando as necessidades regionais, sem perder de vista as pesquisas desenvolvidas pela área de ensino de ciências
5) Investigar o processo de aproximação das várias perspectivas teórico-metodológicas como: Filosofia, História e Sociologia da Ciência, Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), Educação Especial, Experimentação e novas Tecnologias da comunicação e informação com a sala de aula;
6) Investigar como os espaços (formais e não formais) influenciam na construção de saberes escolares para o ensino/aprendizagem;
7) Formar profissionais com maior conhecimento interdisciplinar para refletirem e redimensionarem sua prática pedagógica;
8) Desenvolver, nos pós-graduandos, a autonomia que os capacite a desenvolver atividades, unidades didáticas, projetos, cursos e outras formas de integração entre as diferentes disciplinas e conteúdos da área de ciências;
9) Permitir aos profissionais que não atuam em sala de aula um aperfeiçoamento voltado para o Ensino de Ciências de forma crítica e inovadora, acompanhando os atuais paradigmas da área.
À ocasião de sua criação em 2013 o Programa recebeu conceito 3 e em sua primeira avaliação (2014-2016), período em implantação, recebeu conceito 3. Neste, o Programa obteve 16 trabalhos de conclusão finalizados. Já na avaliação referente ao Quadriênio 2017-2020, o Programa se consolidou institucionalmente obtendo 66 trabalhos de conclusão finalizados totalizando 82 dissertações concluídas desde a sua criação. Neste ciclo avaliativo o Programa recebeu o conceito 4, evidenciando o amadurecimento do PPEC em várias perspectivas. No quadriênio atual (2021-2024) o Programa ampliou as ações a partir da sua consolidação com 61 dissertações concluídas no período, alcançado 143 dissertações desde a sua criação.
A Universidade Estadual de Goiás situa-se na região Centro-Oeste como Instituição de Ensino Superior pública, comprometida e preocupada em ofertar ensino superior de qualidade de forma a atender as expectativas da população. A interiorização da Educação Superior promovida pela UEG amplia as oportunidades de acesso ao mesmo, promovendo o desenvolvimento regional e vinculando-se organicamente à sua natureza multicampi. Já no ato de sua criação, estruturou-se a partir do agrupamento de faculdades e escolas superiores, 35 majoritariamente na área de formação de professores. Após a sua criação ampliou o seu raio de ação tendo criado novas Unidades Universitárias e Pólos no interior do Estado.
Apesar da ampla distribuição de cursos de licenciatura oferecidos pela UEG, a maioria dos municípios do Estado de Goiás tem um déficit muito grande de professores na área de Física, Química, Biologia e Matemática, com reflexos sociais, políticos e culturais para as populações. Assim, o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) apresenta-se como alternativa para problematizar a relação entre teoria e prática e possibilitar uma aproximação entre os saberes produzidos na universidade e os produzidos na educação básica. Neste sentido, o PPEC permite um trabalho colaborativo entre o ensino básico e a universidade na elaboração de processos e produtos, tais como: textos didáticos, paradidáticos, hipertextos; aplicativos, softwares, sequênicas didáticas e outras ferramentas de ensino, sem depreciar o debate de reflexões na constante busca pelo aprimoramento e melhoria do ensino.
A atuação dos professores como multiplicadores, que partilham seus conhecimentos com os demais profissionais no seu campo de atuação, corrobora a formação de grupos de discussão e de pesquisas, objetivando a elaboração de projetos a serem desenvolvidos em seus contextos de atuação. Neste panorama, acredita-se que o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências assume uma incumbência de contribuir com a ação política educacional prevista na legislação brasileira. O Mestrado em Ensino de Ciências está situado no Câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas da UEG na cidade de Anápolis localizada na região do centro goiano, distante da capital goiana de 48 km, portanto atende de forma mais específica a região metropolitana de Goiânia e a região do centro goiano, com uma população de mais de 2 milhões de pessoas. O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências contribui desde 2013 vigorosamente para a qualificação dos profissionais da região.
O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) da Universidade Estadual de Goiás tem por objetivo contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na formação continuada de professores, considerando perspectivas curriculares e práticas pedagógicas. Investigar e desenvolver metodologias e estratégias para o ensino e aprendizagem relativos, principalmente, à educação básica, bem como, desenvolver produtos técnicos na área de ensino que possam ser utilizados por professores e profissionais em espaços formais e não formais, avaliar materiais didáticos e paradidáticos, práticas experimentais, e novas tecnologias de informação e comunicação para melhorar o ensino de Ciências.
As Linhas de ensino e Pesquisa do PPEC são “Formação de professores em ensino de Ciências” e “Metodologias e recursos educacionais para o ensino de Ciências”. As pesquisas envolvendo o Ensino de Ciências nas áreas de “formação de professores” e “estratégias metodológicas e recursos educacionais” são desenvolvidas no âmbito do Estado de Goiás com impacto direto em professores da rede pública e privada de ensino. O corpo docente do PPEC é constituído por profissionais de seis câmpus da UEG, a saber: Ciências Exatas e Tecnológicas – Anápolis, Ciências Sócio-Econômicas e Humanas – Anápolis, Formosa, Goianésia, Palmeiras de Goiás e Quirinópolis, o que facilita a disseminação das atividades desenvolvidas no interior do Estado de Goiás. Além disso, temos a participação de professores de outras instituições (IES): Universidade de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O curso possui seis turmas concluídas e 3 turmas em andamento. O PPEC recebe mestrandos de diferentes regiões do Estado de Goiás e de outros estados matriculados no programa. Os egressos do PPEC possuem perfil de atuarem ativamente em diferentes nívels de ensino, particularente, na Educação Básica, e contribuiem para a melhoria do ensino de Ciências. O Programa possui alinhamento e aderência com a Área de Concentração em Ensino de Ciências, alinhado com coerência às suas linhas de pesquisa. do Os projetos desenvolvidos por professores e alunos, reforçam o perfil do programa de interação com a sociedade e com o mercado de trabalho, com intervenções nas escolas e elaboração de materiais e processos, por meio de produtos educacionais, que apresentam impacto relevante na sociedade contribuindo para a melhoria do ensino de Ciências no Estado de Goiás e no Brasil.